A Praia do Léo é uma das mais vazias de Ubatuba
Reprodução/Instagram
A Praia do Léo é uma das mais vazias de Ubatuba

A cidade de Ubatuba, localizada no litoral norte de São Paulo, é uma das preferidas para curtir um clima de descompressão e verdadeiros pedaços de paraíso. A cidade conta com mais de 115 praias, cada uma delas com características únicas e surpreendentes — entre elas, estão algumas praias desertas.

O influenciador Felipe Abílio, dono do perfil @goabilio no Instagram , tem como missão visitar as 102 praias oficiais de Ubatuba e compartilhar a experiência com seus mais de 21 mil seguidores. Entre águas azuis e esverdeadas, ele explica que as praias de Ubatuba são bastante democráticas e agradam tanto quem quer descansar como quem quer passear com a família.


Devido à pandemia do novo coronavírus, é preciso continuar evitando aglomerações. “Com esses novos tempos, as pessoas se viram nessa urgência de querer curtir uma praia, mas ainda sem aquela muvuca gostosa que a gente já está acostumado”, diz. Por isso, Felipe apresenta sete praias de Ubatuba que são alternativas para descansar e curtir em segurança.

Felipe afirma ainda que algumas dessas praias são de difícil acesso e, por isso, ele também dá dicas de como chegar até cada uma delas.

Ponta Aguda

Felipe conta que Ponta Aguda é muito bonita e um lugar de paz. Está localizada entre as praias Figueira e Mansa. No caminho até lá, há um mirante em que é possível ver, além de Ilhabela, a Ilha do Tamanduá, Tabatinga e São Sebastião. A praia é muito procurada para mergulhadores por seu mar tranquilo e de águas transparentes.

O local possui bastante quiosques e campings, por isso é ideal para estadias com amigos e familiares. No entanto, a região possui muitos borrachudos. “Tem de levar repelente forte. No entanto, a beleza compensa”, diz. Para conseguir relaxar sem aglomerações, Felipe recomenda a visita em dias de semana.

É possível chegar na praia de Ponta Aguda pela região central: da praça da Baleia, basta seguir 35,4 km pela BR-101, também conhecida como Rio-Santos, sentido Caraguatatuba. Ao ver a placa de boas vindas de Ubatuba, basta entrar à esquerda. “Dali se segue uma estrada de terra um pouco difícil. O carro fica no estacionamento bem próximo à praia”, explica.

Figueira

Pedaço deserto repleto de natureza, Figueira possui muito verde e águas claras cheias de peixinhos. O mar de Figueira é calmo e conta com algumas ondas, tornando o local propício para descanso. Felipe afirma que há quiosques no local, mas é recomendável levar alguns lanchinhos.

Para chegar até lá, basta seguir pela BR-101 sentido Caraguatatuba e entrar à esquerda após a placa de boas vindas da cidade de Ubatuba. Basta seguir pela mesma estrada que leva até Ponta Aguda.

Lagoa

Lagoa é uma das praias mais reservadas de Ubatuba e está escondida no meio da praia de Ponta Aguda. O local possui lagoas imensas, águas verdes, areia branquinha e grossa. É muito frequentada por barcos e veleiros.

O mar de Lagoa é calmo, mas a praia é funda. Além disso, pode haver mudanças na maré por estar de frente ao mar aberto.

O acesso ao local é um pouco difícil, mas Felipe garante que vale a pena. Primeiro, é possível ir de carro pela mesma estrada que leva a Ponta Aguda e Figueira. O restante do caminho é a pé.

“Tem um trecho de mais ou menos uma hora a pé entre estrada e trilha na mata. É necessário bastante atenção para evitar qualquer incidente com a natureza como um encontro com uma cobra, por exemplo”, alerta.

Além disso, no meio da trilha, existem duas entradas: uma leva para a praia e, outra, para uma propriedade privada. É preciso ficar atento às placas. Por esse motivo, Felipe recomenda a ida com amigos ou contratar um guia que tenha mais experiência no trecho para chegar à praia da Lagoa em segurança.

Você viu?



Ubatumirim

Ubatumirim é uma praia bem grande, de areias finas e mar tranquilo. Está localizada entre as praias de Estaleiro e Justa. O local é propício para famílias porque a praia tem estrutura, campings e muitos quiosques.

Felipe diz que é possível estacionar o carro na areia e curtir o pôr do sol no local. A entrada, localizada a 35 km pela BR-101 em direção a Paraty, é bem sinalizada por placas. O influenciador recomenda visitar a praia em dias de semana para conseguir um clima mais reservado.

Praia do Léo

Localizada entre a Praia do Prumirim e a Praia do Meio, ao norte de Ubatuba, a Praia do Léo está no meio da montanha. “É uma praia gostosa, de areia grossa e mar verde. Por conta da trilha, as pessoas costumam ir menos, então dá pra curtir com mais tranquilidade”, explica Felipe.

O influenciador conta que é nesta praia que está localizada a mansão do estilista, apresentador e político Clodovil Hernandes, que foi vendida em torno de R$ 750 mil em 2018. O local possui quiosques, mas é bom levar um lanchinho. Fins de semana podem ser mais cheios, então opte por visitar na semana.

A Praia do Léo fica a 21 km saindo de Baleia e seguindo pela BR-101, sentido Paraty. A entrada fica à direita e é escondida. É preciso deixar o carro em um estacionamento e chegar uma trilha de 10 minutos até lá.


Praia do Leste

A Praia do Leste conta com um mar calmo e não muito fundo. As águas são de tom verde esmeralda e contrastam com a areia, que é amarelada. “Um pequeno paraíso verde, águas calmas e quentes. É uma das praias mais bonitas que eu já vi”, afirma Felipe.

O acesso não pode ser feito por trilhas e só é possível chegar até lá de escuna ou lancha da Ilha Anchieta. Saindo do Saco da Ribeira, é possível chegar até a Praia do Leste de 10 a 40 minutos. De Itaguá, o tempo aumenta de 30 minutos a 1 hora, a depender da embarcação escolhida. Para acessar a praia, cada visitante deve pagar R$ 15.

Brava do Sul

A praia Brava do Sul é ideal para quem gosta de praia deserta e tranquila. Localizada no sul de Ubatuba, ela fica bem pertinho de outras praias como Vermelha do Sul, Dura e Fortaleza. A praia fica dentro de um condomínio e, por isso, é bem preservada. “Ela é cercada por casas de alto padrão em sua orla”, comenta Felipe.

Ele explica que o mar tem bastante ondas e não é de tombo. “Em dias de maré calma, dá para brincar de pegar jacaré”, diz. O local também é cercado com bastante verde e não possui quiosques. Lixeiras também não estão disponíveis; por isso, leve uma sacolinha para levar o lixo de volta.

Para chegar até a Brava do Sul de Baleia, percorra 20 km pela BR-101, em direção a Caraguatatuba, e entre à esquerda pela praia Dura. O caminho é sinalizado com placas dentro do condomínio. A entrada para a Brava do Sul é escondida e possui uma placa que indica ser proibido estacionar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!