Tamanho do texto

Para quem vai conhecer Florianópolis e busca praias pouco movimentadas, o iG Turismo conversou com especialistas e turistas sobre dicas da Ilha

Florianópolis é a capital de Santa Catarina e conhecida no país inteiro como “Ilha da Magia”. Em toda a sua extensão de 674 km², a cidade conta com 42 praias que se dividem entre litoral sul, norte e leste.

Leia também: Descubra o que fazer em Florianópolis, de noite e de dia

A parte Sul da Ilha de Florianópolis é mais voltada para o aspecto rústico da vida dos pescadores, ao norte estão as praias com melhor infraestrutura de turismo, e no leste estão as paisagens mais bonitas do estado. Mas como escolher uma praia que seja deslumbrante e não tenha muvuca?

O iG Turismo se juntou ao Vialaja.com e procurou algumas pessoas que já visitaram a Ilha da Magia para listar os melhores destinos das suas próximas férias.

Praia do Saquinho

praia arrow-options
Reprodução/ TripAdvisor
A praia do Saquinho tem pouca faixa de terra, mas é boa para aproveitar a tranquilidade

"Florianópolis consegue atrair tanto o público que quer a badalação de Jurerê Internacional e Canasvieiras, quanto quem busca paisagens pouco exploradas e descanso", lembra o diretor nacional do Viajala , Eduardo Martins.

Na lista da plataforma, a Praia do Saquinho é uma das melhores do Sul da Ilha. Essa é uma praia bem pequena, “são apenas 105 passos para atravessar toda a faixa de areia”, segundo os dados da Viajala. “Não tem muita estrutura, então o ideal é levar alimentos e água”.

Como chegar? O acesso à praia é feito por uma trilha. São mais ou menos 30 minutos de caminhada a partir da praia da Solidão. 

Praia da Caiacanga

praia arrow-options
Flickr/Marcos Malagoli
A praia mais "local" de Florianópolis

Também no Sul de Florianópolis, a praia da Caiacanga é outra boa opção. A proposta desse destino é exatamente o que colocamos acima “aspecto rústico e local” por ser frequentada por moradores.

Como chegar? A praia fica localizada após o bairro Ribeirão da Ilha. Quem for de carro, deve deixá-lo do lado de fora, já que não é permitido estacionar no local. 

Praia de Canajurê

praia arrow-options
Reprodução/ TripAdvisor
Praia de Canajurê

Localizada entre duas das mais famosas praias de Florianópolis, Jurerê Internacional e Canasvieiras, a Praia de Canajurê tem um mar tranquilo e é pouco frequentada por turistas. É ideal para quem quer descansar com a toda a família. 

Como chegar? A praia fica a 200 metros caminhando da praia de Jurerê. 

Ilha do Campeche

ilha do campeche arrow-options
shutterstock
A Ilha do Campeche é um paraíso do ecossistema

Na costa leste da Ilha da Magia está a Ilha do Campeche, um destino rico em ecossistema e patrimônio arqueológico de Santa Catarina . A Assistente Administrativa Nathália Bachelli Goulart, de 27 anos, visitou a praia uma vez e comenta que é “a mais bonita e limpa que já viu”.

Composta por uma faixa de areia fina e clara, a Ilha do Campeche tem mar com coloração verde/ turquesa e costuma ser a favorita entre crianças e mergulhadores.

Como chegar? Existem três pontos de partida para visitar a Ilha. Confira abaixo:

  • Praia da Armação - por meio de embarcações de pesca artesanal em trajeto de meia hora ou quarenta minutos;
  • Praia do Campeche – por meio de botes infláveis em trajeto de 10 a 15 minutos;
  • Barra da Lagoa – por meio de embarcação fechada em trajeto de uma hora e vinte minutos

Barra da Lagoa

barra da lagoa arrow-options
SXC
Barra da Lagoa: águas tranquilas e belas paisagens em Florianópolis

“É um dos destinos que disponibilizam inúmeras opções de lazer, tanto com passeios, como com a praia de mar aberto”, lembra a jornalista Gabriela Lira, que tem o costume de viajar para a capital de Santa Catarina.

A Barra da Lagoa agrada desde surfistas até crianças, além de contar com bares e restaurantes com vasto cardápio. É uma das “queridinhas” dos moradores por suas piscinas naturais e mar de água cristalina.

Como chegar? de carro o acesso é feito pela Rodovia SC-404, um caminho que também leva para a Praia da Joaquina.

Praia da Joaquina

joaquina arrow-options
Flickr/ Rodrigo Soldon
A Praia da Joaquina fica no lado leste de Florianópolis

Também do lado leste está a Praia da Joaquina. “Na Joaquina é lindo pra tirar fotos. O atendimento dos quiosques é ótimo, mas os preços das refeições parecem meio tabelados por ter poucos restaurantes na praia. Achei as porções e bebidas bem caras comparadas a Canasvieiras, por exemplo”, revelou Nathália.

É uma praia muito procurada por surfistas, tendo sido palco de alguns campeonatos mundiais. Por ter águas movimentadas é importante ter cuidados com as crianças. Além do mergulho também é possível andar de esquibunda nas dunas da Joaquina.

Como chegar? A Praia da Joaquina fica no fim da Praia do Campeche e próximo da Lagoa da Conceição, está a 15 km do centro de Florianópolis.

Praia do Moçambique

praia arrow-options
Reprodução/ TripAdvisor
A praia do Moçambique tem águas frias e mar agitado

No nordeste da Ilha da Magia e com 8,5 km de orla está a praia do Moçambique. Apontada pela jornalista Gabriela como uma das praias com visual mais impressionante do estado, o destino é um dos mais antigos da região (com denominação datada de 1850).

Na praia do Moçambique os turistas encontrarão água fria e um mar bastante agitado. Além do mergulho, também dá para andar pelas dunas que ligam Moçambique ao Santinho e aos Ingleses. Não existe comercio de alimento ou bebidas no local, por isso, leve tudo o que for consumir.

Como chegar? após passar pela barra da Lagoa, seguir na SC-406 e entrar no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Praia do Matadeiro e Praia da Armação

praia arrow-options
Reprodução/ TripAdvisor
A praia do Matadeiro fica próxima da praia da Armação e são separadas por uma trilha

Gabriela Lira também comentou com o iG Turismo sobre as praias de Matadeiro e Armação, na parte sul da Ilha. “Elas são separadas por uma trilha e são lugares ideais para quem gosta de fugir do comum, procurar sossego, pegar sol, surfar ou curtir com a família”.

Como chegar? De carro dá para acessar as praias pela rodovia SC-405 que leva ao sul da ilha, entra à direita na primeira bifurcação e à esquerda na segunda, 25 km do centro.

Praia da Galheta

praia arrow-options
Reprodução/ TripAdvisor
A praia da Galheta é de nudismo

A Praia da Galheta é uma praia de mar aberto na costa leste de Florianópolis. Segundo alguns dos turistas que passaram por lá, é uma praia de “nudismo opcional”, mas também é frequentada por surfistas.

O destino também chama atenção por abrigar um importante patrimônio arqueológico de Santa Catarina com inscrições rupestres e oficinas líticas produzidas pelo povo do Sambaqui, que habitou o litoral do estado há mais de cinco mil anos.

Leia também: 10 praias de Santa Catarina que você precisa conhecer o quanto antes

Como chegar? O acesso à praia da Galheta é feito por uma trilha de 300 metros no fim da Praia Mole. Para quem for de ônibus, é necessário pegar a linha Lagoa da Conceição (saindo do Centro de Florianópolis ) e ir até o terminal da Lagoa; de lá seguir para a linha Barra da Lagoa e descer na Praia Mole.