Tecnologia em Movimento por Xiborg fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023
André Yamamoto
Tecnologia em Movimento por Xiborg fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023

Combinando os temas de esporte e tecnologia, a Japan House São Paulo apresenta a exposição ‘Tecnologia em Movimento por Xiborg’ sobre iniciativas japonesas para a diversidade e inclusão por meio do trabalho de Ken Endo , engenheiro japonês que desenvolve tecnologia de ponta na área de próteses para corrida.

Eleito “Jovem Líder Global 2014” pelo Fórum Econômico Mundial, Endo é fundador e CEO da Xiborg Inc., instituto que traz inovações ao segmento de lâminas para membros inferiores. Em cartaz de 8 de novembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, a mostra — que será a primeira no Brasil sobre seu trabalho — trará um panorama da área por meio de exemplares de lâminas, cronologia de seu desenvolvimento, vídeos, bem como a possibilidade de os visitantes exercitarem a empatia por meio da experimentação de uma prótese desenvolvida por Ken Endo. Dando continuidade à parceria iniciada ano passado por razão dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a exposição Tecnologia em Movimento por Xiborg conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocínio da Aubicon.

Localizada no segundo andar da instituição na Avenida Paulista e com curadoria do jornalista Marcelo Duarte, a mostra gratuita celebra as conquistas do designer de lâminas nas áreas de educação, esportes, engenharia e causas sociais. Entre os destaques, está um projeto no Laos, país do sudeste asiático, que permite que atletas locais compitam com próteses mais baratas projetadas e doadas por Ken Endo, além do programa de educação em escolas japonesas responsável por promover inclusão e empatia, possibilitando que alunos não amputados sintam na pele, por alguns minutos, como é usar uma prótese.

Parte deste programa em escolas japonesas será reproduzido na exposição, em horários específicos de terça a sábado, quando próteses especialmente criadas para que todos possam experimentar serão disponibilizadas para uso do público sob a orientação de equipe especializada. A exposição apresenta também depoimentos de atletas sobre a importância da prótese no desempenho da corrida, bem como vídeos sobre os projetos do engenheiro, como o Blade Runner Project, que trabalha para que um atleta com prótese alcance a marca de Usain Bolt, considerado o atleta mais rápido do mundo.

Outro destaque é a menção à Blade Library, criada em 2017 em Tóquio, que funciona como uma "biblioteca das próteses", oferecendo locação de próteses por valores acessíveis. Um dos grandes projetos de Ken Endo, a Blade Library conta com especialistas que orientam sobre a colocação das próteses, além de um ambiente especial para que as crianças e os jovens possam brincar, correr e se divertir até encontrarem a prótese adequada às suas necessidades.

“Como o custo das próteses para corrida é muito alto, elas acabam ficando restritas a atletas de alta performance e que tenham condições financeiras para adquiri-las", explica o curador. “Por isso, o importante trabalho de Ken Endo me chamou a atenção quando fiz a mediação de uma live com ele no ano passado. Fiquei fascinado com sua história e comprometimento em democratizar o acesso às próteses”, completa Marcelo Duarte.

Atualmente, estima-se que 15% da população mundial tenha algum tipo de deficiência. Ao mesmo tempo, o esporte paralímpico vem ganhando visibilidade ano após ano. Tóquio, por exemplo, teve a maior edição dos Jogos em número de participantes com algum tipo de deficiência. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil registrou a melhor campanha da história com a conquista de 72 medalhas, terminando em sétima posição no ranking geral, sendo o atletismo e a natação as modalidades com mais vitórias. Ainda dentro deste cenário de aumento de visibilidade do esporte paralímpico, o Brasil tem a maior competição para crianças com deficiência em idade escolar: as Paralimpíadas Escolares. Criadas em 2009 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, contaram com mais de 900 atletas, de 25 estados, na edição do ano passado.

Dentro de uma programação presencial especial com a participação do engenheiro, estão previstos eventos, encontros e palestras que proponham o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre iniciativas brasileiras e japonesas.

Esta exposição dialoga com uma outra apresentada pela Japan House São Paulo, em 2018, a Prototyping in Tokyo, do engenheiro Shunji Yamanaka, que na ocasião exibiu o Rabbit Project (Projeto Coelho), próteses para corrida competitiva que buscavam via design a perfeita harmonia entre o humano e materiais artificiais. Acessível, a mostra “Tecnologia em Movimento por Xiborg” ainda conta com recursos de audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis.

Serviço:

Tecnologia em Movimento por Xiborg

Período: de 8 de novembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023. 

Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º Andar) - São Paulo, SP. 

Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.

Gratuito. Reserva antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, audiodescrição, elementos táteis).

Experimentação das próteses na Japan House São Paulo

Período: terça a sexta-feira, das 11h às 12h30 e das 15h às 16h30 / Sábados, das 11h às 12h30. 

Classificação: a partir de 8 anos. 

De 8 a 14 anos é obrigatório estar acompanhado pelos pais ou responsável. 

Participação gratuita mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade.

A ação acontece na sala de experimentação em piso de absorção de impacto da Aubicon, patrocinadora da mostra.

Vagas limitadas.

Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!