Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro formado por diversas ilhas e ilhotas que faz sucesso entre os turistas nacionais e internacionais. E não é para menos, esse paraíso localizado no estado do Pernambuco tem uma beleza natural que impressiona e lindas praias que vem atraindo cada vez mais viajantes, além de há tempos ser o  destino queridinho de diversos famosos .  

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro oferece lindas paisagens e praias com restrição de pessoas
shutterstock
Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro oferece lindas paisagens e praias com restrição de pessoas


Fernando de Noronha sempre foi um dos destinos mais cobiçados do Brasil, antes mesmo dessa exposição através das redes sociais das celebridades mostrando que estão por lá. A relação da ilha com eventos naturais – a origem vulcânica e as construções dos tempos da guerra – também tornam esse lugar único”, afirma Gelson Walker, diretor da Tô Indo Viagens.

O destino, que possui uma natureza super preservada, conta com uma boa infraestrutura. “Há uma grande concentração de pousadas que são reconhecidas pela qualidade e pelos serviços diferenciados”, diz o profissional. Além disso, outra coisa que chama a atenção é que o local recebe um número limitado de turistas, e isso faz com que o ambiente ganhe um ar privativo e discreto.

As melhores praias de Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha é o destino preferido de diversos famosos, como Giovana Ewbank (foto) e Bruno Gagliasso, que comandam uma pousada no local. Ela costuma postar fotos em cenários paradisíacos de Noronha em seu Instagram
Reprodução/Instagram/@gio_ewbank
Em Fernando de Noronha é o destino preferido de diversos famosos, como Giovana Ewbank (foto) e Bruno Gagliasso, que comandam uma pousada no local. Ela costuma postar fotos em cenários paradisíacos de Noronha em seu Instagram


Em Fernando de Noronha, há uma parte da costa chamada Mar de Dentro. Gelson explica que essa região fica na própria ilha, porém alguns pontos só podem ser acessados de barco. A outra parte da costa é chamada de Mar de Fora.

“Na primeira opção, as águas são mais calmas e há 10 opções de praias e quatro baías. A Baía do Sancho é considerada a praia mais bonita do país", afirma o profissional. Ele diz ainda que é possível chegar ao local de barco ou fazendo uma escala ou ainda por uma escada encravada dentro de uma rocha”, afirma o profissional.

Já entre as baías, a mais famosa é a dos Golfinhos. Gelson alerta que não é possível se aproximar da água e é importante respeitar a sinalização, porque essa área é destinada à observação desse animal marinho.

Na parte de Mar de Fora, o destaque é a Praia da Atalaia. “É uma praia onde só 30 pessoas podem ficar na faixa de areia – o volume controlado pelo Ibama –, conta com uma piscina de intensa vida marinha e o turista pode aproveitar a calmaria do local”, comenta o especialista.

Leia também: Praias para um bate e volta saindo de SP: veja o que Maresias tem para você

Mais atrações em Noronha

Fernando de Noronha ainda conta com passeios para aventureiros, como trilhas e caminhadas  e mais.  Na foto, divulgada em seu Instagram, a top Izabel Goulart mostra que é adepta do mergulho nas águas cristalinas do destino
Reprodução/Instagram/@izabelgoulart
Fernando de Noronha ainda conta com passeios para aventureiros, como trilhas e caminhadas e mais. Na foto, divulgada em seu Instagram, a top Izabel Goulart mostra que é adepta do mergulho nas águas cristalinas do destino


O principal atrativo do arquipélago, sem dúvidas, são as praias, mas há outras opções de atividades que vão além dos tradicionais banhos de sol e mar. “Por lá, é possível fazer trilhas, mergulhos e passeios de barco. Há também uma caminhada pelos pontos turísticos e históricos, um programa para quem quer algo diferente. Durante a noite, há lugares com música ao vivo que mantém aquele clima de praia”, fala Gelson.

Como todo destino praiano, a melhor época para visitar Fernando de Noronha é no verão. Para agradar os turistas, o próprio comércio local busca por atrações diferentes e animadas para atrair consumidores. “Mas vale lembrar que esse é um dos destinos turísticos mais relevantes do país o ano inteiro. Isso significa que vale a pena conhecê-lo em qualquer época do ano.”

Onde comer em Noronha 

Fernando de Noronha possui diversas opções de restaurantes e a influencer Vic Ceridono dá algumas sugestões
Divulgação
Fernando de Noronha possui diversas opções de restaurantes e a influencer Vic Ceridono dá algumas sugestões


A jornalista e influencer de beleza Vic Ceridono viaja por vários lugares e depois costuma divulgar algumas dicas para seus seguidores. A jornalista mora atualmente na Europa, mas afirma que Fernando de Noronha está entre os seus destinos favoritos. Durante suas viagens, ela sempre gosta de explorar a gastronomia local e, por isso, indica os restaurantes que considera destaque em Noronha.  

“Adoro almoçar no fim da tarde em um local chamado Mergulhão para ver o pôr do sol. Indico pegar uma das cabanas e pedir entradinhas para compartilhar com outras pessoas – eu sou louca pelo dadinho de tapioca de lá. Para ouvir música, comer petiscos e curtir o fim de tarde, também gosto muito do Bar do Meio”, afirma Vic.

Outra recomendação que a influencer dá para almoçar é o restaurante da pousada Maravilha, pois ela diz que a vista do local é deslumbrante. “Já para o jantar, adoro o Cacimba, que tem ótimos pratos com frutos do mar – e caipirinhas divinas para acompanhar. O Festival do Zé Maria, na pousada mais tradicional da ilha, também é uma verdadeira experiência em Noronha”, comenta.

Para quem quer comer em um lugar diferente e intimista, a sugestão de Vic é o restaurante Mesa da Ana. “Com apenas 10 lugares, o local oferece uma experiência gastronômica sensacional, mas para ir lá é preciso fazer reserva antes”, diz a jornalista.

É um destino caro?

A cada dia que fica em Fernando de Noronha o turista precisa pagar uma taxa de preservação ambiental
Reprodução/Instagram @_deboraafernandes_
A cada dia que fica em Fernando de Noronha o turista precisa pagar uma taxa de preservação ambiental


Segundo o diretor da Tô Indo Viagens, Fernando Noronha não está entre os destinos mais econômicos, mas o investimento vale a pena. “Acredito que uma viagem cara é aquela em que há um descompasso entre o que se paga e o que se vive. No que diz respeito a viagens, você pode fazer um programa ‘barato’ que não tenha valido a pena ou desembolsar um pouco mais numa atração que vai se lembrar para o resto da vida.”

Leia também: Litoral norte de São Paulo é opção para quem busca praias paradisíacas

Um ponto importante que vale a pena ser destacado é que uma taxa de preservação ambiental que é cobrada por pessoa e por dia que ela permanece em Fernando de Noronha . Os valores dessa taxa em 2019 vão de R$ 73,52 a R$ 5.183,78 – para ver a tabela oficial com os todos os valores detalhados, acesse o link: http://www.noronha.pe.gov.br/turPreservacao.php. Já os preços das hospedagens variam muito, mas a experiência no final vale a pena. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!