4 lugares de São Paulo para quem ama design e artesanato

São Paulo: uma metrópole rica em cultura

Mesmo sendo a principal metrópole das Américas, quando se fala em turismo, a cidade de São Paulo costuma estar associada ao turismo de negócios e à agitação da vida noturna. Entretanto, um dos seus diferenciais está na grande oferta de atividades culturais.

Felipe Dantas

São Paulo oferece diversas opções para quem gosta de design e artesanato

Para quem gosta de design, arte popular e artesanato, estar em São Paulo traz algumas vantagens, visto que é possível encontrar exposições, ateliês e lojas especializadas em artigos de todo o Brasil.

Marcelo Oséas

"Cidade onde tudo e todos se encontram"

“Aqui é a cidade onde tudo e todos se encontram, sobretudo, quando falamos de artesanato e arte popular. E essa mistura de culturas, referências e sotaques se reflete também na facilidade de encontrar peças de grandes artesãos e artistas populares do país inteiro”, revela Lucas Lassen, curador e diretor criativo da Paiol, loja que é a principal referência em artesanato e arte popular na cidade.

Alexandre Disaro

4 cantinhos de artesanato e design em São Paulo

Confira a seguir, quatro locais selecionados pela Bacurí Comunicação, que precisam estar no roteiro de qualquer turista que se interesse pelo feito à mão. Todos os espaços estão próximos às estações de Metrô Fradique Coutinho e Faria Lima, na Linha Amarela, e da estação Vila Madalena, na Linha Verde.

Museu A Casa/Divulgação

Paiol

Em funcionamento desde 2007, a Paiol é o endereço certo para quem busca por presentes e peças decorativas. Com duas unidades, uma na Rua Fradique Coutinho e outra no Shopping Center 3, a loja conta com mais de 400 peças de diversas técnicas e materiais como cerâmica, madeira, palha, pedras, tecelagem, entre outros.

Loja Paiol/Divulgação

Museu A Casa

O Museu A Casa do Objeto Brasileiro é uma instituição sem fins lucrativos que promove diversas iniciativas de valorização do artesanato e do design brasileiro. Geralmente, suas exposições e eventos trazem trabalhos que resultam da perfeita união entre design e artesanato. Ele fica localizado na Avenida Pedroso de Morais, na Vila Madalena.

Rodrigo Joção

Ateliê Cristiane Mohallem

Para quem deseja ter uma experiência com o bordado, a artista Cristiane Mohallem realiza um dia de visitação ao seu estúdio, onde recebe o público, interage e apresenta um pouco de sua técnica na qual usa a agulha e a linha para “pintar” telas realistas. Psicóloga de formação, Cristiane começou a pintar quando realizava trabalhos de Arteterapia com seus pacientes.

Aline Monteiro

Ateliê Cristiane Mohallem

Mais tarde, já trabalhando de forma autoral, ela passou a utilizar a linha como tinta e o tecido como tela, o que acaba resultando em obras que, à primeira vista, parecem pintura, mas que com um pouco mais de proximidade se revelam como bordado. Os alinhavos sobrepostos em cores distintas trazem toda a sensação de luz e sombra evidenciado nas pinturas.

Divulgação

Estúdio Leh

Arquiteta de formação, Maria Helena Emediato se apaixonou pelo feito à mão logo cedo por ter uma infância dividida entre São Paulo e algumas cidades de Minas Gerais, onde o artesanato e a arte popular faziam parte do cotidiano. Quando decidiu abrir o Estúdio Leh, na Vila Madalena, a artista se aprofundou nas origens da cerâmica no Vale do Jequitinhonha, tradicional região de exímios ceramistas.

Divulgação

Estúdio Leh

Em seu trabalho mais recente, esferas modeladas, pintadas e queimadas por artesãs se misturam com esferas de diferentes tipos de madeira e pedrarias em diferentes tamanhos, formando luminárias, colares, pulseiras e outras joias para o corpo e para a casa. Lena, como é conhecida, recebe visitantes com agendamento.

Marcelo Oséas

Quer descobrir mais destinos incríveis?

Acesso o link abaixo e siga o Instagram do iG Turismo com dicas de onde ir e o que fazer pelo Brasil, e pelo mundo.

Rodrigo Joção