Conheça 5 ilhas paradisíacas em Ubatuba

Ubatuba fica aproximadamente 240 km de São Paulo e é destino preferido de muitos turistas para aproveitar um final de semana de sol ou o feriado

Verão, sol, praia e carnaval. Ainda dá tempo de curtir uma praia para relaxar, se bronzear e aproveitar com os amigos em um lugar com ares paradisíacos. O  litoral norte de São Paulo é um dos lugares que mais bombam nessa época do ano. E Ubatuba, com mais de 100 praias, muitas delas em ilhas paradisíacas, está na lista de cidades preferidas por turistas. 

Ubatuba fica a aproximadamente 240 km da capital paulista e é uma região de fácil acesso de carro ou ônibus. Para aproveitar ao máximo, aqui vão cinco dessas ilhas com cenário de cinema e dicas do que fazer em cada uma.

Ilha Anchieta

Foto: Arquivo pessoal
Praia do Presídio, na Ilha Anchieta. Esta é a maior ilha de Ubatuba

A ilha Anchieta é a maior e mais conhecida ilha da cidade não só por suas praias paradisíacas, mas também por sua história. É lá que estão as ruinas de um antigo presídio , que foi palco de rebeliões nos anos 50. Quem quiser, pode visitar essas ruinas e também ver o museu.

O acesso à ilha pode ser feita por passeios de escuna , que saem do Saco da Ribeira ou da praia do Itaguá, onde está o centro da cidade. Também é possível alugar barcos nas marinas da região.

Foto: Arquivo pessoal
Fernando e Gisella na Praia Grande, na Ilha Anchieta

Mas a praia do presídio é apenas uma das cinco que estão espalhadas pela ilha. Logo ao lado está a Praia Grande, que compõe um lindo cenário natural com a mata atlântica e suas águas claras e areia branca . Essa é a praia mais extensa da ilha. Do outro lado, está a Praia do Engenho, um cantinho bem pequeno que atrai muitos barcos por sua beleza e quietude. Nessa praia desce um riacho e ainda existe uma ducha natural sobre as pedras.

Leia mais: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

Do outro lado da ilha está a Praia do Leste, um canto muito sossegado formado por duas pequenas prainhas, ideal para quem gosta de mergulhar . O acesso por lá pode ser feito de barco ou trilha que vem das praias Grande e do Presídio.

Foto: Arquivo pessoal
Praia do Leste

Outra trilha saindo da Praia Grande conecta a Praia do Sul, que é bastante procurada por turistas por ter águas límpidas e sempre com uma ótima visibilidade, também ideal para o mergulho. Infelizmente, escunas não são mais permitidas nessa praia. Você chega lá de barco ou pela trilha que comentamos - em um passeio de mais ou menos meia hora, dependendo de seu ritmo de caminhada.

Vale lembrar que a caça e a pesca são totalmente proibidas, já que que a ilha é preservada por leis através do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Churrascos na ilha também não são permitidos.

Ilha do Prumirim

A Ilha do Prumirim está localizado no norte da cidade e bem em frente a praia do Prumirim, que está a beira da rodovia Rio-Santos (BR-101). O acesso pode ser feito por pequenos barcos que saem dessa praia ao longo do dia, e o trajeto leva só 10 minutos - você pode combinar o horário com o barqueiro para que ele vá te buscar depois.

Foto: Arquivo pessoal
Ilha do Prumirim tem águas calmas e rasas

A ilha possui somente uma praia, com ondas bem calmas e com um desenho bem diferente. A areia avança sobre o mar, formando uma paisagem muito particular com águas bem verdes. Por ser bem raso, dá para ficar admirando os peixinhos nadando a sua volta.

Quem gosta de se aventurar um pouco mais pode caminhar pelas pedras até a ilhota que está bem ao lado, passando por lindas piscinas naturais . É importante levar algum guarda-sol, pois é um pouco difícil encontrar uma sombra na praia, a não ser que você entre na vegetação da ilha. Se for passar o dia, vale a pena levar alguns comes e bebes, pois a estrutura da ilha é precária, apenas com um barzinho caiçara que funciona em eventuais feriados e alta temporada.

Ilha dos Porcos

A Ilha dos Porcos está localizada muito próximo da Ilha do Prumirim, com uma praia tão parecida que é até possível confundi-las. Mas essa ilha é particular e abriga a casa do dono da ilha, onde o único morador é o caseiro. Apesar disso, a praia pode ser livremente visitada e conta com uma paisagem incrível, com águas claras e transparentes.

Foto: Arquivo pessoal
Ilha dos Porcos é ideal para quem busca sossego e quer ficar longe do agito

Essa não é uma ilha muito frequentada e você só consegue acessar se alugar um barco, pois não existe nenhum passeio que vai para lá, como é o caso das escunas na Ilha Anchieta ou os barquinhos na Ilha do Prumirim. Mas esse difícil acesso traz uma vantagem: com certeza é um passeio bem privativo, perfeito se a ideia for fugir da agitação dos feriados e alta temporada. O acesso mais próximo é feito pela praia da Almada, uma das ultimas do litoral norte paulista.

Leia mais: As 11 estradas mais incríveis do Brasil

Ilha das Couves

Formando o último arquipélago do litoral paulista, antes de chegar ao Rio de Janeiro, a Ilha das Couves é um paraíso que abriga duas praias muito calmas e um mar verde transparente . É possível chegar lá através de barcos pesqueiros que partem da praia de Picinguaba, a mais próxima da ilha, que está quase na divisa com o Rio de Janeiro, ou pela Praia da Almada. Também existem passeios de escuna ou lancha que partem do centro de Ubatuba.

Foto: Arquivo pessoal
Ilha das Couves fica no caminho para o Rio de Janeiro

O mergulho é uma ótima atividade a ser praticada na região,  principalmente no pequeno canal que está entre a Ilha das Couves e uma pequena ilhota ao lado, mas vale lembrar que esse canal sofre com fortes correntes, dependendo do dia, então quem quiser passar por lá deve ficar em alerta.

Quem gosta de andar pela natureza pode curtir um pouco da pequena trilha que liga as duas praias da ilha e também pode se aventurar em uma caminhada mais longa até o topo da ilha para alcançar uma vista incrível que faz o esforço valer a pena. Antigamente, existia um bar em uma das praias, mas hoje ele está fechado, então é importante legar alguma coisinha para comer.

Ilha de Maranduba

 Saindo do extremo norte da cidade, vamos para o extremo sul. É lá que está a Ilha de Maranduba, a última ilha de Ubatuba, já próximo à divisa com Caraguatatuba . Assim como as outras ilhas que citamos, a de Maranduba abriga uma praia com areias claras e mar transparente, além de um costão rochoso próprio para quem gosta de mergulhar.

Foto: Arquivo pessoal
Baia de Maranbuba, com a Ilha de Maranbuba no canto direito e a Ilha Anchieta ao fundo

Essa é a ilha mais próxima ao continente, com acesso a partir das praias de Maranduba e do Frade. Um passeio bem legal é o de banana boat que sai da Praia de Maranduba e vai até a ilha, mas existem outras formas de chegar ao local, que podem ser encontrados nas praias próximas. 

Independente das Ilhas de Ubatuba que você vai escolher para aproveitar o verão ou o carnaval, todas elas vão te deixar encantado e cheio de energia renovada. São lugares paradisíacos com mar transparente, água de temperatura agradável, natureza preservada e com certeza lugares que vão fazer a energia ser renovada.

Foto: Arquivo pessoal
Gisella e Fernando são colunistas do iG Turismo e comandam o blog Sonho e Destino