Cidades perto de São Paulo oferecem passeios de barco com diversão garantida

Seja para relaxar ou para fazer tours, veja os melhores lugares para aproveitar perto da capital paulista

Foto: Pexels/Te lensFix
Veja onde fazer passeios de barco perto de São Paulo

Não tem nada melhor do que recarregar as baterias em meio ao oceano e os passeios de barco são perfeitos para isso. Seja em excursões em um veleiro ou alugando um barco para passar o dia em alto-mar, estar perto da natureza ajuda a fazer o tempo passar um pouco mais devagar e a aproveitar o momento sem se importar com a hora do dia acabar.

O iG Turismo separou as melhores cidades perto da capital de São Paulo para fazer passeios de barco (ou ficar em alto-mar por uma tarde).


Guarujá


Localizada na região da Baixada Santista, Guarujá é uma das praias preferidas de quem está na capital paulista. Além de abrigar praias paradisíacas, desde as mais badaladas até as praias mais “escondidas” para quem quer mais tranquilidade , o local fica a pouco mais de uma hora da cidade de São Paulo e é uma das praias perfeitas para um bate-volta .

Os passeios, que podem ser feitos de barco, escuna ou lancha, permitem uma experiência exclusiva e relaxante; além de proporcionar aos turistas retratos ainda mais bonitos das praias. Os passeios por lá são muito indicados para quem quer fugir da pressa da cidade e se refugiar na natureza.

Alguns dos melhores pontos para desbravar de barco são a Praia do Góis, que é uma vila de pescadores cercada pela Mata Atlântica; a praia do Cheira Limão, a menor praia da cidade com águas claras e calmas, ideal para quem quer um clima privativo; e a Praia do Sangava, também marcada pelo clima de tranquilidade. Além de admirar a paisagem, também é possível fazer mergulhos em alto-mar nessas regiões.

A maior parte das embarcações disponíveis para passeios em Guarujá, privadas ou de companhias turísticas, estão localizadas no Porto de Santos. Os passeios com trajetos pré-definidos têm custo médio de R$ 50 por adulto por até 2 horas.

Itanhaém


Um pouco mais ao sul do Guarujá, a cidade litorânea de Itanhaém também atrai diversos turistas e é um dos destinos preferidos para bate-voltas de quem está na capital paulista. Por lá, os passeios de barco são interessantes para quem quer conhecer a biodiversidade da cidade.

É possível encontrar passeios turísticos em embarcações que ficam na Praia Boca da Barra. O local de partida já impressiona por oferecer uma visão de tirar o fôlego dos morros Sapucaitava e Piraguyra. Também é lá em que acontece o encontro das águas doces e salgadas de Itanhaém, por onde o barco acessa o Rio Itanhaém.

Neste ponto do passeio, é comum que o viajante seja saudado por diversas espécies de aves, como garças, biguás e guarás, só para citar algumas. O turista também pode se encantar com o encontro do Rio Branco com o Rio Preto, que anuncia a participação dos manguezais e restingas no passeio.

Em meio ao trajeto, na região de águas doces, há diversos quiosques prontos para receber turistas e oferecer refeições. Os preços para pacotes de passeio de barco ou aluguel de embarcações devem ser consultados diretamente com empresas de locação ou de turismo.


São Sebastião


Com 33 praias e a 3 horas da capital paulista, a  cidade de São Sebastião é uma das mais adoradas do estado e oferece aos turistas praias de mar calmo, conjuntos de pedra impressionantes e areia branca. A região tende a atrair gerações mais jovens e possui pontos bem badalados, como o distrito de Maresias. 

Para conhecer ainda melhor as ilhas do local e as piscinas naturais da região, é possível alugar uma lancha com guias turísticos ou barcos para relaxar em alto mar com os amigos. Os destaques para se conhecer de barco são a Ilha dos Gatos, onde o mar não tem ondas e dá vista para São Sebastião e ruínas de uma mansão milionária; e a Ilha das Couves, uma reserva natural que atrai viajantes que gostam de mergulho e atividades aquáticas.

A região d’As Ilhas também é uma queridinha de quem visita o local. Trata-se de três ilhas unidas pela mesma faixa de areia na Barra do Sahy. De areia bem fofinha e branca, o local possui rochas e mata virgem, tornando possível explorar de maneira terrestre. Se for do desejo do turista, pode-se alugar um barco para passar o dia em alto-mar aproveitando o sol e desfrutando de alguns drinks.

Ubatuba


Seja pela badalação ou para quem quer conhecer praias desertas , Ubatuba tem de tudo. A cidade fica a pouco mais de 3 horas da cidade de São Paulo e também possui pontos interessantes para quem quer experimentar um passeio de barco.

Um dos pontos preferidos para ancorar as embarcações é a Ilha Anchieta, local com um ar pouco movimentado e cercado de natureza. O local, que já abrigou até um presídio, hoje é buscado tanto pelo valor histórico como pelas belezas naturais. É possível acessar a praia com escunas, que saem da Praia da Enseada, e pagar a taxa de visitação de R$ 16. Também é possível aproveitar a região para mergulhos na região ao redor do barco tendo a ilha como pano de fundo.

Outros lugares beijados pelo sol para passar o dia também pode-se passar o dia em meio às águas azuis e esverdeadas da Praia do Flamengo; as praias do Sul, que oferecem regiões tranquilas e ótimos passeios terrestres, como trilhas no meio da mata; e a Praia Grande, conhecida também como Praia das Palmas, que possui costeiras rochosas e um clima relaxante graças à calmaria das águas claras.