8 passeios para fazer de trem ou metrô em São Paulo

São Paulo: uma grande metrópole

São Paulo é conhecida por ser uma cidade que promove cultura, história, gastronomia, além de representar o 'coração financeiro' do país. A capital é uma grande metrópole que reúne pessoas de todos os cantos do Brasil, o que resulta em uma fusão de conhecimento e cultura. E o melhor: é possível aproveitar tudo isso apenas se locomovendo de trem ou metrô. Confira a seguir oito passeios por São Paulo que podem ser feitos a partir destes transportes.

Pexels

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil chama a atenção pela imponência de sua arquitetura. Ele foi aberto em 2001 e, desde então, recebe exposições de todo o mundo. Para o acesso ao prédio a estação mais indicada é a Sé, a partir das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, do metrô.

Carlo Ferreri

Liberdade

O bairro da Liberdade é um dos mais tradicionais da capital paulista e chama a atenção por ter forte influência asiática que é vista, inclusive, na decoração do lugar. Por lá é possível encontrar lojas de artigos variados, pratos típicos japoneses e chineses, além dos famosos karaokês. Para visitar o bairro basta descer na estação Liberdade, na linha 1-Azul do metrô.

Reprodução/Instagram

Avenida Paulista

Outro ponto da capital paulista que é visita obrigatória é a Avenida Paulista. Ela é um importante centro comercial do estado e concentra inúmeras lojas e prédios comercias. Por lá é possível encontrar museus, teatros, cinemas, restaurantes, centros culturais e muito mais! Para visitá-la basta descer nas estações do metrô Paulista, Consolação, Trianon-MASP e Brigadeiro, que fazem parte das linhas 2-Verde e 4-Amarela do metrô.

Nathana Reboucas/Unsplash

Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina foi inaugurado em 1989 e teve projeção do arquiteto Oscar Niemeyer. É um dos principais centros culturais e políticos da cidade e oferece aos visitantes exposições, shows, feiras de comida e artesanato, entre outras atividades. Para acessá-lo basta descer na estação Barra Funda pela linha 3-Vermelha do metrô, ou 7-Rubi e 8-Diamante do trem.

Reprodução/Instagram %40memorialdaamericalatina 21.10.2022

Mercado Municipal

Conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado há 89 anos e é conhecido por comercializar uma variedade de frutas, verduras, cereais, temperos, carnes e outros alimentos. Além da importância cultural do espaço, ele também é um marco arquitetônico e cartão postal da capital paulista. O Mercadão fica na estação São Bento, na linha 1-Azul do metrô.

Reprodução

Pinacoteca

A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo de São Paulo, fundado em 1905. O acervo, que começou com 26 obras, conta hoje com cerca de 9 mil peças que retratam a produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade. Para conhecer, basta pegar a linha 1-Azul e depois a 4-Amarela, do metrô, e descer na estação Luz.

shutterstock

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é responsável pela produção audiovisual do Brasil desde 1940. O acervo da instituição conta ainda com livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Os visitantes podem também fazer piqueniques no belo jardim do espaço. Para visitar, a estação ideal é a da Vila Mariana, na linha 1-Azul do metrô.

Reprodução/Facebook Cinemateca Brasileira 21.10.2022

Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência se dedica à preservação das memórias sobre a repressão política do Brasil Republicano e conta a história do país a partir do período da Ditadura. É possível conhecer descendo na estação do trem Júlio Prestes, embarcando na linha 8-Diamante do trem, e depois alternando da linha 1-Azul para a 4-Amarela do metrô. Outro caminho que pode ser feito é embarcar na linha 7-Rubi e depois pegar a 11-Coral, ambas do trem.

Reprodução/Instagram %40memorialdaresistenciasp 21.10.2022

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Felipe Dantas