Tamanho do texto

A capital do Paraná conta com várias atrações de interesse cultural, histórico e gastronômico. Veja como explorar Curitiba durante um feriado prolongado

Feriado prolongado vem logo aí e bate aquela vontade de viajar. E um destino ideal para uma viagem de três dias é Curitiba, capital do Paraná. O que não faltam são lugares para conhecer em Curitiba e aproveitar ao máximo a folga. 

Vista do Jardim Botânico de Curitiba
Divulgação
O Jardim Botânico é um dos pontos obrigatórios quando o assunto é lugares para conhecer em Curitiba

Leia também: Dicas de passeios para curtir três dias em Porto de Galinhas

Entre os  lugares para conhecer em Curitiba  estão pontos turísticos, bons restaurantes e locais que transbordam cultura. 

“O turista visita Curitiba pelo conjunto de atrações: parques, museus, opções culturais, gastronomia. Os parques são, em sua maioria, contemplativos. Mas, existem atrações na cidade, em sua maior parte gratuitas, nas quais o turista pode vivenciar a experiência assim como os curitibanos”, afirma Adriane Vortolin, gerente de turismo do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Além disso, o destino é bem democrático. "É um local que reúne todas as faixas etárias, todas as classes sociais e gêneros. Lá você se depara com muitos casais, famílias e muitas pessoas que foram a trabalho e aproveitam as horas vagas para conhecer um pouco da região”, comenta Talita Souza, analista comercial da agência de viagens Viajanet.

Para curtir tudo isso, o visitante pode usar e abusar do transporte público, considerado um dos mais eficientes do Brasil, ou alugar um carro, segundo Talita. 

Lugares para conhecer em Curitiba

  1. Ópera de Arame
  2. Torre Panorâmica
  3. Parque Tanguá
  4. Praça do Japão
  5. Largo da Ordem
  6. Memorial Ucraniano
  7. Bosque do Papa João Paulo II
  8. Bosque Alemão
  9. Jardim Botânico
  10. Curitiba Antique Car
  11. Praça Espanha
  12. Museu Oscar Niemeyer
  13. Centro Histórico
  14. Hard Rock Café
  15. Parque Barigui
Ópera de Arame, em Curitiba
shutterstock
Famoso cartão-postal da cidade, a Ópera de Arame é um dos lugares para conhecer em Curitiba que mais valem a pena

É hora de explorar a cidade, que conta com alguns cartões postais bem conhecidos, com  o Jardim Botânico e o teatro Ópera de Arame, famoso por sua estrutura tubular e teto transparente. 

A Rua das Flores é outro lugar marcante da capital paranaese. Destaca-se pelo número expressivo de restaurantes, lojas e cafés, além de prédios históricos, artistas de rua e bancas de flores (o que gerou o nome da rua).

Falando em rua, vale também um passeio pela Rua 24 horas, localizada no centro de Curitiba, por um simples motivo: ela não para nunca. Inaugurada em 1991, foi a primeira rua do país a funcionar neste modelo. Além de bares e restaurantes para quem gosta mais de sair à noite, a rua também chama atenção por sua arquitetura, com seus 32 arcos de metal revestidos de vidro.

Entrada para o bairro de Santa Felicidade
shutterstock
Um dos lugares para conhecer em Curitiba é Santa Felicidade, bairro mais italiano da cidade, que conta com várias cantinas

Se a ideia é comer bem, uma opção é explorar Santa Felicidade, bairro mais italiano da cidade, repleto de cantinas. O bairro conta com outros locais que valem a pena conhecer, como a Igreja de São Judas Tadeu e o Curitiba Antique Car, espaço dedicado aos apaixonados por carros.

Outro bairro de destaque é o Batel, onde há a Praça Espanha, ponto de encontro de crianças, adultos e jovens, que abriga uma feira de antiguidades aos finais de semana.

Praça Japão, em Curitiba
shutterstock
Um dos lugares para conhecer em Curitiba é a Praça Japão, que foi construída em homenagem aos imigrantes japoneses

A praça do Japão, inspirada nos Jardins orientais, e o Hard Rock Café, único restaurante da famosa cadeia no Brasil, também fazem parte do bairro. A Avenida do Batel e a Avenida Vicente Machado farão a alegria de quem procura bares e lojas sofisticadas.

Leia também: Dicas de passeios para curtir três dias em Porto de Galinhas

Para os turistas que gostam de conhecer parques e praças, Curitiba é um prato cheio. A cidade conta com o Parque Barigui, que é um dos mais visitados, e fica bem no centro. Já no Parque Tingui, onde fica o Memorial Ucraniano, o visitante pode aproveitar a paisagem e ampliar os conhecimentos culturais. Já o Parque Tanguá é um passeio obrigatório.

"Com inúmeras opções de lazer, Curitiba, é conhecida como a capital brasileira com a maior concentração de parques no Brasil. A gastronomia é atrativo e muito conhecida com destaque nos risotos e carnes e é um local tranquilo com bastante natureza", Talita comenta.

O que fazer em três dias em Curitiba

Jardim botânico
shutterstock
Um dos principais parques da cidade de Curitiba é o Parque Tanguá, localizado na região Norte da cidade em questão

São muitos os lugares para conhecer em Curitiba, mas planejando bem a viagem é possível conhecer boa parte deles em três dias na cidade. E para começar, uma sugestão é aproveitar o passeio da Linha Turismo, que percorre os  pontos turísticos de Curitiba .

“Inicialmente, foi criado como linha Pro Parque - de um ponto central, o ônibus levava a população para aproveitar os parques. Anos depois, já com novos pontos de interesse e a cidade recebendo cada vez mais turistas, foi transformada na Linha Turismo”, explica Adriane.

Além disso, seu roteiro pode ser dividido da seguinte maneira:

  • Dia 1

Na parte da manhã, é válido se conectar com a natureza, por meio de lugares mais frescos e cheios de verde como o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e o Memorial Ucraniano. Assim, é possível passar uma manhã imersa em tranquilidade na cidade.

Para o almoço, vale conhecer uma das cantinas de Santa Felicidade. 

Bosque
shutterstock
O Bosque do Papa João Paulo II sedia o Memorial da Imigração Polonesa e é um dos mais importantes parques de Curitiba

Durante a tarde, o turista pode aproveitar para ampliar os conhecimentos no Bosque do Papa e, posteriormente, no Museu Oscar Niemeyer. Para fechar o primeiro dia, é válido conhecer alguns bares da Rua Itupava.

  • Dia 2

A ideia é aproveitar a manhã na Rua das Flores. Depois, o almoço pode ser feito no restaurante Opera Arte. De lá, dá para esticar e passar a tarde curtindo a programação musical na Ópera de Arame.

Se depois ainda houver pique, os viajantes podem aproveitar os bares da Avenida Batel.

  • Dia 3

A manhã do último dia do roteiro por Curitiba inclui um passeio na Feirinha do Largo da Ordem. São 1.300 artesãos expondo seus trabalhos por lá. O turista ainda pode aproveitar para conhecer o Centro Histórico, uma vez que a feirinha percorre os principais casarões.

Se a fome apertar, há também opções de bares e restaurantes abertos durante o horário da feira de artesanato, que vai até às 14h.

Torre Panorâmica
shutterstock
A Torre Panorâmica de Curitiba, também conhecida como Torre da Telepar ou Torre das Mercês, é um dos pontos turísticos

A Torre Panorâmica, um dos maiores pontos turísticos de Curitiba, que permite reconhecer por meio de seu mirante o planejamento urbano da cidade, também pode ser visitada em seguida.

Leia também: O que fazer em Jundiaí? Veja roteiro de 3 dias para curtir a região

Uma parada a mais na viagem

Outra opção é ir além dos lugares para conhecer em Curitiba  citados até aqui e conferir o litoral. “O passeio dura quatro horas, com lindas paisagens da Serra do Mar. Para isso, é necessário reservar um dia todo. O desembarque do trem acontece em Morretes e lá será possível saborear o famoso prato típico, o barreado, ou frutos do mar”, destaca Adriane.