Destino dos Famosos: Buenos Aires, a cidade do tango e do vinho

A Argentina passa por uma de suas maiores crises econômicas, o que a torna atraente para brasileiros como Anitta, Carla Diaz e Monique Alfradique

Foto: Reprodução/Instagram 28.08.2022
Anitta, Monique Alfradique e Carla Diaz

Capital da Argentina, a cidade de Buenos Aires  muitas vezes é o primeiro destino internacional dos brasileiros por inúmeros motivos como a proximidade geográfica, o idioma espanhol ser parecido com português, o mesmo fuso horário, além da desvalorização do peso em comparação com o real, o que não é comum para a moeda brasileira.

O país vizinho vive uma de suas piores crises econômicas, com uma inflação de 71% no acumulado de 12 meses em julho deste ano , o que tem feito o câmbio bater recordes. Na cotação da última sexta-feira (26), um real estava valendo o equivalente a 27 pesos argentinos. Quando analisamos o dólar americano, a conversão é ainda mais vantajosa, já que um dólar estava equivalendo a 137,69 pesos argentinos.

Com essa condição, brasileiros têm a oportunidade de viver dias de luxo e conforto , não só em Buenos Aires como em toda a Argentina, além de aproveitar as milheres atrações que o país oferece como os tradicionais shows de tango, os pontos turísticos como o Museu Nacional de Belas Artes, o Caminito e o Cemitério da Recoleta, além da famosa culinária argentina com seus vinhos, empanadas e doces de leite.

Famosas como Anitta , Monique Alfradique , Ana Hickmann , Carla Diaz , Luiza Possi  e muitas outras, já estiveram na região e para aproveitar o melhor que Buenos Aires pode oferecer, confira a seguir as principais dicas sobre a capital argentina.


Quando ir?

Uma das muitas vantagens de visitar a capital argentina é que a localidade têm estações bem definidas, o que facilita o planejamento das atividades de acordo com a época que for visitar o país vizinho.

Durante o verão as médias são de 24°C, mas há dias em que as temperaturas podem ultrapassar os 30°C, aquecendo bem o ambiente e proporcionando ótimos passeios ao ar livre.  No inverno a temperatura de fato cai, para padrões de terras brasileiras e a média fica em 12°C. Quando as chuvas estão mais escassas, é possível que em alguns dias as noites alcacem 0°C, então se o turista for visitar Buenos Aires nesta estação, se prepare e não esqueça de levar bastante agasalho.


Como chegar?


Na cidade de Buenos Aires há dois aeroportos , o Aeroparque - que fica na região mais central da cidade -, e Ezeiza - o maior aeroporto, mas que fica a cerca de uma hora do centro da capital argentina. É importante saber a localização da sua hospedagem para decidir pelo aeroporto mais cômodo.

Principais pontos turísticos

A capital argentina está recheada de pontos turísticos dos mais variados gostos e estilos. Se a ideia é conhecer pontos centrais e históricos em uma viagem, a Casa Rosada (sede da presidência da Argentina) é uma boa pedida. É possível fazer uma visita guiada e gratuita nas instalações, com agendamento prévio.

Aproveite e dê um pulo na Praça de Maio, cenário das principais manifestações da população argentina. O lugar é carregado de história e fica em frente à Casa Rosada.

Se o objetivo for conhecer monumentos históricos, o Obelisco é visita obrigatória em Buenos Aires. Ele fica no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julio e foi construído em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade. Bem próximo dali está o tradicional Teatro Colón, também na 9 de Julio, que impressiona com a riqueza de detalhes na arquitetura interna.

Outro lugar movimentado e perfeito para tirar as melhores fotos da viagem é o Caminito, uma pequena região do bairro La Boca, onde viveu o ex-craque do futebol Maradona. Por ali, é possível encontrar casas coloridas que atraem a atenção de turistas do mundo todo. O multicolorismo do local aconteceu quase que por acaso: naquele trecho, alguns barcos de grande porte ficavam atracados fazendo a manutenção e, quando eles eram pintados, as tintas que sobravam eram doadas à população que aproveitavam para deixar as casas mais bonitas. 

O Museu de Arte Latino-americana, mais conhecido como Malba, também não pode faltar no roteiro de viagem, principalmente porque obras importantes como a obra brasileira "O Abaporu", de Tasila do Amaral, são exibidas por lá.

Além disso, os tradicionais shows de tango, a dança mais tradicional argentina, são parada obrigatória para conhecer um pouco mais a cultura do país. Vale a pena conferir um espetáculo profissional do gênero.

Outra atividade que não pode faltar no roteiro de quem visita Buenos Aires é provar todas as delícias gastronômicas pelas quais a capital argentina é conhecida. As famosas empanadas, o doce de leite, o vinho e os cortes de carnes, como o churrasco de bife de chorizo, são famosas em todo o mundo.

A região do Porto Madero é onde ficam os restaurantes mais bombados da cidade. O local é bem turístico e não faltam boas opções de menu para apreciar. Se a intenção for apenas tomar uma cerveja com batatas fritas e ter uma visão privilegiada do rio de La Plata, não deixe de visitar.

Outra região com boa gastronomia, bares e uma vida noturna mais agitada é o bairro Palermo. Lá é possível conhecer bares temáticos e boates que funcionam a partir da meia-noite.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram.