O Dia das Mães está chegando e provavelmente você está pensando em qual seria o presente ideal. Flores? Chocolate? Perfume? Sapato? Bolsa? Um almoço ou jantar? Todas essas opções estão meio batidas, e uma forma de surpreender é dar uma viagem para essa pessoa que sempre fez tanto por você.
Leia também: 5 opções de destino para celebrar de uma forma especial o Dia das Mães
A maioria das mães deseja passar mais tempo com seus filhos – principalmente quando eles crescem e se tornam independentes. Fazer uma viagem junto com ela no Dia das Mães é uma ótima oportunidade para vocês passarem um bom tempo juntos.
Antes de escolher um destino, tenha claro que é o dia dela, ou seja, busque algo que agrade e atenda o perfil da sua mãe e não o seu. Se você está da dúvida de que destino escolher, veja algumas opções para curtir com a mãezona:
1. Mãe aventureira
Quem tem uma mãe que adora adrenalina deve aproveitar a data para se aventurar. Uma viagem que dá para fazer em um final de semana, saindo de São Paulo, é para Boituva . Essa cidade, que é famosa por oferecer atrações radicais como paraquedismo e viagem de balão, fica a cerca de 100 km da capital.
O passeio feito de balão dura em torno de 40 minutos e permite uma ampla visão dos campos de plantação e fazendas da cidade. Vocês também podem aproveitar a viagem para dar uma volta e contemplar natureza no Parque Egídio Labronici, também conhecido como Parque da Cidade.
2. Mãe animada
Sua mãe é daquelas que ama um agito? Então arrume as coisas e caia na estrada para aproveitar tudo o que o Rio de Janeiro tem a oferecer. A cidade maravilhosa está acostumada a receber turistas o ano todo e por lá o agito não para. Além das belas praias, o destino conta com bairros boêmios e pontos turísticos conhecidos internacionalmente.
Vocês podem visitar alto do Morro do Corcovado, a mais de 700 metros de altitude, fazer um passeio de bondinho pelo Pão de Açúcar e conhecer o Maracanã – o popular estádio de futebol que é também palco de vários shows e festas –, ou tirar aquela selfie para guardar de recordação no famoso Cristo Redentor.
3. Mãe clássica
Mas se sua mãe é daquelas que gostam de passeios mais tranquilos e adoram um artesanato, o indicado para o Dia das Mães é fazer um bate e volta em Embu das Artes . O destino fica a apenas 30 minutos de São Paulo e encanta com sua rica cultura. A principal atração é a feira de arte e artesanato, na qual é possível encontrar pintores, escultores, músicos e poetas.
Fora isso, a região é cheia de áreas verdes, e as flores e plantas ornamentais deixam a paisagem encantadora. As feiras de frutas e outras comidas também se destacam e costumam agradar os visitantes. Ah, aproveite que está cercado de opções artesanais e não deixe comprar alguma lembrancinha para sua parceira de viagem.
Leia também: Filho leva mãe para 20 destinos para ajudá-la a superar a morte do marido
4. Mãe religiosa
Caso sua mãe seja católica, que tal usar a data para fazer uma visitinha a Basílica de Nossa Senhora Aparecida ? Conhecida por ser a segunda catedral do mundo, ela só perde, em questão de tamanho, para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O local foi inaugurado em 1972 e tem a capacidade de receber 43 mil pessoas. O local já recebeu a visita dos papa João Paulo II e do papa Francisco.
Além da imponente igreja, é possível encontrar uma praça de alimentação, uma feirinha com diversos artigos religiosos, a sala das promessas com vários artigos levados pelos fiéis, um espaço exclusivo para acender velas e até um pequeno parque de diversões. As missas aos finais de semana costumam acontecer com frequência, das 7h às 18h. Também há uma rampa que liga a igreja nova à antiga e, para pagar promessa, muitas pessoas fazem esse trajeto de joelhos.
5. Mãe que não larga a família
Quando a viagem envolve a família toda, é preciso escolher um destino que tenha atrações para todas as idades e Caldas Novas é uma ótima opção. O destino, localizado no estado de Goiás, é famoso por suas águas termais e, aproveitando essa onda, há diversos parques aquáticos, como o popular Hot Park, com piscinas aquecidas e brinquedos aquáticos para adultos e crianças.
Fora os parques, há outros atrativos na região, como o Casarão dos Gonzagas, primeira sede da prefeitura que hoje conta com venda e exposição de artesanato, e o Jardim Japonês, que tem objetos antigos e instalações dos colonizadores da região. Já no Lago Corumbá e no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é possível curtir a natureza e aproveitar a prática de esportes.
6. Mãe com mobilidade reduzida
Quando a mãe possui mobilidade reduzida, o destino precisa ter acessibilidade. Uma opção nacional conhecida por ser um destino acessível é Foz do Iguaçu . O viajante com mobilidade reduzida não terá dificuldades para conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, principal atração da região. Nele é possível apreciar a natureza por trilhas adaptadas para cadeirantes que levam até as cataratas. Também conta com transporte, banheiro e estacionamento acessíveis.
O destino é muito visitado por fazer fronteira com o Paraguai e a Argentina e por conta das Cataratas do Iguaçu – cujo grande fluxo de água conhecido como Garganta do Diabo. Também tem atrações radicais na cidade, como salto de paraquedas para pessoas com deficiência física.
Leia também: 5 destinos líderes em acessibilidade no Brasil
Viu só como é fácil surpreender no Dia das Mães ? Basta identificar o perfil dessa mulher tão especial, escolher o destino e fazer as reservas necessárias para proporcionar um dia ou um final de semana incrível para ela.