Litoral Norte de São Paulo oferece opções para toda família na primavera
Reprodução
Litoral Norte de São Paulo oferece opções para toda família na primavera




primavera chegou em setembro e, junto com ela, a esperança de temperaturas mais amenas que permitam aproveitar mais atividades ao ar livre. Para essa época do ano, no Circuito Litoral Norte , composto por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, é uma ótima opção de destino para viagens rápidas com a família para recarregar as energias.

As cidades possuem atrativos ideais para a primavera, cada um com as suas particularidades que decerto atraem diferentes públicos. Desde a observação da fauna e flora até trilhas e passeios náuticos, a família toda pode ser incluída no roteiro para aproveitar o que a primavera pode oferecer antes que a estação acabe. 


Bertioga

Bertioga oferece passeios de barco individual
Reprodução
Bertioga oferece passeios de barco individual


A Trilha d’Água

Localizada no bairro Mangue Seco, a Trilha d’Água permite que os visitantes podem conhecer o processo de mudança da vegetação da Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata paludosa, de encosta e ombrófila densa. Além disso, há também opções culturais, como a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxanduva.

Passeio de barco individual

Em contrapartida dos tradicionais passeios de lancha ou escuna que partem recheados de turistas, o passeio individual proporciona uma experiência mais exclusiva desse roteiro em Bertioga. As embarcações têm capacidade de até 25 pessoas, que podem ser da mesma família ou um grupo de amigos, e saem rumo ao canto da praia Indaiá ou do Camburizinho. O passeio também é indicado para aqueles que gostam de praticar a pesca esportiva, de 12 a 24 horas, tanto em alto mar quanto no Montão de Trigo.

Aldeia indígena

Na divisa de Bertioga e São Sebastião, mais especificamente na Praia de Boracéia, ficam as Terras Indígenas do Rio Silveira, onde vivem cerca de 500 índios guaranis. A aldeia mantém a cultura viva com danças, músicas, culinária e artesanato típico. 

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba fica a Ilha do Tamanduá, com 1133 m²
Reprodução
Em Caraguatatuba fica a Ilha do Tamanduá, com 1133 m²


As trilhas

As trilhas são ideais para explorar a natureza preservada de Caraguatatuba, especialmente a que leva até a cachoeira do Massaguaçu, bastante procurada para banho e ensaios fotográficos. 

Os passeios náuticos

Em um passeio de lancha pela cidade, pode-se conhecer locais como a ilhota da Cocanha, pois mais de um quilômetro da praia que leva o mesmo nome, e possui uma das maiores fazendas de mariscos do Estado: 36 mil m² e produção que pode atingir até 160 toneladas. Além dela, tem também a Ilha do Tamanduá, com 1133 m², coberta por vegetação natural e com cinco praias: do Fogaça, da Fazenda, do Meio, da Laje e do Sururueiro.

City tour 4x4 pelas praias ou pelos mirantes

Leia Também

Essa é uma possibilidade de conhecer bem as praias, como Cocanha, Mococa e Martim de Sá: um passeio de 4x4. Além dele, também existe a possibilidade de fazer a tour que visita as principais atrações histórico-culturais da cidade, bem como o completo Mirantes da Orla, que reúne três mirantes ao todo: o do Mangue, do Costão e o do Pôr do Som. Além da belíssima paisagem, incluindo as cidades vizinhas, o local foi projetado para ser um point cultural, o que significa que vira e mexe recebe eventos musicais, por exemplo.

Ilhabela

Que tal observar pássaros? Ilhabela é o destino certo para isso
Reprodução
Que tal observar pássaros? Ilhabela é o destino certo para isso


Birdwatching

Para os que gostam de observar pássaros ou gostariam de alimentar esse hábito aos poucos, Ilhabela possui das 10 maiores montanhas insulares do país, com picos de até 1300 metros de altura, área de mangue e 130 km de faixa costeira. Esse relevo característico permite que os visitantes tenham um ótimo ambiente para observar aves, tanto que a ilha reúne mais de 350 espécies, como o Papagaio-moleiro, eleito a ave símbolo da cidade. Há passeios guiados especialmente para a observação de pássaros como o Tiê-sangue e o Tangará.

As cachoeiras

Devido a sua biodiversidade preservada, Ilhabela é considerada a ilha com a maior quantidade de cachoeiras do Brasil, sendo cerca de 40 catalogadas. Entre elas estão a da Friagem, com queda de 25 metros com ducha natural, e a dos Três Tombos, formada por três quedas, a primeira delas com 30 metros que forma uma piscina natural esplêndida para banho de famílias e crianças.

Fazenda Engenho D’Água

A fazendo, construída no período de produção açucareira no litoral em meados do século 18, é considerada um marco histórico de Ilhabela e, além dos 43,5 mil m² de área, possui casa sede feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique, e a casa maior, que segue bem as tradições das ilhas atlânticas em um sobrado avarandado. Atualmente o local funciona como Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água.

São Sebastião 

Além do surfe, São Sebastião também é conhecido pelos passeios de caiaque
Reprodução
Além do surfe, São Sebastião também é conhecido pelos passeios de caiaque


Passeios de caiaque

O roteiro de passeio de caiaque pela Barra do Una é perfeito para quem gosta de ecoturismo. Com sua rica mata ciliar, o curso sinuoso possui água escura que torna a atividade ainda mais única. O percurso passa pelos rios Una e Cubatão e possui diversas praias de areia para paradas para um mergulho, descanso e contemplação. 

Aula de surfe

Cidade natal do campeão de surfe Gabriel Medina, São Sebastião é o paraíso para os que amam o esporte e o praticam, ou desejam praticar. Na praia de Juquehy há opções de aulas individuais com instrutores capacitados, treinados e coordenados por Liza Monteleone, vice-campeã de surfe feminino profissional de 1997, com Certificado Internacional de Instrutor de surfe.

Ubatuba

Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba
Reprodução
Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba


Conjunto Geográfico do Prumirim

Integrando a praia e ilha de mesmo nome, bem como a cachoeira que fica na Rodovia Rio-Santos, cerca de 18 km ao norte do centro de Ubatuba, esse conjunto geográfico é considerado um dos cenários mais belos da cidade. Ali também fica a Aldeia Indígena Boa Vista.

Trilha das 7 Praias

Na parte sul da ilha, a trilha das sete praias é de longe um dos roteiros mais procurados pelos turistas que visitam a região. Possui 10 km de percurso, ligando a Praia da Lagoinha à Praia da Fortaleza, passando pelas faixas de areia do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, do Deserto e do Cedro do Sul. O trajeto dura cerca de seis horas e a trilha tem nível de dificuldade classificado como médio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!