Tamanho do texto

Todo cuidado é pouco para evitar imprevistos na hora de viajar de carro

Economizar nas férias é um atrativo e tanto para quem quer fazer um roteiro curto com a família. Nessas horas,  viajar de carro pode ser uma boa alternativa. Toda a família vai junta, gasta-se só com combustível e pedágio e, no fim, geralmente fica mais barato do que pagar passagem para todo mundo. 

Viajar de carro é ótimo para passar o tempo com a família. E com essas dicas, você nunca mais vai ter problemas
Shuttersock
Viajar de carro é ótimo para passar o tempo com a família. E com essas dicas, você nunca mais vai ter problemas

Viajar de carro é simples e ágil, mas alguns cuidados antes de pegar a estrada são indispensáveis para evitar que a viagem se torne num pesadelo. 

Como viajar de carro sem perrengues

Com essas dicas, você não vai mais se perder na hora de organizar a melhor viagem de carro da sua vida
Shuttersock
Com essas dicas, você não vai mais se perder na hora de organizar a melhor viagem de carro da sua vida

Para ajudar a tornar a viagem mais tranquila e mais divertida, separamos 8 dicas com a ajuda da April Brasil Seguro. Confira: 

1. Escolha seu destino

Além de decidir qual o lugar que se adequa melhor ao seu perfil e ao de sua família, pesquise bem quais as atrações que você vai encontrar lá. Ver paisagens é bom, mas toda viagem precisa de algo a mais - então prepare uma boa lista de parques, museus, restaurantes, feiras etc.

Além disso, como você estará de carro, lembre-se de ver se o hotel escolhido, por exemplo, tem estacionamento para hóspedes e qual o preço da diária. 

Também dê uma olhada em aplicativos de trânsito para escolher as melhores rotas até seu destino, o que nos leva ao item seguinte. 

2. Prepare seu itinerário - e o bolso

Garanta que haja pontos de parada para reabastecer e descansar. Quem sabe, alguma outra cidade que você queira conhecer está no caminho que você fará - aproveite para visitá-la e distrair um pouco.

Quanto ao orçamento, além de garantir o dinheiro para combustível, lembre-se de conferir o preço dos pedágios e já separar os valores se possível - quanto menos tempo perder nesses pequenos detalhes, melhor.

3. Mantenha seu carro nos eixos

Sempre faça uma revisão no seu carro, principalmente antes de viagens mais longas. Isso vai diminuir drasticamente os riscos de problemas de percurso e acidentes mais graves. Se quiser mais garantias ainda, algumas seguradoras especializadas fazem seguro viagem.

4. Cuidado com a mala

Não caia na tentação de lotar seu carro de bagagem , só porque não tem nenhuma restrição quanto ao tamanho e peso. Preste atenção no número de passageiros na hora de organizar o porta-malas: quanto mais pessoas, menos espaço para as coisas.

Leia também: Vai alugar um carro e usá-lo no exterior? Veja 7 dicas para evitar imprevistos

5. Esteja preparado

Pense em quais entretenimentos ajeitar, quais comidas e bebidas levar para sobreviver ao trajeto. Música boa, biscoitos, salgadinhos, água, frutas - e os já mencionados trocados para os pedágios - não podem faltar.

6. Descanso é prioridade

Seja o trajeto curto ou longo, pegar estrada deve ser sinônimo de atenção. E quem está cansado não vai ter toda essa pilha. Por mais urgente que seja deixar tudo pronto para viajar, estar descansado deve ser a prioridade número 1 de qualquer bom motorista. Portanto, arranje um tempo para recarregar a sua bateria.

7. Ninguém está acima da lei

Respeite as regras de trânsito. Não é só para evitar multas, é para a sua segurança - e de quem está com você, seja no carro ou na estrada. Cinto de segurança, velocidade dentro do limite. Evite acidentes desnecessários para suas lembranças.

8. Aproveite

Agora que tudo está preparado, e você e seus companheiros estão descansados e animados, só falta uma coisa: botar o carro na estrada  e aproveitar para viajar de carro para se divertir, seja nas férias, no feriado ou no final de semana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.