Destino dos famosos: as dunas e as praias tranquilas de Fortaleza

Thaila Ayala, Bianca Andrade, Fred e Kaká são algumas das celebridades que se renderam ao destino paradisíaco do nordeste brasileiro

Foto: Reprodução/Instagram
Destino dos famosos: as dunas e as praias tranquilas de Fortaleza

Fortaleza é a capital do Ceará, uma das cidades nordestinas mais buscadas pelos turistas. As opções de passeios no município são vastas: praias movimentadas ou tranquilas, falésias vermelhas e as dunas. Além disso, é lá que está localizado o maior parque aquático brasileiro, o Beach Park. As belezas naturais e as atrações da cidade atraíram celebridades como Thaila Ayala, Bianca Andrade, Fred e Kaká. 

As temperaturas de Fortaleza são altas o ano todo, por isso é o destino ideal para quem deseja aproveitar o calor. As praias de Iracema, Meireles e Mucuripe são as mais frequentadas da cidade, mas a Praia do Futuro apresenta ótima infraestrutura, com barracas e gastronomia variada, além de ser uma das principais para mergulho.

A capital cearense também é ponto de partida para quem deseja visitar cidades vizinhas, como Jericoacoara, vila pacata e tranquila, e Canoa Quebrada, destino que favorece o contato com a natureza. Em ambos os municípios, uma das principais atividades é o passeio de bugue pelas dunas. 


Como chegar a Fortaleza?

O Aeroporto Internacional de Fortaleza está distante cerca de 10 km do centro da cidade. Realiza voos regulares com destino a outras capitais, principalmente Recife, Belém, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Brasília. Saindo de São Paulo, por exemplo, as passagens custam, em média, R$ 815.

O que fazer na cidade?

Iracema, Meireles e Mucuripe

A praia de Iracema fica próxima ao centro da cidade, repleta de hotéis, restaurantes e casas noturnas. É nesta região que são realizados grandes eventos, como shows, em uma região aterrada. No mais, outros pontos turísticos são a Estátua de Iracema, feita em homenagem ao romance de José de Alencar, o Espigão, píer que oferece uma vista deslumbrante da praia, e a Ponte dos Ingleses.

(Continue a leitura logo abaixo)

Meireles é um trecho de Fortaleza com diversas barracas, restaurantes, quadras para a prática de esportes e uma feirinha de artesanato. Próximo ao local, pode-se visitar o Jardim Japonês, uma extensa área verde que possui 1.900 m².

Em Mucuripe, o Mercado dos Peixes atrai milhares de moradores e turistas, pois comercializa uma grande variedade de peixes, camarões e frutos do mar. Há também, na praia, barcos de pescadores e produtos frescos. 

Praia do Futuro

É considerada uma das praias com a melhor infraestrutura de Fortaleza. Isso porque, ao longo de 7 km, divide-se entre dezenas de barracas que disponibilizam diversos serviços. Os estabelecimentos têm restaurantes, piscinas, lojas, massagistas e até playground para as crianças. 

Beach Park

Uma das atrações mais populares de Fortaleza está localizada na cidade vizinha, Aquiraz. Os  brinquedos do parque aquático foram idealizados para atender todos os gostos e faixas etárias. O “Insano” é um toboágua com 41 m de queda livre, com velocidade de 105 km/h, já o “Arrepius” conta com cinco toboáguas diferentes. O complexo é composto por três resorts, um hotel, lanchonetes e restaurantes.

Praia do Porto das Dunas

O Beach Park fica no Porto das Dunas, um local de pouco movimento, justamente para quem deseja fugir do tumulto das metrópoles. As águas da praia são mornas e o mar é agitado. O lugar também forma algumas piscinas naturais e está distante cerca de 30 km do centro de Fortaleza.

A prática de esportes radicais é frequente na região, já que é lá que acontece o Campeonato Mundial de Windsurf. As ondas são fortes, propícias para a realização das atividades, não apenas o windsurf, mas também o kitesurf e o surf.


** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.