O carnaval de Belo Horizonte tem crescido muito nos últimos anos e em 2020 promete ser ainda maior. Mas nem todo mundo gosta da folia na capital mineira, há quem prefira curtir as cidades do interior durante o feriado.

Leia também: Carnaval em BH tem 23 dias de folia e esquema contra chuvas

A folia em Ouro Preto é muito conhecida do público nacional, mas existem outras três opções para os foliões do interior. Com informações da plataforma Viajala, o iG Turismo listou quatro destinos alternativos no Carnaval de Minas Gerais que mesclam história, cultura e muita serpentina.

Ouro Preto

O carnaval em Ouro Preto é um dos mais tradicionais de Minas Gerais
Reprodução/ trivago
O carnaval em Ouro Preto é um dos mais tradicionais de Minas Gerais

Como dito acima, o carnaval de Ouro Preto é um dos mais tradicionais de Minas Gerais. A cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade e uma das mais históricas e importantes do Estado. 

Por abrigar um grande centro universitário, com mais de 300 repúblicas, Ouro Preto tem a maior festa carnavalesca estudantil do país. A programação conta com mais de 40 desfiles e festas diárias. Um dos blocos mais conhecidos é o “Zé Pereira dos Lacaios”, o bloco carnavalesco mais antigo do Brasil. Nele os foliões encontrarão muitos bonecos gigantes que simbolizam personagens diversos da história da Inconfidência Mineira e da história brasileira em geral.

Ouro Preto fica a 96 km de Belo Horizonte. Saiba como visitar a cidade de carro.

Diamantina

O carnaval em Diamantina é famoso pela folia universitária
Reprodução/ trivago
O carnaval em Diamantina é famoso pela folia universitária

Também conhecida pela folia universitária, a cidade de Diamantina está na agenda do carnaval de Minas Gerais há mais de 15 anos. Escolhida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a cidade se autointitula “Patrimônio Mundial da Alegria” durante os dias de Carnaval.

Os jovens invadem as ruas de Diamantina para aproveitar as festas das repúblicas. Nos pontos fixos espalhados pela cidade, as principais praças oferecem música ao vivo sem hora para acabar. A programação também inclui blocos tradicionais caricatos, blocos infantis e charangas com marchinhas de Carnaval, além dos blocos universitários, os queridinhos dos turistas.

Diamantina está a 292 km de distância da capital mineira. Veja o caminho até a cidade de carro.

São João del-Rei

As ruas de São João Del Rei ficam lotadas de foliões
Reprodução/Shutterstock
As ruas de São João Del Rei ficam lotadas de foliões

Aos que querem um carnaval menos lotado, porém bastante animado, encontrará o que procura em São João del-Rei . A cidade de quase 100 mil habitantes está na rota do passeio de Maria Fumaça com Tiradentes, território vizinho que também tem folia. 

A programação da alegria conta com bloquinhos de rua, palcos para shows e tem início com o pré-carnaval em janeiro. A estimativa da prefeitura de São João del-Rei é atrair mais de 60 mil pessoas, especialmente de cidades vizinhas, no Carnaval 2020. As áreas históricas da cidade devem receber eventos mais tranquilos, como programações infantis, para garantir a segurança do patrimônio.

Distante 196 km de Belo Horizonte, São João del-Rei pode ser acessada de carro. Veja a rota.

Serra da Mantiqueira

Monte Verde é um destino de descanso para o carnaval em Minas Gerais
shutterstock
Monte Verde é um destino de descanso para o carnaval em Minas Gerais

Aos que querem viajar para Minas Gerais e curtir um carnaval sem folia, a aposta é a cidade de Monte Verde . "Se o objetivo é descansar e ficar completamente alheio aos bloquinhos, uma sugestão são destinos de serra como Monte Verde que, além de ser mais fresco no verão, fica bem próximo de São Paulo, facilitando a viagem de quem sai dali", recomenda Eduardo Martins, diretor nacional do buscador de voos Viajala. 

Monte Verde, pequena cidade em meio às montanhas, é conhecida pelas belas trilhas, pousadas românticas e boa gastronomia. Outro destino de natureza famoso na Serra da Mantiqueira, especialmente entre os visitantes do Rio de Janeiro, é Ibitipoca, uma vila cercada de grutas e cachoeiras, muito procurada pelo turismo de aventura.

Leia também: Turismo gastronômico entre SP e MG tem de morango a cachaça

Outros destinos de folia em Minas Gerais para o Carnaval de 2020 são Capitólio e Catas Altas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!