Desde que reabriu suas fronteiras para os turistas internacionais, depois do lockdown intenso devido a pandemia da covid-19 , o Japão tem chamado a atenção por suas atrações únicas e específicas, como a do restaurante Yokozuna Tonkatsu Dosukoi Tanaka, na capital japonesa Tóquio .
O estabelecimento tem chamado a atenção de viajantes de todo o mundo com a "Sumo Experience", uma experiência que consiste nos frequentadores, enquanto provam a comida local, admiram uma luta entre dois atletas de sumô - o esporte nacional do país oriental.
O restaurante foi inaugurado em novembro passado, um mês após a suspensão das restrições por conta da pandemia, e já se tornou uma febre nacional. Os shows de sumô ocorrem na hora do almoço e são guiados por um animador que comenta em inglês sobre a luta e outros pontos da arte marcial, como o "dohyo", a superfície de lama no centro do restaurante onde ocorrem as lutas.
"Quando você é um profissional, sua vida depende do sumô e você não pode pegar leve", explicou à AFP a estrela do show Takayuki Sakuma, de 35 anos, que competiu até sua aposentadoria em 2022, sob o nome de Jokoryu. "Para animar a sala, acrescentamos humor. O mais importante é fazer com que as pessoas apreciem a cultura do sumô."
"Foi muito divertido, um dos pontos altos de nossa estadia no Japão", afirmou à agência de notícias Kiernan Riley, um turista americano de 42 anos que visitou o país com sua família.
O interesse estrangeiro pelo sumô aumentou entre os últimos cinco a dez anos, segundo John Gunning, comentarista de sumô da televisão pública japonesa NHK. Para o comunicador, a Covid-19 e os confinamentos deram às pessoas a chance de descobrir o sumô na internet, oportunidade que fez a Associação de Sumô do Japão lançar um canal no YouTube em inglês em 2022.
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