Perto da capital, o litoral sul do estado de São Paulo é um dos destinos favoritos dos paulistanos quando o assunto é praia. Tanto que não é novidade que Guarujá, Santos, Praia Grande e São Vicente costumam lotar durante os finais de semana  e feriados, tornando a vida de quem queria paz e tranquilidade enquanto toma sol na areia ou banha-se no mar mais dificil. Mas dá para alcançar essa calmaria e fazer até um detox virtual sem ir tão longe de São Paulo, na Ilha do Cardoso. 

Leia também:Paraíso Alagoano: Conheça as praias de São Miguel dos Milagres

Conchas fotografadas durante um por do sol no pontal da ilha, na Ilha do Cardoso.
Reprodução/Wikimedia Commons
Conchas fotografadas durante um por do sol no pontal da ilha, na Ilha do Cardoso.

A Ilha do Cardoso se tornou um parque estadual em 1962, como forma de impedir a exploração da fauna e flora local, além de conter empreendimentos imobiliarios no local. Ela, que está localizada dentro do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, área considerada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, faz parte de Cananeia, cidade a pouco mais de 4 horas de carro de São Paulo.

Como chegar a Ilha do Cardoso

Escunas e voadeiras ficam no porto de Cananéia, e as viagens até a Ilha do Cardoso partem de lá
Reprodução/Prefeitura de Cananéia
Escunas e voadeiras ficam no porto de Cananéia, e as viagens até a Ilha do Cardoso partem de lá

Devido a sua preservação, não existe rota direta para a Ilha do Cardoso. Para chegar no local, é necessário viajar até Cananéia, no litoral sul de São Paulo.

Veja como chegar à Cananéia , município do litoral sul do estado de São Paulo.


O acesso para a ilha é feito por meio de escunas ou pelas locais voadeiras, nome dado a pequenas lanchas que ficam no porto de Cananéia. Os valores da travessia devem ser consultados no local.

Leia também: Sol, mar e paz: 4 ilhas perto de São Paulo para fugir da muvuca e relaxar

Mas não deixe a aparente dificuldade de chegar à praia te assustar. O caminho também pode ter recompensas. De acordo com avaliações no site TripAdvisor, algumas voadeiras param no meio do caminho para que os passageiros possam avistar os golfinhos que habitam a região.

Atrações da Ilha do Cardoso

A cachoeira grande é uma das atrações da Ilha do Cardoso
Reprodução/ Prefeitura de Cananéia
A cachoeira grande é uma das atrações da Ilha do Cardoso

O local é indicado para quem busca paz, tranquilidade e contato com a natureza. Quem for para lá também pode fazer um "detox virtual", já que quase não há sinal de celular na ilha, segundo a influenciadora digital Marissol Savagin. "Mas a beleza natural da Ilha do Cardoso compensa", afirma a influenciadora. 

Para explorar a natureza, existem diversas trilhas que podem ser feitas por lá, como a trilha da cachoeira grande, que leva a uma das cachoeiras mais bonitas de toda a região. De acordo com avaliações no TripAdvisor, a trilha pode ser feita em cerca de 30 minutos até a cachoeira, com uma estadia de duas horas no local. 

Além das trilhas, Marissol também recomenda outras atrações. ''Mergulho com golfinhos na Praia do Pereirinha, trilhas e o centro de Cananeia com prédios históricos e opções de restaurantes. Também vale super a pena conhecer outras praias como a da Laje, Ipanema, Fole Grande Fole Pequeno, com piscinas naturais'', aconselha a influenciadora.

Onde se hospedar?

Os alojamentos na Ilha do Cardoso são simples, refletindo a preservação do local e a cultura caiçara dos habitantes da região
Reprodução/TripAdvisor/Andre_Cintra
Os alojamentos na Ilha do Cardoso são simples, refletindo a preservação do local e a cultura caiçara dos habitantes da região

Para aproveitar tudo isso, você pode fazer um bate e volta de Cananeia ou passar uns dias por lá. De acordo com a influenciadora, o melhor local para se hospedar é na comunidade do Marujá. ''É principal vila da ilha. A noite acontece nos bares e lanchonetes da região com música ao vivo e repertório de reggae e forró, além dos luaus na praia. A hospitalidade e receptividade dos moradores é outra atração à parte'', comenta.

Em Marujá, existem algumas opções de pousadas e campings disponíveis para quem quer passar mais de um dia no local, com diárias que podem variar de R$60 até R$120 por pessoa.

Leia também: Carnaval em Belo Horizonte tem 23 dias de folia e monta esquema contra chuvas

Onde comer na Ilha do Cardoso?

Especiarias como mariscos e peixes são comuns na região, que tem atividade de pesca local
Reprodução/Prefeitura de Cananéia
Especiarias como mariscos e peixes são comuns na região, que tem atividade de pesca local

As opções são variadas, mas Marissol dá algumas dicas dos melhores lugares para comer na ilha. ''Indico o restaurante Ilha Cardoso, com um belo bufê de mariscos e o Restaurante Abrigo da Ilha, com opções de peixe a milanesa, cação ao molho e acompanhamentos'', recomenda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!