Não são todos os turistas que sabem, mas Campos do Jordão também é sinônimo de alta gastronomia. O grupo Cozinha da Montanha, formado pelos restaurantes locais, lança a cada estação uma temporada gastronômicas com novas receitas que valorizam os produtos típicos da Serra da Mantiqueira.  

Leia também: 5 motivos para visitar Campos do Jordão no mês de março

Campos do Jordão se concentra na inovação da alta gastronomia, com pratos que valorizam ingredientes regionais
Reprodução/Instagram/turismopaulista
Campos do Jordão se concentra na inovação da alta gastronomia, com pratos que valorizam ingredientes regionais

Sendo assim, esse grupo acaba usando a alta gastronomia como um atrativo turístico de Campos do Jordão . O grupo Cozinha da Montanh a promove a Temporada Gastronômica do Pinhão , com restaurantes associados que assumem o compromisso de desenvolver pratos únicos tendo a semente do pinheiro como principal ingrediente.

“Não há como provar esses pratos fora da cidade. Eles são únicos e servidos somente durante a temporada, que funciona como um laboratório. Os de maior sucesso acabam sendo incorporados ao menu e podem ser saboreados o ano inteiro”, explica Luis Fernando Peretti, presidente do grupo Cozinha da Montanha. 

“Este é o objetivo: valorizar o produto regional criando pratos com a marca de Campos do Jordão”, completa Luis Fernando. As temporadas gastronômicas têm conseguido conquistar o público a cada ano. Com a temporada do Pinhão, a expectativa é aumentar em 10% o movimento nos restaurantes.

A temporada gastronômica é apontada como uma disputa saudável, e não como uma competição. Os estabelecimentos participantes podem ser identificados facilmente com banners no hall de entrada e pelas redes sociais. São 23 restaurantes credenciados.

Pratos e restaurantes da alta gastronomia de Campos do Jordão

A salada do Sans Souci Bistro é famosa dentre os pratos de Campos do Jordão
Divulgação
A salada do Sans Souci Bistro é famosa dentre os pratos de Campos do Jordão


Para te ajudar a planejar um bom roteiro gastronômico pela cidade, listamos alguns pratos e restaurantes que vale a pena conhecer.

Uma das grande atrações da região é um crepe recheado com creme de avelã coberto por um sorvete feito de pinhão, acompanhado por pé de moleque feito de pinhão. A receita pode ser apreciada no Villa Gourmet, em Capivari.

Outra dica para curtir a alta gastronomia local é o Pennacchi, um dos restaurantes do hotel Toriba. Nele, é válido provar o ceviche de truta com manga e pimenta dedo de moça, a polenta com ragu de linguiça toriba e o tournedor Tagliateri.

Leia também: 12 fotos que vão te convencer a desbravar a Serra da Mantiqueira

O Tournedor tagliateri é um prato muito famoso da gastronomia de Campos do Jordão
Divulgação
O Tournedor tagliateri é um prato muito famoso da gastronomia de Campos do Jordão


Conhecer o envelope de salmão recheado com pinhão criado pelo restaurante Charpentier, que pertence ao Hotel Frontenac, também é recomendável aos turistas. Também é interessante provar o Palmito Assado ao Pesto de Pinhão, oferecido pelo restaurante La Gália.

A truta, peixe característico da montanha, com acompanhamento feito de pinhão, azeite e batatas, é a aposta do Restaurante Capivari – outra dica para quem visita a cidade.

O Vila Inglesa, do chef Robinson Junior, se destaca pelo lambari de horta com conserva de cogumelos e gel de beterraba, o agnelote de açafrão com ora-pro-nóbis salteado em confit de tomate cereja e o tournedo ao funghi secchi com Alligot da Montanha, inspirado numa receita clássica francesa.

O lambari de horta é um dos pratos da alta gastronomia disponível em Campos do Jordão
Divulgação
O lambari de horta é um dos pratos da alta gastronomia disponível em Campos do Jordão


O Sans Souci Bistro nasceu como uma confeitaria e hoje também funciona um bistrô. O café da tarde é muito requisitado, principalmente aos sábados onde um pianista toca das 16h às 19h. O mousse de chocolate com compota de frutas vermelhas e a truta servida no restaurante com purê de batata doce não podem ficar de fora da visita.

No Toribinha Bar & Fondue, a sugestão é o Croquete de Javali com Pinhão, um prato exótico e regional. O restaurante foi eleito o melhor para ir a dois na Mantiqueira.

Outra dica é o Sabor Chocolate, que desenvolveu um bombom feito ao creme e com vários pedaços de pinhão na receita, uma sobremesa que representa a Serra da Mantiqueira.

Leia também:  As 10 melhores cidades do mundo para amantes de gastronomia

Temporadas gastronômicas

O fondue é o prato que mais atrai os turistas para Campos do Jordão, durante a temporada de inverno
shutterstock
O fondue é o prato que mais atrai os turistas para Campos do Jordão, durante a temporada de inverno

Com a chegada do inverno, as especialidades da estação mais fria do ano tornam-se protagonistas. É o caso do fondue, por exemplo, que atrai muitos turistas para Campos. Já em setembro, a estação das flores também traz o período das cervejas artesanais, outra marca registrada da cidade em questão.

Em dezembro, junto com o verão, começa a temporada das frutas vermelhas (como amoras, framboesas e mirtilos) muito cultivadas nos rincões da Mantiqueira, onde encontram condições ideais para se desenvolver. A truta também se adaptou às águas frias de Campos do Jordão . Não por acaso, o peixe é o protagonista da alta gastronomia em janeiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!