A data mais romântica do ano está chegando! O Dia dos Namorados, celebrado no Brasil em 12 de junho, é um momento perfeito para os casais saírem da rota tradicional, caírem na estrada e passarem um tempo coladinho. Como não é um feriado, o indicado é fazer uma viagem curta, de um final de semana, e existem diversos destinos próximos a São Paulo ideais para isso.
Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo
A principal dica é já ir se programando e comparando os preços de hospedagens e atrações. Há muitas opções de sites que oferecem pacotes com desconto para datas comemorativas como o Dia dos Namorados . Também é indicado na hora de escolher o destino levar em consideração o perfil do casal e o que desejam fazer na viagem. Fora isso, é importante verificar os passeios disponíveis e os preços com antecedência e cogitar fazer reservas em restaurantes.
“Tudo isso pode evitar filas em locais que estejam lotados e também gastos excessivos. Quem deixa para comprar em cima da hora, pode encontrar preços bons, mas há o risco de não conseguir conhecer um lugar específico que deseja por falta de disponibilidade”, afirma Sandra Scarasati, diretora Comercial de Viagens do Peixe Urbano e Groupon. Ela também ressalta que os hotéis podem oferecer tarifas especiais para a data ou ainda jantares e decoração especial para aumentar o clima de romance.
Há diversos destinos próximos a São Paulo que você conhecer em um final de semana e Sandra indica para o iG Turismo os melhores para conhecer ao lado de quem se ama:
1. Campos do Jordão – 172 km de SP
O destino é muito popular por possuir construções com arquiteturas que dão a sensação de que você está na Europa, tanto que o local é chamado de “Suíça brasileira”. Essa época do ano é considerada a alta temporada, pois o frio dá um charme a mais a essa cidade turística, que é ótima para um jantar romântico com fondue ou trutas, peixe famoso na serra. “Campos do Jordão tem ótimas opções de restaurantes na charmosa Vila de Capivari. Dentre os diversos passeios há o teleférico que proporciona uma bela vista da cidade”, diz a especialista.
2. São Roque – 64 km de SP
A Rota do Vinho é a atração que mais leva turistas para essa região. “Para os fãs da bebida, é um passeio imperdível, pois além da degustação é possível conhecer o processo de produção e caminhar por grandes plantações de uva, visitando desde pequenas vinícolas artesanais até os maiores produtores do país”, indica a diretora comercial de viagens. As construções da época dos bandeirantes, como Capela de Santo Antônio e a Casa Grande do Capitão Fernão Paes de Barros, valem a visita. Também há estações de esqui e snowboard por lá.
Leia também: 10 destinos para uma escapada romântica no Dia dos Namorados
3. Monte Verde – 164 Km de SP
Considerada a “Suíça mineira”, Sandra garante que esse é um dos melhores destinos românticos para curtir o inverno brasileiro. “A vila tem personalidade própria, resultado de uma combinação saborosa de várias culturas europeias com a hospitalidade e simpatia dos mineiros, que recebem os turistas sempre com um sorriso no rosto e disposição para um ‘dedinho de prosa’.”
4. Guarujá – 95 km de SP
Para os casais que preferem uma praia, a sugestão é arrumar as malas, torcer para sair um sol e cair na estrada rumo ao Guarujá. O destino é charmoso e durante a noite é possível fazer agradáveis passeios na orla marítima que é cercada por diversos bares movimentados. Claro que as principais atrações do destino são as praias, como a popular Praia do Éden, mas o destino possui uma boa estrutura e é bem badalado, ótimo para casais que adoram um agito.
5. Maresias – 181 km de SP
Maresias é outro destino muito procurado por quem ama o mar, mas esse distrito que pertencente ao município de São Sebastião não conta só com belas praias. Por lá, é possível curtir a natureza em um passeio de bicicleta, por exemplo, já que o destino é cercado de verde e possui belas paisagens. Se estiver calor, também é possível aproveitar as piscinas naturais e cachoeiras. Resumindo, um lugar romântico que você vai curtir independente do clima.
6. Águas de Lindoia – 161 km de SP
Os casais mais experientes podem optar por passeios mais tranquilos para aproveitar o Dia dos Namorados. Nesse caso, Sandra indica Águas de Lindóia, considerada a capital termal do Brasil . “O destino faz parte do circuito das águas, além de ser forte em venda de malhas”, fala. O local é popular por oferecer banhos terapêuticos e outras atrações aquáticas. Os mais aventureiros também irão gostar do destino, pois a prática de esportes radicais, como rafting, rapel, trekking, tirolesa, off-road, cavalgada, arvorismo e voo livre, são facilmente encontrados por lá.
7. Serra Negra – 149 km de SP
Outro destino com um perfil parecido com Águas de Lindóia é Serra Negra, que também faz parte do circuito das águas. O destino está entre os mais visitados do estado de São Paulo, tornando a cidade bem estruturada para os turistas. O que mais chama a atenção são as belezas naturais da região que trazem aconchego e tranquilidade. O casal que quer relaxar e curtir um lugar sossegado deve considerar conhecer esse destino.
8. Brotas – 262 km de SP
Quem disse que o interior é um lugar necessariamente calmo? Os casais aventureiros podem aproveitar o Dia dos Namorados para desbravar Brotas. “A região é considerada a capital do turismo de aventura no Brasil. A cidade oferece uma série de comodidades para quem adora esportes radicais”, afirma Sandra. A prática de rafting, tirolesa e canoagem são apenas algumas das opções radicais que os turistas encontram na cidade interiorana.
Leia também: Veja quais os destinos nacionais românticos mais indicados para cada feriado
9. Boituva – 100 km de SP
Já pensou em fazer ou receber um pedido de casamento diferente? “Para quem pretende comemorar nas alturas, a dica é Boituva. Os casais podem tanto fazer um passeio de balão quanto um salto de paraquedas”, diz a especialista. O destino é outra opção para quem quer passar o Dia dos Namorados com adrenalina. Na cidade, o paraquedismo é muito popular e há um centro para a prática desse esporte com uma completa infraestrutura. Não se esqueça de verificar com antecedência se é necessário agendar esses passeios.