A época das férias se aproxima e algumas pessoas já se adiantam para programar as viagens de fim de ano. Nessa pesquisa o mais importante é determinar o destino e a maioria dos viajantes acaba recorrendo aos lugares mais comuns, mas você já tentou buscar destinos diferentes para viagem?
Leia também: 7 praias exóticas pelo mundo para férias incomuns
Sair do “lugar comum” pode nem sempre ser uma furada e, sim, uma oportunidade de conhecer destinos diferentes da grande massa e se destacar na hora da fatídica pergunta: “Pra onde você já viajou?”.
Por esse motivo, o Trivago , um dos maiores sites de hospedagem no Brasil, listou cinco destinos fora do eixo para você conhecer antes que eles fiquem hypados demais e estejam na boca de todo mundo.
Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo
No interior do Espírito Santo o município de Venda Nova do Imigrante tem entrado no radar de locais diferentes para viajar pelo Brasil. Fundado em 1988 por imigrantes italianos, a cidade é considerada a Capital Nacional do Agroturismo pela Abratur (Associação Brasileira de Turismo Rural).
Em meio às montanhas capixabas, Venda Nova do Imigrante sedia vários eventos temáticos de agroturismo e tem um catálogo vasto de iguarias, como o Socol de carne de porco – embutido bem condimentado, o limoncello – licor amarelo de limão siciliano, o queijo tipo resteia – de textura maica e sabor adocicado, entre outros.
No município, o turista também pode desfrutar do maior orquidário do estado, o Caliman; do Lago de Alto Bananeiras; da Pedra do Rego; poderá saltar de parapente e asa delta, além de visitar o famoso Parque da Pedra Azul que fica a10 km da cidade.
Onde se hospedar? A rede de acolhimento para hospedagem é boa tanto em Venda Nova como em Domingos Martins, município vizinho. A recomendação do Trivago é o Hotel Solar do Imigrante com café da manhã farto, piscina ao ar livre e atendimento de qualidade.
Japaratinga, Alagoas
Maragogi e Porto de Galinhas são os pontos turísticos mais badalados de Alagoas , mas não são os únicos. Japaratinga é um vilarejo com praias paradisíacas e visuais tão lindos quanto das suas concorrentes.
Inicialmente fundada como uma colônia de pescadores, Japaratinga tem hoje pouco mais de sete mil habitantes, mar verde esmeralda, coqueiros e piscinas naturais. Os passeios mais famosos do vilarejo são a caminhada entre a praia de Bitingui e o Pontal, o passeio de jangada e o mergulho com peixes nas piscinas naturais de Japaratinga.
Leia também: Faça um "mergulho" por Maragogi - o caribe brasileiro
Onde se hospedar? A recomendação de hospedagem em Japaratinga é a pousada Humaitá com um ótimo custo-benefício, redes com vista para o mar, café da manhã incluso e boas comidas locais.
Treze Tílias, Santa Catarina
O município de Treze Tílias, no oeste catarinense, é uma réplica da Áustria no Brasil . Com população acima dos seis mil habitantes, a cidade foi fundada por imigrantes austríacos que fugiram da Segunda Guerra Mundial e acabaram trazendo as tradições, arquitetura e culinária da região montanhosa de Tirol.
Além de cenários incríveis para as fotos, Treze Tílias ainda oferece várias opções turísticas aos viajantes como o portal de entrada, o museu municipal Andreas Thaler, a Praça Andreas Thaler, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o campo de minigolfe e os parques do Imigrante e Lindendorf.
Na gastronomia as opções vão desde chocolates suíços, até a Vinícola Kranz, cervejaria Bierbaum e os licores produzidos na região. A melhor época do ano para visitar a cidade de Treze Tílias é o Natal, quando a decoração com luzes e papais noéis encantam os turistas.
Onde se hospedar? Uma das melhores acomodações no município é o hotel Treze Tilias Park. Com arquitetura em estilo alpino, apresentações de dança, show de música ao vivo, o hotel também conta com uma cervejaria própria.
Conde, Paraíba
O município da região metropolitana de João Pessoa, Conde, é uma das atrações do estado do Paraíba. O lugar reúne praias lindas com muitas falésias, vegetação nativa e água cristalina. Quase todas são desertas, o que aumenta ainda mais a sensação de exclusividade.
De acordo com a prefeitura de Conde, você não pode passar pela cidade sem conhecer os seguintes pontos:
- Praça do Mar – Jacumã;
- Mirante da Barra – Barra de Gramame;
- Mirante de Tabatinga – Tabatinga;
- Mirante Dedo de Deus – Coqueirinho;
- Castelo da Princesa – Coqueirinho;
- Casa de Taipa – Sítio Tambaba;
- Casa do Doce – Sítio Tambaba*
*A praia de Tamababa foi a primeira do Nordeste a ganhar o título de praia naturalista. É considerada também uma das mais limpas da Paraíba.
Leia também: O essencial de João Pessoa - 8 atrações turísticas da cidade
Onde se hospedar? O Trivago indica o hotel Nord Luxxor Tabatinga como a hospedagem de melhor custo-benefício da cidade. O local tem piscina ao ar livre e salão de jogos.
Serrinha do Alambari, Rio de Janeiro
A área de proteção ambiental da Serrinha do Alambari é um parque nacional perfeito para quem curte aventura e ecoturismo. Localizado no município de Resende, no Rio de Janeiro, o lugar oferece muitas cachoeiras e piscinas naturais aos visitantes.
Para fazer trilhas pelo parque você precisa pagar uma taxa de entrada pelo Camping Clube do Brasil e poderá desfrutar também o Poço das Esmeraldas e o Poço do Céu.
Onde se hospedar? A cidade de Penedo fica a 10 minutos da Serrinha do Alambari e é onde estão as melhores acomodações. A dica da reportagem é se hospedar no Aconchegos Ile de France que tem quartos equipados com hidromassagem e chalés espaçosos.
Leia também: Mitos e verdades sobre 4 destinos turísticos no mundo
O que achou dos cinco destinos diferentes da Trivago para você curtir nas próximas férias ou durante um feriado ainda em 2019? Comente se já conheceu algum desses locais.