Dia Mundial do Veganismo: melhores destinos para veganos pelo mundo

Dia Mundial do Veganismo

O Dia Mundial do Veganismo, celebrado em 1º de novembro, foi criado para conscientizar as pessoas sobre o impacto do consumo de produtos de origem animal, incluindo leite e ovos. Nesta data, o Conexão123 selecionou os melhores restaurantes veganos pelo mundo e explica a diferença entre vegetarianismo e veganismo.

Ella Olsson/Pexels - 23.08.2022

Qual a diferença entre vegano e vegetariano?

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre veganos e vegetarianos e nem imaginam que existem outras classificações. Antes de tudo, é importante esclarecer que o veganismo é um estilo de vida, que vai muito além da alimentação. Pessoas veganas não comem nem usam nada de origem ou testado em animais, incluindo roupas, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, mel, etc.

Divulgação/A Tal da Castanha

Qual a diferença entre vegano e vegetariano?

O vegetariano estrito deixa de fora do prato tudo o que vem dos animais: carne, frango, peixe, ovo e leite. Dentro desse grupo, há os ovolactovegetarianos (que consomem ovo, leite e derivados e vegetais), os lactovegetarianos (leite e derivados e vegetais) e os ovovegetarianos (ovo e vegetais). Como são termos parecidos, é mais usual se identificarem apenas como vegetarianos.

Redação EdiCase

Países mais veganos do mundo

O mundo está se “veganizando”, e a ideologia que estimula a preservação de todos os animais, principalmente em relação aos hábitos de consumo alimentar, cresce cada dia mais pelos quatro cantos do planeta. Segundo o Google Trends, os países que mais tiveram interesse no estilo de vida vegano nos últimos anos foram: 1º lugar: Reino Unido; 2º lugar: Austrália; 3º lugar: Nova Zelândia; 4º lugar: Canadá; e 5º lugar: Irlanda.

NEGRONI

Melhores destinos para veganos

Quem tem alguma restrição alimentar sabe como pode ser difícil encontrar bons restaurantes, principalmente quando não se conhece bem o local. Por sorte, diversos destinos estão oferecendo mais opções para os que não consomem alimentos de origem animal, e por preços acessíveis. A seguir, confira os melhores lugares para veganos viajarem.

Redação EdiCase

Londres (Inglaterra)

Londres é um paraíso para pessoas veganas. Segundo a plataforma HappyCow, que conta com um guia de estabelecimentos para aqueles que seguem uma dieta plant-based (“baseada em plantas”), a capital britânica ultrapassou a marca de 100 restaurantes veganos em 2017.

Unsplash

Londres (Inglaterra)

O veganismo é bastante popular por terras britânicas: cerca de 5% da população do Reino Unido é vegana, segundo o The Vegan Society. Foi em Londres que surgiu a primeira loja exclusiva para queijos sem origem animal, a La Fauxmagerie.

Reprodução/Instagram %40La Fauxmagerie 01/11/2022

Bangkok (Tailândia)

O consumo de frutas, verduras e vegetais é muito grande em Bangkok, na Tailândia, e por isso é fácil achar opções veganas por lá. Devido ao budismo, várias pessoas evitam ou não consomem produtos de origem animal. Contudo, é importante se certificar de que os pratos não são feitos com caldo de peixe, um ingrediente bem comum na Tailândia e que nem sempre é especificado no cardápio. Na cidade, há cerca de 67 restaurantes vegetarianos e 42 veganos.

Unsplash

Berlim (Alemanha)

A capital alemã também é um ótimo destino para veganos. Há quase 400 restaurantes que não usam ingredientes de origem animal, e mesmo os que usam costumam ter um cardápio inclusivo. É bem comum ver a palavra “vegan” escrita na porta dos estabelecimentos, evitando surpresas desagradáveis.

shutterstock

Berlim (Alemanha)

Para quem gosta de explorar, há algumas opções voltadas para a gastronomia alemã, além de locais que servem pizza, hambúrgueres, comidas gourmet, etc., tudo sem ingredientes de origem animal.

Divulgação

Tel Aviv (Israel)

Israel é ótimo para quem não se alimenta de produtos com origem animal. É o país com mais veganos no mundo. De 5% a 8% da população é adepta dessa dieta, e boa parte mora na capital, Tel Aviv. A estimativa é que existam 36 restaurantes que não usam nada de origem animal, com opções de preparos típicos da culinária israelense, mediterrânea e do Oriente Médio.

Reprodução

Quer descobrir mais destinos incríveis?

Acesso o link abaixo e siga o Instagram do iG Turismo com dicas de onde ir e o que fazer pelo Brasil, e pelo mundo.

Giovanna Araújo Ragano