7 cidades de praias de SP mais buscadas para o final de ano

Os turistas ainda não pretendem fazer viagens longas, mas fazem planos para passar as festas de final de ano longe da capital

Foto: shutterstock
Ubatuba tem opções de praias tranquilas para quem quer descansar longe da capital

Pesquisa recente do buscador de viagens Kayak indica que os  brasileiros querem viajar e que a praia é o destino preferido nesse momento. O mesmo estudo mostra que os turistas pretendem viajar em família e apostam no carro como uma das opções de meio de transporte no momento. 

Diante disso, o buscador, a pedido do iG Turismo, fez um levantamento sobre as cidade de praias de São Paulo mais procuradas para uma viagem de final de ano. Foi levado em conta a busca por hospedagens entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro de 2021. Veja o ranking: 

  1. Ubatuba
  2. Guarujá
  3. Ilhabela
  4. Bertioga
  5. São Sebastião
  6. Maresias
  7. Santos

Você também tem planos de colocar o pé na estrada? Vale lembrar que ainda estamos em pandemia e é preciso respeitar os cuidados de distanciamento socia, uso de máscaras e higiene das mãos. Mas se a ideia for também seguir para uma dessas praias, separamos dicas do que fazer por lá: 

Foto: shutterstock
Praia de Castelhanos, uma das mais famosas de Ilhabela, guarda um coração para os turistas que sobem em seu mirante


Ubatuba

É uma cidade do litoral Norte já bastante conhecida, mas que ainda conta com diversas praias e  ilhas paradisíacas que contam com pouca aglomeração para quem busca sossego e tranquilidade. 

Um exemplo é a Praia do Cedro, segundo a Viajanet. O local é geralmente bem vazio e, geralmente, tem aparições de animais marinhos, como tartarugas, peixes e estrelas do mar. Águas calmas, transparentes e uma grande mata fechada também são atrativos dessa praia. 


Guarujá

A segunda cidade da lista já fica no litoral sul e, por ser mais próxima de São Paulo , tende a receber mais turistas aos finais de semana, feriados e também nas festas de final de ano. Entretanto, é possível curtir longe da muvuca e explorar praias pouco conhecidas do destino. 

Ilhabela

O próximo destino da lista volta para o litoral norte de São Paulo. A cidade fica a cerca de 200 km da capital e, para chegar até lá, é preciso pegar uma balsa que sai de São Sebastião e, em feriados prolongados e datas festivas, a fila costuma ser longa.

Mas programando bem a viagem é possível curtir mar, sol e  muita natureza em Ilhabela. 

Bertioga

Seguindo no litoral norte , Bertioga é mais uma cidade com centro mais cheio e opções de praias pouco conhecidas, ideias para quem quer fugir de aglomerações na sua próxima viagem. 

A sugestão da Viajanet aqui é a praia de Itaguaré. Ela fica na área do Parque Estadual Restinga de Bertioga e é vizinha da Riviera de São Lourenço, sendo muito indicada para surfistas e pessoas que praticam a pesca.

São Sebastião

Também no litoral norte, São Sebastião não é apenas o ponto de partida para Bertioga, mas pode ser um destino em si com ótimas praias menos aglomeradas. Uma delas é Barra do Sahy, ideal para quem curte mar e natureza. O local conta com águas calmas, areia branca e um belo pôr-do-sol. 

Também pode seguir para Juquehy. A praia é mais famosa, mas é bastante extensa e oferece boa infraestrutra, ou seja, deve ainda ser possível curtir e respeitar o distanciamento social. 


Maresias

Já que falamos de São Sebastião, vale também lembrar de Maresias, uma das praias mais famosas da cidade e, segundo a pesquisa do Kayak, destino que está no radar para as viagens de final de ano. 

Por lá o mar é bem azul e a areia é branca. A praia é famosa por atrair turistas, então vale uma atenção a mais ao banho de mar por causa das ondas que costumam ser fortes. Perto dali também há trilhas e cachoreiras para quem busca sossego e ainda mais contato com a natureza. 

Santos

Cidade a uma hora de São Paulo, Santos atrai turista pela estrutura, praias com jardim e fácil acesso a destinos vizinhos, como Guarujá. Antes de colocar o pé na estrada, vale uma conferida na balneabilidade das praias, já que nem todas da cidade podem estar próprias para o banho. 

A vantagem é que o mar costuma ser bem tranquilo em todas as praias, e também há uma extensa faixa de areia para praticar esportes, brincar com as crianças ou descansar.