Festival de Inverno da Bahia
BlogdoAnderson
Festival de Inverno da Bahia





Com o início do inverno na próxima semana, a procura por Festivais de Inverno cresce em todas as regiões. No entanto, por conta da pandemia, novas edições são incertas ou mantidas com uma capacidade reduzida. Diante disso, o iG Turismo organizou uma lista de Festivais de Inverno com a sua atual situação e a sua data prevista para este ano. 


Festival de Inverno Campos do Jordão/SP 

Festival de Inverno Campos do Jordão/SP
Festival de Inverno Campos do Jordão/SP
Festival de Inverno Campos do Jordão/SP



Em Campos do Jordão, o Festival de Inverno é conhecido por ser um espaço com várias apresentações e shows musicais clássicos. A sua 51° edição era para ocorrer no ano passado, em 2020, porém, por conta da pandemia, o evento foi remarcado para este ano entre 19 de junho a 15 de agosto de 2021. Mas atenção, para evitar aglomerações, o evento será reduzido, uma vez que a prefeitura de Campos do Jordão vai limitar o número de carros para entrar na cidade. 

Ocorrendo em vários espaços em lugares diferentes, segundo o site oficial do Festival, os concertos que serão realizados na Praça do Capivari, na Igreja de Santa Terezinha, no Palácio Boa Vista (Palco Externo e Capela) e no Espaço Cultural Dr. Além (Campos do Jordão) são gratuitos. Os concertos pagos em Campos do Jordão têm ingressos à venda pela internet ou nas bilheterias do Auditório e da Praça do Capivari. 

A programação completa do Festival que será divulgada no site oficial do evento

Festival de Inverno Gramado/RS 

 Gramado in Concert
Gramado in Concert
Gramado in Concert


Gramado é um dos principais destinos quando o assunto é inverno por conta das suas temperaturas baixas e, até mesmo, negativas. O Festival de Inverno é um conjunto de eventos artísticos nos meses mais frios do ano, entre o final de julho e o início de agosto. 

Um destes eventos de inverno é o Gramado in Concert, confirmado e que ocorrerá entre 3 e 10 de julho, oferecendo uma programação artística com artistas nacionais e internacionais. Neste evento ocorrem muitas atrações como serenatas, apresentações de jazz, orquestras e apresentações teatrais em vários locais da cidade. Além das atrações artísticas, o evento recebe a cada ano, muitos estudantes brasileiros e estrangeiros para a realização de oficinas instrumentais. No entanto, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, nesta edição estas oficinas serão oferecidas de maneira virtual. 

A abertura contará com a Cerimônia da Orquestra Sinfônica de Gramado, assim como diversas outras ações que estão disponíveis no site .

A Avenida Borges de Medeiros, a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, na Praça Major Nicoletti, a Igreja Matriz São Pedro e Centro Municipal de Cultura são os locais onde ocorrem o Festival. 

Festival de Inverno de Garanhuns/PE 

Festival de Inverno de Garanhuns
Festival de Inverno de Garanhuns
Festival de Inverno de Garanhuns


Você viu?

Conhecido nacionalmente, o Festival de Inverno de Garanhuns é realizado anualmente na cidade, que está localizada no Agreste Pernambucano, cujas edições já contaram com shows de artistas como Titãs, Alceu Valença, Elza Soares e Fafá de Belém.

Durante o Festival é possível assistir inúmeros espetáculos, shows, oficinas culturais, apresentações circenses e outras manifestações artísticas-culturais em locais de Garanhuns: Parque Euclides Dourado, Parque Ruber Van Der Lin Den, Praça Mestre Dominguinhos, Praça Souto Filho (Praça da Palavra), Colunata (Palco da Cultura Popular), entre outros.

Diferentes dos demais festivais, além de música erudita, este evento cultural mistura outros estilos musicais, tais como o Rock,  MPB, Forró Blues, Jazz, entre outros. O festival é gratuito, mas algumas atrações têm espaço limitado, sendo necessário a distribuição antecipada dos ingressos.

A sua 30° edição era para ocorrer em 2020, ano passado, mas por conta da pandemia, foi cancelado e adiado para este ano. Até o momento, o evento está confirmado para ocorrer em julho.

Antes de partir para a festa, verifique no  Instagram oficial do evento  se houve alguma alteração na programação devido à pandemia e esteja sempre atento às recomendações de distanciamento social, uso contínuo da máscara facial e higienizar as mãos o tempo todo.

Festival de Inverno de Bonito/MS

Festival de Inverno de Bonito
dicuek
Festival de Inverno de Bonito


Localizada no interior do Mato Grosso do Sul, o município de Bonito, que já é conhecido pela sua beleza natural, anualmente realiza o seu Festival de Inverno, celebrando a época mais fria do ano. O evento é composto de vários shows, teatro, oficinas, artesanatos, danças, entre outras atividades. E o melhor de tudo isso, com entrada totalmente gratuita. A organização fica por conta da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, bem como do governo do estado. 

A última edição foi em 2019, contando com a presença, inclusive, do cantor Lenine e as principais atrações ocorrem na Praça Liberdade, na Rua Cel. Pílad Rébua (Vila Recreio, Jardim Andreia).

Por conta da pandemia, a edição de 2020 foi cancelada e, até o momento, não há confirmação se a edição deste ano, no mês de julho, estará confirmada. O  site oficial do evento ainda não foi atualizado sobre a realização este ano. 

Festival de Inverno de Paranapiacaba/SP 

Festival de Inverno de Paranapiacaba
dhubike
Festival de Inverno de Paranapiacaba


Paranapiacaba, um distrito do município de Santo André, que integra a Região Metropolitana de São Paulo, também organiza anualmente o seu Festival de Inverno. A programação envolve intervenções de artes cênicas, oficinas, feiras de artesanato, dança, circo, mostras fotográficas, além de uma feira gastronômica. 

Durante o Festival, a vila costuma receber mais de 10 mil pessoas por dia. Em 2020, este Festival também teve suas atividades interrompidas diante da pandemia. Contudo, em 2021, a  Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, já informou que o Festival de Inverno de Paranapiacaba será totalmente on-line e será realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

Festival de Inverno de Vitória da Conquista/BA

Festival de Inverno da Bahia
BlogdoAnderson
Festival de Inverno da Bahia


Vitória da Conquista, que é a terceira maior cidade baiana, também abriga um dos maiores festivais de Inverno do interior do Brasil. Conhecida pelo seu clima frio nesta época, com temperaturas que chegam a ficar abaixo de 10ºC, este município possui como apelido “Suiça Baiana”.

Grandes nomes da música nacional já passaram pelo Festival de Inverno da cidade, tais como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Djavan, Lulu Santos, Capital Inicial, Jota Quest, Biquini Cavadão, Paralamas do Sucesso, Skank, Natiruts, Gilberto Gil, Tiago Iorc, Anitta e muitos outros. 

Embora ainda não tenha data confirmada, o Festival de Inverno da Bahia 2021 poderá acontecer no mês de agosto. O  site oficial do evento vai atualizar sobre a realização de acordo com o andamento dos casos de infecção da Covid-19 na cidade e região. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!