Tamanho do texto

O tour por seis cervejarias entre Nova Petrópolis, Gramado e Canela é uma opção divertida e diferente para fazer na região serrana do Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira (09) teve início a Oktoberfest Blumenau, em Santa Catarina , uma das maiores festas da cerveja do mundo. Mas, para quem não conseguir comparecer ao evento que vai até o dia 26 de outubro, o Sul ainda tem outra opção de degustação de cervejas.

cerveja arrow-options
shutterstock
Rota cervejeira da Serra Gaúcha é opção de turismo no Rio Grande do Sul

Já ouviu falar da rota cervejeira da Serra Gaúcha ? O tour de 40 quilômetros entre a BR 116 e RS 235, passa pelas cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado e inclui seis cervejarias tradicionais do Sul do Brasil.

Por lá os turistas poderão descobrir a história da produção de cerveja na região e degustar 20 tipos diferentes da bebida. (Cada empresa em seus métodos de apresentação e degustação).

O tour completo acontece às sextas, sábados e domingos e dura em média oito horas. Para agendamentos e horários de passeio, informe-se no telefone (54) 99621-9540.

Confira abaixo um mapa/roteiro das cervejarias:

Horário de funcionamento de cada cervejaria :

  • Cervejaria Edelbrau – segunda a sexta: 09h às 11h30 / 13h30 às 18h; domingo e feriado: 09h às 18h.
  • Cervejaria Traum Bier - segunda e terça: 10h às 12h/ 13h30 às 17h; quarta e quinta: 10h às 20h; sexta e sábado: 10h às 23h30; domingo: 10h às 21h.
  • Cervejaria Gram Bier – somente com agendamento (54) 3286-2890 / (54) 99937-7554 (WhatsApp)
  • Cervejaria Rasen Bier – Todos os dias: 09h às 11h30 / 13h30 às 18h; incluindo feriados.
  • Cervejaria Ambarina - segunda a sexta: 09h às 18h; sábado, domingo e feriado: 09h30 às 18h.
  • Cervejaria Farol - terça a sexta: a partir das 17h; sábado, domingo e feriado: a partir das 11h.

Mas além da degustação das cervejas, o turista também pode aproveitar os pontos turísticos de cada cidade da Serra Gaúcha. Confira abaixo os principais atrativos de cada uma.

Nova Petrópolis – RS

serra gaúcha arrow-options
shutterstock
Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, é uma das cidades da Serra Gaúcha que inclui a rota cervejeira

Fundada em 1858 por imigrantes alemães, a cidade de Nova Petrópolis tem o apelido de “Jardim da Serra Gaúcha” e cultiva seus costumes com grande força como danças e músicas folclóricas, trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel.

Os principais pontos turísticos da cidade são: Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche, o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias.

Gramado – RS

gramado arrow-options
shutterstock
Gramado é uma das cidades mais visitadas na Serra Gaúcha

Localizada a 855 metros de altitude, a cidade de Gramado é rodeada de verde e natureza exuberante. Muito procurada pelos turistas durante os meses de inverno, Gramado tem várias atividades como: visitar os museus de Cera e museu do vapor; andar no bondinho aéreo nos parques da Serra; contemplar a natureza no Lago Negro e mergulhar na Cascata do Caracol; conhecer o Mini Mundo e o Parque da Terra Mágica Florybal e o Alpen Park.

A infraestrutura gastronômica e hoteleira da cidade, aliada ao povo acolhedor e hospitaleiro, transforma Gramado em um lugar perfeito para levar a família.

Canela – RS

canela arrow-options
shutterstock
A Catedral de Pedra é um dos pontos turísticos de Canela

Canela é uma cidade do Rio Grande do Sul que faz divisa com Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Três Coroas. Por lá o turista poderá visitar a Catedral de Pedra, uma das mais bonitas do Estado, além de conhecer parques e belezas naturais incomparáveis.

Leia também: Pegar carro e almoçar nas ruas principais - o que não fazer em Gramado, no RS

O Parque do Caracol e a atração ‘Snowland’ são algumas das atrações para se fazer no município, que divide pontos turísticos com a companheira de Serra Gaúcha , Gramado.