São as bactérias termófilas que promovem os tons de arco-íris refletidos na água do Grand Prismatic Spring
Reprodução/Instagram 24.08.2023
São as bactérias termófilas que promovem os tons de arco-íris refletidos na água do Grand Prismatic Spring

Uma fonte termal localizada no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos possui águas que podem atingir 87º C, o que proporciona um prisma de cores deslumbrantes.

Bactérias termófilas, em contato com a água escaldante, tornam o Grand Prismatic Spring (Grande Fonte Prismática, em tradução livre), uma grande fonte em tons do arco-íris, trazendo um visual único para a atração turística.

Os micro-organismos ganham as cores diferentes quando são expostos a determinadas temperaturas. Apesar de serem invisíveis a olho nu, quando amontoados são capazes de formar as faixas de cores que chamam a atenção.

A Grand Prismatic Spring recebeu em 2022 cerca de 3,2 milhões de visitantes
Reprodução/Youtube 24.08.2023
A Grand Prismatic Spring recebeu em 2022 cerca de 3,2 milhões de visitantes


Os termófilos incolores e amarelos crescem na água mais quente, enquanto os de cores laranja, marrom e verde ficam nas águas "mais frias", que se aquecem em torno de 55ºC.

Já o círculo central de cor azul tem temperaturas tão altas que não é possível haver vida. O centro da fonte ganha a coloração azulada pela mesma razão que o céu é azul: quando a luz do sol atinge a superfície da água, a luz se espalha, e a luz azul se espalha mais, fazendo com que ela seja refletida aos olhos humanos.

Apenas em 2022, a Grand Prismatic Spring recebeu cerca de 3,2 milhões de visitantes. Considerada a maior dos EUA e a terceira maior do mundo, a fonte termal possui mais de 112 metros de comprimento, 48 de largura e 38 metros de profundidade. 





Agora você pode acompanhar o  iG Turismo também no Instagram  e  no Facebook!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!