Os 7 maiores museus do Brasil

Visitar um museu é uma das melhores formas de aprender sobre a história e cultura de determinado local. No Brasil, existem várias opções para o turista.

Masp - SP

Idealizado pela arquiteta Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968, o Museu de Arte de São Paulo é um dos principais cartões-postais da capital paulista. São mais de 10 mil obras no acervo, que abarca arte africana, asiática, europeia, brasileira e das Américas.

Reprodução

Pinacoteca - SP

Inaugurada em 1905, é o museu mais antigo da capital e do estado de São Paulo. A Pinacoteca tem exposições temporárias e permanentes. São mais de 10 mil itens no acervo, com obras do século 19 e do modernismo brasileiro.

alecsander alves / unsplash

Catavento Cultural e Educacional - SP

O Catavento é um museu interativo e conta com 250 instalações, divididas em quatro áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. É uma atração feita principalmente para crianças e jovens.

Reprodução

Museu do Amanhã - RJ

O Museu do Amanhã é uma obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, construído para ser um espaço voltado para as artes e ciências. As atrações principais dão relevância para as inovações digitais, sustentabilidade, mudanças climáticas e degradação ambiental.

marcio vinicius pinheiro / unsplash

Inhotim - MG

Localizado na cidade de Brumadinho, é um dos maiores centros de artes ao ar livre da América Latina. O museu tem galerias, intervenções, jardins e edifícios, além de lagos e monumentos.

felippe / unsplash

Oscar Niemeyer, Curitiba - PR

O museu abriga cerca de 7 mil itens que se dividem entre artes visuais, arquitetura e design. Além disso, tem mais de 17 mil m² de áreas de exposições, que já sediaram mais de 350 mostras nacionais e internacionais.

cassiano psomas / unsplash

Museu Imperial, Petrópolis - RJ

A construção, feita em estilo neoclássico, foi encomendada por D. Pedro II e finalizada em 1862. Ao longo do museu, os visitantes encontrarão mobiliários, documentos e objetos pessoais que pertenceram à família real.

mauro lima / unsplash