Turistas poderão voltar a viajar para Fernando de Noronha a partir de 10 de outubro, desde que comprovem não estar com Covid-19. A apresentação de um teste RT-PCR negativo para o novo coronavírus faz parte de um protocolo de biossegurança especial que guiará a retomada turística do arquipélago, a cerca de 540km de distância da costa de Pernambuco.

Fernando de Noronha reabre para o turismo a partir de 10 de outubro
Arquivo pessoal/Ricardo Mello
Fernando de Noronha reabre para o turismo a partir de 10 de outubro

O teste, que coleta material do nariz e da garganta, deve ser realizado no dia anterior ou na data exata da viagem. Desde o início de setembro, para entrar na ilha o viajante deveria apresentar um teste sorológico positivo, comprovando que já possuía anticorpos contra o novo coronavírus.

Um novo teste RT-PCR será realizado na saída da ilha, para que haja um controle das autoridades sanitárias do estado sobre uma possível contaminação comunitária. O teste não impede a viagem de retorno.

Todo mundo que desembarcar em Noronha terá a temperatura corporal medida, e não será permitida a entrada de pessoas com sintomas de febre. Visitantes deverão obedecer ao distanciamento social de 1,5 m na área do aeroporto e usar sempre máscaras em todos os locais públicos.

O turista deverá também baixar o aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing durante o período de estadia na ilha. Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde, o Dycovid notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, ajudando no rastreamento de pessoas infectadas e no controle da doença.

Quando alguma pessoa, que também tem o app instalado, sinaliza que está contaminada, quem esteve próximo a ela será avisado que, em algum momento, pode ter sido exposto ao vírus. Durante o processo, a identidade da pessoa infectada não é divulgada e toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário, segundo as autoridades pernambucanas

Quem visitar Fernando de Noronha, seja a lazer ou a trabalho, precisará também assinar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!