Tamanho do texto

O destino é lotado de atrações e o clima agradável da cidade é ótimo para curtir as belas praias, fazer trilhas e se aventurar em atividades náuticas

Localizada no Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela está entre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. E não é para menos, a pequena cidade conta com praias, cachoeiras e belas paisagens montanhosas. É formada por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes e está a apenas 210 km da capital paulista.

Leia também: 10 praias imperdíveis para aproveitar em Ilhabela

Anote as melhores atrações de Ilhabela e prepare as malas
shutterstock
Anote as melhores atrações de Ilhabela e prepare as malas


Segundo o site oficial do destino, a maior das ilhas do destino é a de São Sebastião, que possui uma área de 346 km², desse total 84% está tombada e faz parte do parque estadual da região.  Búzios, Vitória, dos Pescadores e Prainhas estão entre as ilhas e ilhotes mais populares entre os turistas que visitam Ilhabela .

Atrações de destaque

Os visitantes podem relaxar aproveitando o contato com a natureza. “As praias são a principal atração da cidade, mas em Ilhabela você também tem muitas opções de trilhas que dão acesso a diversas cachoeiras”, afirma Ana Santana, gerente admirativa do hotel Plaza Inn.

Também é possível se aventurar em atividades mais radicais e visitar pontos turísticos . “A prática de esportes náuticos, mergulho, rapel e tirolesa são boas pedidas. Além disso, você pode tirar um dia para observar os pássaros no parque estadual e para conhecer centro histórico”, indica Ana.

Melhores épocas do ano

Muitos turistas acreditam que por ser um destino litorâneo , a melhor época para visitar a região e aproveitar todas as atrações é o verão. Porém, a profissional garante que as estações mais indicadas são o outono e a primavera, pois o clima mais agradável acaba sendo ideal para desfrutar das praias e dos pontos turísticos.

Leia também: Conheça 5 ilhas paradisíacas em Ubatuba

Ilhabela é uma das ilhas que valem a pena visitar no Sudeste
shutterstock
Ilhabela é uma das ilhas que valem a pena visitar no Sudeste


“O outono tem um clima apropriado para quem busca fazer trilhas e aqui há muitas opções, as que mais se destacam são as trilhas que dão acesso a Cachoeira dos Três Tombos, a Cachoeira da Água Branca, a Cachoeira da Laje e a Cachoeira da Toca, todas são de fácil acesso e cercadas pela Mata Atlântica”, aponta Ana.   

Atrações variadas

O clima também é bem favorável para a prática de esportes náuticos , como stand up, vela, caiaque, kitesurf e windsurf. Já a orla das praias é bem convidativa para uma boa caminhada ou para um belo passeio de bicicleta.

Outra indicação de Ane é aproveitar a noite para visitar o centro histórico, local em que se concentram diversas opções de restaurantes, lojas e barzinhos com musica ao vivo. Fora que os prédios da região ajudam parte da história da cidade.

O destino possui duas comemorações típicas durante o ano. A primeira acontece durante o verão, em fevereiro., quando a cidade celebra o dia da padroeira Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso. Depois, em maio, é a vez do Cultural Cachaça. 

Leia também: Histórias de um viajante: saiba por que encarar uma trilha pode ser tão difícil

Para aproveitar bem todos os passeios e atrações de Ilhabela, o indicado é passar pelo menos três dias no local. Os tipos de hospedagens são variados: há opções de pousadas, hotéis, chalés, hostels e até áreas de camping de variados preços e estilos. Sem dúvidas, é um local ideal para todo tipo de turista!