As festas juninas no Nordeste não conquistaram apenas os nordestinos, mas também turistas outras regiões do Brasil e até mesmo de outros países. Os eventos que ocorrem em diversos lugares ao redor do País promovem uma verdadeira imersão na cultura brasileira e têm extrema importância em nossa história.

As festas juninas no Nordeste conquistam tanto turistas de diversas regiões do Brasil como também de outros países
shutterstock
As festas juninas no Nordeste conquistam tanto turistas de diversas regiões do Brasil como também de outros países

Conforme ressalta Fernando Palacios, pioneiro do Storytelling no Brasil e professor da ESPM, as festas juninas no Nordeste são, realmente, um grande sucesso. “A influência é dos portugueses. Foram eles que trouxeram essas festas para o País. Como a colonização começou pelo Nordeste, as festividades já chegaram logo por lá”, afirma.

Em relação às origens das festas juninas , no começo, era um evento pagão, comemorado em vários pontos do mundo, muito anterior ao catolicismo. Com o passar dos anos, a festa passou a ser incorporada pela Igreja Católica. “Sempre foi uma comemoração histórica muito forte em várias regiões”, diz Palacios.

Ao longo do tempo, a festa foi ganhando características da cultura brasileira e se tornou o que é hoje, com muita animação e comidas características, capaz de encantar públicos de diferentes idades. “É muito inclusiva. É para a família toda. É esperada por muitas pessoas durante o ano e, para algumas, supera até o próprio Natal”, aponta o professor da ESPM.

Com a chegada do mês de junho, é a hora de aproveitar tudo de melhor que os  festejos juninos  oferecem. Para isso, separamos os eventos que prometem agitar o Nordeste. Por lá, vão rolar muitos shows com renomados artistas e diversas atrações regionais. Confira as programações!

1. São João de Campina Grande (Paraíba)

Imagem, divulgada no Instagram oficial do São João de Campina Grande, mostra as preparações para a edição de 2019
Reprodução/Instagram/saojoaodecampinagrande
Imagem, divulgada no Instagram oficial do São João de Campina Grande, mostra as preparações para a edição de 2019

A edição de 2019 do São João de Campina Grande, conhecido como “O Maior São João do Mundo”, na Paraíba, está repleta de atrações. Neste ano, a festa começa no dia 7 de junho e acaba em 7 de julho. As apresentações musicais acontecem no Parque do Povo, que sedia o evento desde 1983.

No dia de abertura, os visitantes vão poder conferir os shows de Ivete Sangalo, Os 3 do Nordeste, Genival Lacerda, Biliu de Campina e até de um grupo folclórico. Ao longo dos dias, outros artistas se apresentam: Léo Santana, Xand Avião, Joelma, Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Cleber e Cauan, Mano Walter, Márcia Felipe, Wesley Safadão e muitos outros.

O encerramento ficará por conta de Marília Mendonça, Niedson Lua, Maria Clara, Tony Dumond e mais uma apresentação folclórica. Gabriel Diniz, que morreu no mês passado , era um dos participantes do evento, no qual já se apresentava há seis anos. Por conta disso, a organizadora diz que deve começar a planejar homenagens ao cantor durante a festa junina.

Para quem é fã de forró, a programação conta com o “Forró nos trilhos”, que leva os turistas da Estação Velha, em Campina Grande, até o distrito de Galante. O trajeto de 12 km de extensão é feito em uma locomotiva totalmente decorada e conta com um trio de forrozeiros em cada vagão. Cada trecho da viagem dura, em média, uma hora e meia.

Na chegada a Galante, os passageiros são recebidos pelas quadrilhas juninas e são convidados para dançar o autêntico forró pé-de-serra, além de experimentar pratos típicos da região. As viagens, que contam com várias paisagens  rurais pelo caminho, acontecem nos dias 08, 09, 15, 16, 22, 23,29 e 30 de junho. Os ingressos podem ser comprados online.

Mais informações: https://saojoaodecampinagrande.com.br

2. São João de Caruaru (Pernambuco)

Foto mostra um pouco da festa que vai rolar na edição deste ano em São João de Caruaru, que acontece de 1 a 30 de junho
Janaína Pepeu
Foto mostra um pouco da festa que vai rolar na edição deste ano em São João de Caruaru, que acontece de 1 a 30 de junho

Em Pernambuco, a São João de Caruaru também diverte todos os turistas que vão estar por lá . As festividades começam no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga no dia 1º de junho e vão até o dia 30 do mesmo mês. A abertura terá as apresentações de Mano Walter, Elba Ramalho e a Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Vieira.

A festa ainda conta com a participação de Cavaleiros do Forró, Batista Lima, Lucas Costa, Marília Mendonça, Bell Marques, Luan Estilizado, Xandy Avião, Alok, Zé Neto e Cristiano, Gustavo Mioto, Bruno e Marrone e muitos outros artistas. Sebatião Biano e Marlene do Forró estão entre os artistas homenageados.

No Polo Alto do Moura, que acontece durante o São João 2019 de Caruaru de 1º a 30 de junho, os shows vão colocar os visitantes para dançar. Trio Remelexo, Marcos Diskarado, Jucélio Vilela, Trio Expressinho do Forró, Capim Com Mel, Helton Lima e Geraldo Cardoso estão entre as atrações.

Mais informações: https://caruaru.pe.gov.br/programacao-sao-joao/

3. Forró Caju (Aracaju)

O cantor Felipe Araujo é a primeira atração confirmada para a edição deste ano do Forró Caju; programação sai até dia 12
Reprodução/Instagram/forrocaju_se
O cantor Felipe Araujo é a primeira atração confirmada para a edição deste ano do Forró Caju; programação sai até dia 12

Neste ano, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, informa que, apesar das dificuldades, a festa Forró Caju será realizada nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, na Praça dos Mercados Centrais. Até o momento, somente o cantor Felipe Araujo foi confirmado. A programação completa será divulgada até o dia 12 de junho.

Mais informações:  https://www.aracaju.se.gov.br

4. Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

Cena do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que acontece de 13 a 28 de junho, no Mossoró Cidade Junina
Reprodução/mossorocidadejunina
Cena do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que acontece de 13 a 28 de junho, no Mossoró Cidade Junina

A Mossoró Cidade Junina, no Rio Grande do Norte, é uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste. O evento acontece de 8 de junho e vai até 30 do mesmo mês. Na abertura, os visitantes vão poder conferir os shows de Saia Rodada, Renno e atrações locais no “Pingo da Mei Dia”.

No total, são quatro trios e 12 atrações. A largada do mais cultural São João do País será pontualmente ao meio dia. Para a edição 2019, artistas locais e regionais prometem levar multidão ao Corredor Cultural.Além deles, Wesley Safadão, Lagosta Bronzeada, Israel Novaes, Fagner, Alceu Valença, Cavaleiros do Forró e Naiara Azevedo e também agitam o público.

Entre os dias 13 e 28 de junho, os turistas podem conferir o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, adaptado do texto original do poeta potiguar e escritor Tarcísio Gurgel, que conta na história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade. Atores, bailarinas, cantores atiradores do Tiro de Guerra, músicos e muitos profissionais locais participam de toda a narrativa.

Mais informações:  http://mossorocidadejunina.hospedagemdesites.ws/

5. São João do Maranhão (São Luís)

A programação oficial do São João do Maranhão ainda não foi divulgada, mas sairá em breve no site do Governo
Divulgação/Governo do Maranhão
A programação oficial do São João do Maranhão ainda não foi divulgada, mas sairá em breve no site do Governo

Para finalizar a lista de festas juninas no Nordeste , de 19 a 30 de junho, acontece a festa São João do Maranhão, em São Luís. As apresentações ocorrem nos arraiais oficiais no Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão, além dos Vivas nos bairros. A programação oficial ainda não foi divulgada, mas sairá em breve no site:  http://www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!