Ciclovia na Avenida Paulista
Reprodução
Ciclovia na Avenida Paulista

A melhor cidade do mundo para pedalar fica na Holanda, mas não é Amsterdã, como muitos poderiam supor. A cidade de Utrecht, a cerca de uma hora de carro da capital, é a primeira de um ranking que acaba de ser divulgado e lista os 90 melhores locais no planeta para andar de bicicleta . Amsterdã, reconhecida por ser bike friendly desde quando a expressão nem existia, também não fez feio e está na quinta posição.

Uma única cidade brasileira entrou neste rol, e para surpresa de muitos, é São Paulo. Nas dez melhores posições, estão ainda Alemanha, Bélgica, Suécia, Suíça e China.

Para avaliar a qualidade de uma cidade do ponto de vista do ciclista, o chamado Global Bicycle Index leva em conta fatores como infraestrutura das ciclovias, taxas de roubo, realização de eventos como "No Car Day" e número de dias que são "bicicletáveis", ou seja, quando o tempo joga a favor, sem muito frio ou muito calor, com menos chuva, sem neve etc.

O estudo, financiado pela empresa de seguro Luka, analisa as 90 cidades usando estes critérios, e dando uma pontuação que pode ir até 100. Nenhuma delas chegou a tanto. Utrecht, por exemplo, ganhou a primeira posição ao conquistar 77,84 pontos. Em segundo lugar, Munster teve 65,93. No caso do Brasil, São Paulo ficou na 76ª posição no ranking das 90 mais agradáveis para andar de bike. Outros países da América do Sul estão na lista, como Argentina, com a cidade de Buenos Aires (na posição 83), Colômbia, com Bogotá e Cali (81 e 82, respectivamente) e Medellín (89), e Chile (Santiago, em 58º lugar).

"Como especialistas em seguro e comprometidos com o hábito de usar bicicleta, acreditamos que os ciclistas devem ser livres para ir de A a B sem ter que se preocupar com qualidade da ciclovia eíndice de roubo de bikes. Para aprofundar o assunto, decidimos investigar quais cidades ao redor do mundo estão melhorando suas condições gerais de ciclismo, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte saudável e sustentável", diz o estudo.

Na lista, há locais de todos os continentes, de países tão distantes como Japão (Tóquio), Estados Unidos (com cidades como Nova York), Israel (Tel Aviv), Marrocos (Casablanca), Espanha (Madri), França (com cidades como Paris e Nice), Finlândia (Helsinque), Portugal (Lisboa) e Egito (Cairo), entre outras.

Confira a seguir a lista com os 10 melhores lugares para pedalar no mundo, de acordo com o 2022 Global Bicycle Index.

  1. Utrecht (Holanda)
  2. Münster (Alemanha)
  3. Antuérpia (Bélgica)
  4. Copenhague (Dinamarca)
  5. Amsterdã (Holanda)
  6. Malmö (Suécia)
  7. Hangzhou (China)
  8. Bern (Suíça)
  9. Bremen (Alemanha)
  10. Hannover (Alemanha)

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!