Um estudo apontou que cada vez mais italianos escolhem as regiões de montanha como destinos turístico s durante o verão: mais de 15% curtiram férias nessas localidades nos últimos três meses, aumento de 2,7% em relação ao verão do ano passado.
Nas regiões do Vêneto, Lombardia, Abruzzo e outras, as montanhas fazem sucesso entre quem busca trilhas e caminhadas, sol e ar fresco, degustação de queijos e arrosticini (espetinhos italianos, tradicionalmente de carneiro).
"A escolha pelas montanhas no verão parecia uma tendência destinada a diminuir nos anos pós-Covid-19, mas não tem sido assim. Chegamos em 2023 a 72,6 milhões nas regiões montanhosas e alpinas italianas, em hotéis e outras hospedagens, ou casas de inverno", explicou Massimo Ferruzzi, diretor da consultoria turística JFC.
O grupo também elencou os destinos mais desejados: o campeão foi Cortina d'Ampezzo (no Vêneto), seguido de Courmayeur (Vale de Aosta) e Livigno (Lombardia).
"É interessante observar como também aumentou a demanda por qualidade nos serviços: cresceu a busca por experiências que garantam uma forte atenção ao meio ambiente e à sustentabilidade, assim como por serviços dedicados a crianças e amantes de esporte, e restaurantes panorâmicos", concluiu Ferruzzi.
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!