Quem nunca pensou em fugir para uma ilha? Essas pequenas aglomerações de terra no meio do mar ganharam outros significados no imaginário das pessoas: paraíso, santuário e até locais de contemplação e reflexão sobre a exuberância da natureza.

Leia também: 5 praias escondidas no Guarujá para quem quer tranquilidade

Quem mora próximo ao litoral paulista pode desfrutar de mais de 50 ilhas diferentes e tranquilas num fim de semana. Somente no arquipélago de Ilhabela, existem ilhas com mais de 40 praias e muitas cachoeiras, e 80% de seu território é coberto por vegetação de Mata Atlântica.

Ficou interessado em curtir alguma dessas ilhas ainda nesse verão? O iG Turismo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente montou uma lista com quatro ilhas paradisíacas e desertas que vão transformar sua experiência de viagem em São Paulo . Confira.

1.Parque Estadual Ilha Anchieta

O Parque Estadual Ilha Anchieta é uma das ilhas próximas a São Paulo para conhecer
Reprodução/ Marcos Simanovic/ site governo sp
O Parque Estadual Ilha Anchieta é uma das ilhas próximas a São Paulo para conhecer

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) protege a segunda maior ilha do Litoral Norte de São Paulo . São 17 quilômetros de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica. Criado em 1977, o PEIA tem como objetivo a proteção e conservação dos ecossistemas naturais, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a realização de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza.

Nesta mesma ilha estão as ruínas de um antigo presídio que funcionou até 1955. Lá está registrada uma das piores rebeliões da história do sistema carcerário, ocorrida em 20 de junho de 1952. O conflito foi um dos principais motivos para a prisão ser desativada.

Distante 170 km da capital paulista, quem resolver visitar o Parque poderá usufruir de caminhadas ecológicas, mergulhar em águas claras, explorar o patrimônio histórico cultural ou apenas contemplar a paisagem. Há diversas espécies de aves, répteis e anfíbios, como sabiás, juritis, macacos, tartarugas, garoupas, lagartos e quatis. Animais marinhos como as estrelas-do-mar, algas e peixes também circulam pelas redondezas.

Serviço
Município: Ubatuba
Endereço: Av. Plínio de França, 85 - Saco da Ribeira
Telefone: (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp. gov.br
Quando: de quinta a terça-feira, das 9h às 17h
Ingresso: R$ 16,00

2.Parque Estadual Ilha do Cardoso

Praias secretas em SP: além das praias reclusas, a Praia do Cardoso oferece trilhas, cachoeiras e rios para explorar
Reprodução/Twitter/SamCowie84
Praias secretas em SP: além das praias reclusas, a Praia do Cardoso oferece trilhas, cachoeiras e rios para explorar

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) está localizado no município de Cananeia , extremo sul do Estado, a 221 km da capital paulista. A Unidade de Conservação integra a maior área contínua de Floresta Atlântica do Brasil e ainda é reconhecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural (UNESCO, 1999), Zona Núcleo da Reserva da Biosfera (UNESCO, 2005).

A Ilha do Cardoso abriga diversos ambientes: costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas por florestas. Lá estão diversos animais ameaçados de extinção como o papagaio-de-cara-roxa, jacaré-de-papo-amarelo, o bugio, o veado-mateiro, a lontra, o queixada, a araponga, o guará-vermelho entre outros.

Leia também: Saiba o que fazer em Cananeia, a primeira vila fundada no Brasil 

O PE da Ilha do Cardoso possui 49 embarcações credenciadas, responsáveis pela travessia da Ilha de Cananéia até o parque, principalmente até a Praia do Itacuruçá/Pereirinha, no Núcleo Perequê, local de maior fluxo de visitação da Unidade. A Praia do Itacuruçá/Pereirinha tem limite de visitação pública de mil pessoas por dia. Quem for visitar a ilha precisa levar calçado fechado, protetor solar e repelente.

Serviço
Município: Cananeia
Endereço: Av. Professor Wladimir Besnard, s/n – Bairro Morro São João
Telefone: (13) 3851-1108
E-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp. gov.br
Quando: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: gratuito

3.Parque Estadual Marinho Laje de Santos

Esse é o único parque marinho de São Paulo
Reprodução/ site governo sp
Esse é o único parque marinho de São Paulo

Criado em 1993, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos é o único parque marinho do estado e um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país. Distante 102 km da capital paulista, o parque inclui a Laje de Santos, parcéis e os rochedos conhecidos como Calhaus, totalizando 5.000 hectares de área preservada.

O formato do parque lembra uma baleia, praticamente não possui vegetação e abriga uma grande quantidade de aves marinhas. O parque faz parte da rota de várias espécies migratórias e é uma importante área de alimentação. Muitas delas são protegidas por convenções internacionais, como as baleias-de-bryde, as raias-manta e as tartarugas marinhas.

Serviço
Município: Santos
Carta Náutica, 1711
Telefone: (13) 3567-1495
E-mail: pem.lajedesantos@fflorestal. sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 16,00

4.Ilha das Couves

A pequena Ilha das Couves, em Ubatuba (SP) tem acesso apenas por barco, a partir da Praia de Picinguaba.
Flickr_whl_travel_By Marcio_link
A pequena Ilha das Couves, em Ubatuba (SP) tem acesso apenas por barco, a partir da Praia de Picinguaba.

A Ilha das Couves está inserida na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, sob gestão da Fundação Florestal. É um dos passeios mais procurados pelos turistas no Litoral Norte. Para regular o número de visitantes, a Fundação Florestal determinou desde dezembro de 2019 que a área só poderá receber 177 pessoas simultaneamente. Em outras épocas esse número foi de até dois mil visitantes.

Distante 280 km de São Paulo, a Ilha das Couves oferece duas praias para os visitantes passarem o dia. A Praia Menor, com água em tom de verde esmeralda, forma uma grande piscina para mergulho. Já na Praia Maior, também chamada de Prainha das Couves ou Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul, e o visual é surpreendente. Esta última é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia. O acesso se dá por uma curta trilha de apenas cinco minutos a partir da Praia Menor.

O passeio até a Ilha das Couves é feito em lanchas e barcos que partem de diversas praias de Ubatuba , sendo que a principal rota é a partir da Praia de Picinguaba. O tempo da viagem é de apenas quinze minutos.

Serviço
Município: Ubatuba

Leia também: 15 passeios "bate e volta" saindo de São Paulo

Cuidado com as regras de visitação!

Como a maioria das ilhas citadas acima está sob a proteção do governo, existem normas para visitação desses espaços. O respeito a elas é fundamental para garantir tanto a preservação dos locais quanto o sucesso do passeio. Confira algumas delas abaixo:

  • Não é permitida a entrada de animais domésticos;
  • É proibido fazer fogueiras, churrasco, queima de fogos ou qualquer ato que possa provocar incêndio no interior da Unidade de Conservação.
  • É estritamente proibido retirar espécies vegetais, animais ou qualquer outro item da natureza.
  • Os resíduos gerados devem ser coletados e levados de volta para o continente para descarte adequado.

Para saber mais sobre as normas de visitação de todas as Unidades de Conservação e ilhas do Estado de São Paulo, acesse o  Guia de Áreas Protegidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!