De Ilhabela à Grécia: destinos para conhecer à bordo de um barco

No Brasil e no mundo, há destinos que são os queridinhos dos que amam conhecer belas paisagens navegando em alto mar

Foto: Szelei Robert/Pexels
Veja os melhores destinos para velejar


Para quem deseja conhecer lugares incríveis e de quebra sair da mesmice, optar por roteiros velejando é uma ótima opção. De barco, com o trajeto todo pela água, é possível explorar os destinos sob uma perspectiva totalmente nova, sem falar que a variedade de tipos de embarcação atende diferentes bolsos e preferências.

Tanto no Brasil como no mundo, existem locais bastante procurados para quem gosta desse meio de transporte, inclusive para ‘turistar’. Com lindas paisagens que rendem fotos de tirar o fôlego, cada um dos destinos guarda um tesouro escondido e é capaz de fazer os visitantes se apaixonarem. 

1. Capri

Foto: Matt Hardy/Pexels
Ilha de Capri, Itália

ilha italiana de Capri é um dos destinos mais belos do país e pode ser aproveitada por um trajeto pela romântica Costa Amalfitana. Contudo, é preciso investir em um bom planejamento e pesquisar sobre o roteiro com bastante antecedência para evitar qualquer contratempo – especialmente a superlotação no verão. Para chegar até lá e continuar navegando pela região, pode-se alugar o próprio barco privativo ou um veleiro, fugindo assim de ferries que sempre saem lotados de Napoli, Sorrento e Positano.

(Continue a leitura logo abaixo) 

2. Ilhas Virgens Britânicas

Foto: Reprodução
Ilhas Virgens Britânicas

As Ilhas Virgens Britânicas  oferecem todo o ambiente necessário para quem curte atividades no mar. Ao leste do Porto Rico, as ilhas consistem em 60 ilhotas exclusivas, sendo que algumas abrigam resorts de luxo, praias paradisíacas e marinas bem sofisticadas.

A ilha de Tortola concentra a maior quantidade de barcos disponíveis para aluguel de todo Caribe. Além disso, este ponto é bem conhecido por preservar enseadas e baías maravilhosas para quem ama velejar, mergulhar em recifes de corais e ainda ver naufrágios. É importante ressaltar que de junho a outubro, é o período de furacões nas Ilhas Virgens, então o ideal é planejar bem quando ir. 

3. Ilhabela

Foto: Paulo Stefani/Sectur Ilhabela
Ilhabela

O destino brasileiro, além de ser um roteiro para os amantes de praia, possui fortes conexões com a navegação. O local carrega o título de “a capital da vela”, e é o ponto de referência aos apaixonados por velejar.

Devido às excelentes condições do vento e do mar,  Ilhabela possui até um calendário oficial de competições nacionais e todos os anos organiza a Semana de Vela, considerada a mais importante da América Latina neste nicho. 

4. Bermudas

Foto: Reprodução
Bermudas

É um destino buscado principalmente pelos norte-americanos que desejam fugir do frio, principalmente pelas conexões aéreas saindo de Miami e Nova York. Além das belas praias, outros atrativos são os campos de golfe, pesca em alto mar e prática de snorkelling, como em Church Bay.

A capital das Bermudas, Hamilton , é uma parada importante para os cruzeiros que saem dos Estados Unidos. Entre os passeios de barco, vale muito conhecer o Gibb’s Hill Lighthouse, o farol mais alto da ilha. 

5. Ilhas gregas

Foto: Reprodução
Ilhas gregas

A paisagem de tirar o fôlego fica ainda melhor quando vista de um barco. Como esse tipo de roteiro é bem comum no país, é fácil encontrar empresas que alguem barcos com ou sem tripulação, e algumas rotas incluem até saídas periódicas semanais em grupos de seis ou sete barcos, tendo em vista um roteiro previamente planejado. Essa é a melhor opção para aqueles que não querem se arriscar em navegar sozinhos pelas Ilhas gregas .