Na cidade de São Paulo , tanto quem quer curtir como quem quer fugir do calor está com sorte. A principal metrópole sul-americana oferece inúmeras atividades de verão para você se refrescar a sós ou com a família, indo de um dia nas piscinas públicas a um passeio nos parques estaduais.
Assim, é possível encontrar atividades de verão para todos os gostos sem ter medo das altas temperaturas que os meses de dezembro a março trazem para a vida dos paulistanos. E é nesta lista que você descobrirá 7 lugares por toda a capital que te darão algo para fazer durante essa temporada "extra-quente" do ano.
Atividades de verão para aproveitar o calor sem sair de SP
- Parque do Ibirapuera
- Represa de Guarapiranga e Parque Ecológico do Guarapiranga
- Unidades do Sesc
- Parque Estadual do Jaraguá
- Clubes Escola
- CEUs
- Parque Ecológico do Tietê
1. Parque do Ibirapuera
Localizado na Zona Sul, o Parque do Ibirapuera é um dos mais famosos da cidade de São Paulo , inaugurado em 1954 para celebrar os 400 anos da cidade. Lá, você vai encontrar um pouco de tudo para fazer.
Se quiser apenas fazer um piquenique entre as árvores ou à beira dos lagos artificiais com a família, os 158 hectares do parque estarão à sua disposição. Caso seja mais chegado em atividades físicas, não se preocupe: com 13 quadras iluminadas, ginásio, pistas de corrida e ciclovias, o "Ibira" tem muito a oferecer.
Atividades culturais também são uma possibilidade por lá. Como lembra o site oficial do governo do estado de São Paulo, o Parque do Ibirapuera abriga museus, como a OCA, o Museu da Aeronáutica e o Museu do Folclore, além do prédio da Bienal, o planetário de São Paulo e áreas abertas para shows.
Tudo isso em uma área verde, na qual o clima costuma ser mais ameno se comparado ao restante da capital
2. Represa de Guarapiranga e Parque Ecológico do Guarapiranga
Mas talvez um parque no meio da cidade não seja do seu agrado. No verão, sair um pouco da bolha de calor do centro da capital paulista às vezes requer buscar por locais nos arredores da cidade.
É exatamente isso que você pode encontrar na Represa de Guarapiranga e no seu Parque Ecológico. Juntos, eles proporcionam atividades de verão que vão do iatismo aos esportes de quadra e de campo, passando por banhos de sol nas praias da represa e até mesmo pela pesca esportiva.
3. Unidades do Sesc
As unidades do Sesc oferecem piscinas e diversas atividades esportivas, culturais e recreativas para refrescar a população de São Paulo. Mas tem um detalhe: é preciso ser credenciado para frequentar as piscinas.
Para isso, segundo o site oficial do Sesc, você precisará da Credencial Plena, acessível para profissionais (estagiários ou de carteira assinada) do ramo de comércio ou serviços, como funcionários de lojas, de veículos de comunicação ou do ramo de hotelaria e turismo. Depois, ainda é preciso realizar um exame dermatológico, válido por seis meses.
Entretanto, há diversas atividades no Sesc abertas ao público no geral e que são a cara do verão. Um destaque vai para o Sesc Interlagos, que sediará, até o dia 3 de março de 2019, o evento Jogos na Praia, com jogos como vôlei de praia, futvôlei e frisbee. O evento acontece de quarta a domingo.
4. Parque Estadual do Jaraguá
Voltando à natureza, uma visita às reservas naturais é garantia de refresco. Ainda mais quando se pode fazer uma trilha até o topo do pico mais alto de São Paulo, como é o caso do Parque Estadual do Jaraguá.
Dessa forma, você poderá não só fugir do calor com a brisa do Pico do Jaraguá, como também terá a oportunidade de desfrutar da vista de um dos principais mirantes da cidade de São Paulo , e ver de perto a fauna e a flora nativas da região sudeste do país.
5. Clubes Escola/Centros Esportivos
Esses clubes públicos estão distribuídos por toda a capital, e proporcionam acesso gratuito a piscinas para quem está procurando uma maneira de se refrescar sem ter que correr para um clube restrito ou para uma represa afastada.
Alguns exemplos são o Clube Escola Ibirapuera, que fica próximo ao Parque, o Clube Escola Lapa ou o Clube Escola Vila Manchester. As piscinas deles ficam abertas de terça a domingo, das 9h às 17h, mas para acessá-los é preciso fazer um cadastro junto à prefeitura.
Para isso, segundo o site da prefeitura da capital, basta levar um comprovante de residência, o RG e duas fotos 3x4 ao local que irá frequentar para fazer sua carteirinha.
Outros lugares com piscinas públicas acessíveis a toda a população são o Estádio do Pacaembu (para o cadastro lá você precisará de uma cópia do RG, uma cópia do comprovante de residência e uma foto 2x2) e o Clube Piratininga - no qual o acesso para um dia todo para adultos custa R$50, e para as crianças de 3 a 14 anos custa R$20.
6. CEUs (Centros Educacionais Unificados)
Ainda na pegada de piscinas públicas, durante os finais de semana vários CEUs abrem suas portas para os moradores da região passarem um tempo com a família à beira d'água.
É preciso, porém, se cadastrar no local para obter a carteirinha de acesso, lembrando que o horário de funcionamento muda de unidade para unidade. Para garantir a sua carteirinha, basta levar um comprovante de residência e uma foto 3x4.
7. Parque Ecológico do Tietê
Com 1400 hectares em plena Zona Leste de São Paulo, o Parque Ecológico do Tietê é mais uma opção nessa lista. Ele foi criado em 1982 para preservar a fauna e a flora de um dos principais rios da cidade, e junto com isso proporciona várias atividades para os habitantes da capital.
Segundo o site oficial da prefeitura, são mais de 330 mil visitantes todo mês que vão lá para aproveitarem um tempo na sombra das árvores ou então participarem dos eventos culturais, educacionais e esportivos que são realizados no parque.
Leia também: 8 lugares perfeitos para se fazer um piquenique em São Paulo
Além dessas atividades de verão , é possível também visitar atrações como o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural e até um centro com mais de 2 mil espécies de animais silvestres doados ou apreendidos. Portanto, se você quer variedade para fugir do calor, não precisa mais fazer as malas: basta pegar a família e dar uma volta pela cidade de São Paulo.