Visto como o caribe brasileiro, Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, atrai turistas durante o ano inteiro. Fundado em 1503, a região chama atenção pelas praias com água azul-turquesa, a natureza exuberante e as ótimas hospedagens.

Leia também: 11 praias perfeitas no Rio de Janeiro para você curtir no verão

Pensando em aproveitar Arraial do Cabo na sua próxima folga ou nas férias de final de ano? Veja o que você pode fazer por lá, onde comer e dicas de hospedagem. 

O que fazer em Arraial do Cabo?

arraial do cabo
Shuttersock
A praia do Pontal do Atalaia é uma das mais conhecidas em Arraial do Cabo

De acordo com o assistente jurídico Kaíque Nunes da Silva, um frequentador assíduo da cidade, para você ter uma experiência profunda no destino é importante estar disposto a passar o dia inteiro fora da pousada/hotel. “Com toda certeza [os melhores passeios] são os passeios de barco. É uma sensação incrível, normalmente duram de 4 a 5 horas”, comenta.

Ele aponta a Praia do Forno, o Pontal do Atalaia, a Ilha do Farol e a Pedra do Gorila como os melhores pontos de visitação. Veja o que cada uma oferece:

Praia do Forno – a “praia escondida”, que é cartão postal de Arraial, pode ser acessada de duas maneiras: por uma trilha no fim da praia dos anjos ou por barco, saindo da mesma praia, com custo de R$ 10 por trecho. O lugar é ideal para mergulho, snorkeling e ver tartarugas.

Pontal do Atalaia – vizinha à Ilha do Farol, o pontal tem uma variação de cores do mar de acordo com a incidência do sol, pode ir de verde a azul. Tem a melhor temperatura de água da região, areia branca, rochas e vegetação ao redor. A Gruta do Amor fica pode ser acessada também pela orla da praia.

Ilha do Farol – com título de “uma das mais perfeitas praias do Brasil”, entregue pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a praia do Farol tem acesso limitado e apenas 250 turistas podem permanecer no lugar a cada 45 minutos. Lá é possível avistar tartarugas, golfinhos, arraias e orcas, além do mar de cor transparente.

Pedra do Gorila – a pedra leva esse nome por que, devido ao ângulo que é vista, um rosto de macaco se forma nas rochas. Somente com barco é possível fazer o avistamento das montanhas ao redor.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo?

praia do foguete
Reprodução
A praia do foguete, em Cabo Frio, pode ser uma opção para hospedagem em viagem a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo recebe muitos turistas, portanto as ofertas de hospedagem são muito variadas. Segundo Kaíque, o melhor lugar para reservar um quarto é na região da Praia do Foguete em Cabo Frio (cidade vizinha).

“Algo bem interessante é que temos muitas praias ao lado da Praia do Foguete, sendo assim você conhece mais praias do que se tivesse hospedado em Arraial”, diz.

Mas, se você tem a vontade de ficar hospedado no município de Arraial as indicações são as pousadas Pilar (R. Aprígio Martins, nº 27), Varandas ao Mar (Av. Dr. Hermes Barcelos, nº 22) e Casa Mar (R. Júlio de Macedo, nº 180).

Onde comer em Arraial do Cabo?

camarão
Reprodução/Instagram/leo_young_
Camarão é um dos aperitivos preferidos dos viajantes de Arraial do Cabo

Sendo um destino de praia, é inevitável que a culinária de Arraial do Cabo gire em torno de frutos do mar como camarões, mariscos, lula e peixes frescos. Além disso, há opções de massas e pizzas para alegrar todo o tipo de turista.

“O centro de Arraial do Cabo é bem movimentado, tem diversas opções de restaurantes, supermercados e caixas eletrônicos”, indica Kaíque.

Como chegar até Arraial do Cabo?

arraial do cabo
Pinterest
Arraial do Cabo é destino para quem busca tranquilidade

Arraial fica a 164 km da capital do Rio de Janeiro e a 560 km de São Paulo. A cidade pode ser acessada por carro e ônibus, já que os aeroportos mais próximos são o Santos Dumont e o Aeroporto Internacional do Galeão.

Os turistas que saírem dos aeroportos precisam se dirigir até a Rodoviária Novo Rio e pegar um ônibus até Arraial. A Rodoviária do município recebe sete empresas de viação: 1001, Águia Branca, Andorinha, Araguarina, Atual, Auto Viação Catarinense e Bragança.

Veja no mapa abaixo como ir das duas capitais até Arraial do Cabo de carro:


Avisos importantes!

Arraial tem apenas 152 km² e algumas praias não possuem infraestrutura adequada para a quantidade de turistas que aportam na região na época do verão. Portanto, é importante chegar cedo aos seus destinos, principalmente se esse for a praia do Pontal do Atalaia.

Leia também: 8 dicas para não ter problemas ao viajar de carro

“Tem de ir bem cedo, porque tem um limite de carro (250 a 300) que pode chegar no alto da montanha por vez, depois eles fecham e tem que ir de táxi, que por sinal é bem caro. Cerca de 10 reais por pessoa, é cobrado por cada vez que você precisa de táxi, ou seja, 20 reais por pessoa para subir e descer a montanha”, explica o assistente jurídico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!