Feriado prolongado vem logo aí e bate aquela vontade de viajar. E um destino ideal para uma viagem de três dias é Curitiba, capital do Paraná. O que não faltam são lugares para conhecer em Curitiba e aproveitar ao máximo a folga.
Leia também: Dicas de passeios para curtir três dias em Porto de Galinhas
Entre os lugares para conhecer em Curitiba estão pontos turísticos, bons restaurantes e locais que transbordam cultura.
“O turista visita Curitiba pelo conjunto de atrações: parques, museus, opções culturais, gastronomia. Os parques são, em sua maioria, contemplativos. Mas, existem atrações na cidade, em sua maior parte gratuitas, nas quais o turista pode vivenciar a experiência assim como os curitibanos”, afirma Adriane Vortolin, gerente de turismo do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
Além disso, o destino é bem democrático. "É um local que reúne todas as faixas etárias, todas as classes sociais e gêneros. Lá você se depara com muitos casais, famílias e muitas pessoas que foram a trabalho e aproveitam as horas vagas para conhecer um pouco da região”, comenta Talita Souza, analista comercial da agência de viagens Viajanet.
Para curtir tudo isso, o visitante pode usar e abusar do transporte público, considerado um dos mais eficientes do Brasil, ou alugar um carro, segundo Talita.
Lugares para conhecer em Curitiba
- Ópera de Arame
- Torre Panorâmica
- Parque Tanguá
- Praça do Japão
- Largo da Ordem
- Memorial Ucraniano
- Bosque do Papa João Paulo II
- Bosque Alemão
- Jardim Botânico
- Curitiba Antique Car
- Praça Espanha
- Museu Oscar Niemeyer
- Centro Histórico
- Hard Rock Café
- Parque Barigui
É hora de explorar a cidade, que conta com alguns cartões postais bem conhecidos, com o Jardim Botânico e o teatro Ópera de Arame, famoso por sua estrutura tubular e teto transparente.
A Rua das Flores é outro lugar marcante da capital paranaese. Destaca-se pelo número expressivo de restaurantes, lojas e cafés, além de prédios históricos, artistas de rua e bancas de flores (o que gerou o nome da rua).
Falando em rua, vale também um passeio pela Rua 24 horas, localizada no centro de Curitiba, por um simples motivo: ela não para nunca. Inaugurada em 1991, foi a primeira rua do país a funcionar neste modelo. Além de bares e restaurantes para quem gosta mais de sair à noite, a rua também chama atenção por sua arquitetura, com seus 32 arcos de metal revestidos de vidro.
Se a ideia é comer bem, uma opção é explorar Santa Felicidade, bairro mais italiano da cidade, repleto de cantinas. O bairro conta com outros locais que valem a pena conhecer, como a Igreja de São Judas Tadeu e o Curitiba Antique Car, espaço dedicado aos apaixonados por carros.
Outro bairro de destaque é o Batel, onde há a Praça Espanha, ponto de encontro de crianças, adultos e jovens, que abriga uma feira de antiguidades aos finais de semana.
A praça do Japão, inspirada nos Jardins orientais, e o Hard Rock Café, único restaurante da famosa cadeia no Brasil, também fazem parte do bairro. A Avenida do Batel e a Avenida Vicente Machado farão a alegria de quem procura bares e lojas sofisticadas.
Leia também: Dicas de passeios para curtir três dias em Porto de Galinhas
Para os turistas que gostam de conhecer parques e praças, Curitiba é um prato cheio. A cidade conta com o Parque Barigui, que é um dos mais visitados, e fica bem no centro. Já no Parque Tingui, onde fica o Memorial Ucraniano, o visitante pode aproveitar a paisagem e ampliar os conhecimentos culturais. Já o Parque Tanguá é um passeio obrigatório.
"Com inúmeras opções de lazer, Curitiba, é conhecida como a capital brasileira com a maior concentração de parques no Brasil. A gastronomia é atrativo e muito conhecida com destaque nos risotos e carnes e é um local tranquilo com bastante natureza", Talita comenta.
O que fazer em três dias em Curitiba
São muitos os lugares para conhecer em Curitiba, mas planejando bem a viagem é possível conhecer boa parte deles em três dias na cidade. E para começar, uma sugestão é aproveitar o passeio da Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos de Curitiba .
“Inicialmente, foi criado como linha Pro Parque - de um ponto central, o ônibus levava a população para aproveitar os parques. Anos depois, já com novos pontos de interesse e a cidade recebendo cada vez mais turistas, foi transformada na Linha Turismo”, explica Adriane.
Além disso, seu roteiro pode ser dividido da seguinte maneira:
- Dia 1
Na parte da manhã, é válido se conectar com a natureza, por meio de lugares mais frescos e cheios de verde como o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e o Memorial Ucraniano. Assim, é possível passar uma manhã imersa em tranquilidade na cidade.
Para o almoço, vale conhecer uma das cantinas de Santa Felicidade.
Durante a tarde, o turista pode aproveitar para ampliar os conhecimentos no Bosque do Papa e, posteriormente, no Museu Oscar Niemeyer. Para fechar o primeiro dia, é válido conhecer alguns bares da Rua Itupava.
- Dia 2
A ideia é aproveitar a manhã na Rua das Flores. Depois, o almoço pode ser feito no restaurante Opera Arte. De lá, dá para esticar e passar a tarde curtindo a programação musical na Ópera de Arame.
Se depois ainda houver pique, os viajantes podem aproveitar os bares da Avenida Batel.
- Dia 3
A manhã do último dia do roteiro por Curitiba inclui um passeio na Feirinha do Largo da Ordem. São 1.300 artesãos expondo seus trabalhos por lá. O turista ainda pode aproveitar para conhecer o Centro Histórico, uma vez que a feirinha percorre os principais casarões.
Se a fome apertar, há também opções de bares e restaurantes abertos durante o horário da feira de artesanato, que vai até às 14h.
A Torre Panorâmica, um dos maiores pontos turísticos de Curitiba, que permite reconhecer por meio de seu mirante o planejamento urbano da cidade, também pode ser visitada em seguida.
Leia também: O que fazer em Jundiaí? Veja roteiro de 3 dias para curtir a região
Uma parada a mais na viagem
Outra opção é ir além dos lugares para conhecer em Curitiba citados até aqui e conferir o litoral. “O passeio dura quatro horas, com lindas paisagens da Serra do Mar. Para isso, é necessário reservar um dia todo. O desembarque do trem acontece em Morretes e lá será possível saborear o famoso prato típico, o barreado, ou frutos do mar”, destaca Adriane.