O que é preciso para alugar um barco?

Viagens de barcos, iates ou lanchas são sinônimos de conforto e segurança, mas é necessário estar ciente de algumas informações antes de embarcar

Escolha do barco

Segundo Filipe Granada, diretor da Gran Boats, empresa de locação de barcos, as embarcações são divididas por locais de embarque, capacidade (número de pessoas) e tamanho. Desse modo, a escolha varia de acordo com a preferência de cada um.

Marcin Ciszewski / Unsplash

Documentação

Não é necessária a entrega de nenhuma documentação. A empresa também não fornece seguro, mas o locatário pode contratar um, se preferir. O processo de reserva do barco é simples, basta realizar o pagamento e escolher o dia ideal.

Gautam Krishnan / Unsplash

Destinos

Caso a pessoa alugar um barco em determinada cidade, os limites estão restritos àquele local. Por exemplo, se o locatário alugar no Guarujá, litoral de São Paulo, pode viajar pela cidade. Agora, se escolher Ilhabela, a navegação é feita por essa região.

Mikael Stenberg / Unsplash

A presença do marinheiro é obrigatória

Em hipótese alguma o locatário da embarcação pode conduzi-la. No Brasil, para pilotar uma embarcação, é necessário uma Carteira de Habilitação do Amador (CHA) emitida pela Marinha Brasileira.

Ian Keefe / Unsplash

Horário

Viajar no período da noite pode causar acidentes, então, por uma questão de segurança, as viagens costumam ocorrer durante o dia, das 8h até às 19h.

Katie Manning / Unsplash

Alimentação

O locatário pode optar em levar a própria comida, se alimentar em um restaurante da região, ou contratar o serviço com a própria empresa de aluguéis.

Emma Dau / Unsplash

Valores

Para alugar um barco, é preciso desembolsar, no mínimo, R$ 3 mil. O aluguel dessas embarcações podem chegar ao valor de R$ 40 mil.

Karla Car / Unsplash