Luciana Gimenez visita a Quinta que fabrica os vinhos Monte São Sebastião, na região do Douro
Arquivo pessoal
Luciana Gimenez visita a Quinta que fabrica os vinhos Monte São Sebastião, na região do Douro

Ao por os dois pés em Portugal, Luciana Gimenez voltou no tempo e se lembrou da primeira vez que visitou o país, ainda muito jovem, quando trabalhava como modelo, onde nunca mais havia voltado. Agora, mais recentemente, a apresentadora acaba de chegar de viagem com o namorado, o empresário Renato Breia.

“Eu tinha ido a Portugal apenas uma vez a trabalho, quando era muito novinha, e não tive a oportunidade de conhecer nada, então resolvi voltar. Agora um pouco mais, mas não o suficiente porque tive de trabalhar e fazer algumas fotos, mas ficou uma vontade gigante de retornar principalmente para conhecer as praias de lá, que já me disseram que são muito lindas”, explica.

Luciana teve pouco tempo para aproveitar os pontos badalados da cidade, porém Renato fez questão de apresentar alguns mais emblemáticos como a famosa Torre de Belém, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e o Monumento aos Descobrimentos, que é uma homenagem aos navegantes que partiram de Lisboa em direção a novos mundos no século 15, inclusive o Brasil.

“Eu achei aquela parte antiga muito bonita. Fiquei encantada com o monumento que mostra de onde partiram as embarcações para chegar até o Brasil. Ali, por perto, também tinha o MAAT, com umas linhas parecidas com as obras de Oscar Niemeyer em forma de onda. Outro lugar que fiquei apaixonada foi o Castelo de São Jorge, onde morava a família real”, enumera.

Em entrevista exclusiva ao iG Turismo, a apresentadora conta que se divertiu muito com a experiência de andar de tuk-tuk, um triciclo motorizado típico da Índia, mas que também faz muito sucesso nas ruas de Lisboa. Enquanto andava pela capital portuguesa, Luciana foi reconhecida por dezenas de brasileiros que moram no país e ficou ainda mais surpresa por ser abordada pelos próprios portugueses que afirmaram categoricamente que a conhecem como apresentadora.

“Muitos portugueses falaram que assistiram meu canal no Youtube e achei estranho. Fui pegar um voo de Lisboa para a região do Douro quando uma portuguesa me abordou no avião e disse ‘eu gosto muito dos seus vídeos no YouTube’. Achei que ela estava mentindo, mas ela continuou dizendo ‘faz tempo que você não posta nada’. Gente ela vê, mesmo! Muito interessante, mas confesso que fiquei passada. O reconhecimento diário foi muito engraçado. Achei interessante demais”, comenta.

Portugal também é conhecida por uma gastronomia ímpar e, quando questionada sobre qual foi seu programa predileto no país, Luciana não tem dúvidas na resposta: comer.  

“Eu comi superbem. Nossa, eu vou falar que comi muito bem, mesmo. Fui a um restaurante famoso chamado JNcQUOI e adorei, que fica na Avenida Liberdade. Também conheci a outra versão com comidas orientais que eles têm e os pratos estavam excelentes.”

O hotel The One Palácio da Anunciada, situado na freguesia de São José, em Lisboa, foi um edifício fundado em 1533 por Fernão Alves de Andrade, benfeitor do mosteiro de Nossa Senhora da Anunciada, de freiras dominicanas, e que ganhou este nome por conta de seu passado religioso. Este local foi a pousada de Luciana e Renato por uma noite e, claro, ela ficou impressionada com a preservação da hospedagem.

“É um palácio incrível, todo reformado por dentro. Muito bonito. Eles reformaram e mantiveram a característica antiga do palácio. É um hotel cinco estrelas e a Dualipa chegou a se hospedar lá quando foi a Portugal. Eu super-recomendo! O gerente do hotel, um cara muito talentoso, nos recepcionou e mostrou tudo, com muito cuidado, nos levou à piscina que é muito gostosa”, detalha.

Vinhos e vinhedos

A Região do Douro fica no norte de Portugal e é uma das mais conhecidas quando o assunto são os vinhos portugueses. É nesta região que ficam grande parte dos vinhedos, banhado pelo Rio Douro, acompanhado por muitas caves de vinho, históricas fortalezas, casas medievais de pedra e terrenos de vinha localizados em inclinados territórios.

A família de Renato Breia mora por lá e produz os vinhos Monte São Sebastião na freguesia de Murça, a 425 km de Lisboa. Luciana partiu para essa região a fim de visitar a família do namorado e conhecer um pouco mais sobre a produção da bebida milenar. Pela primeira vez na vida, ela viu de perto como é uma plantação de uvas e diz que não esperava que tudo fosse tão bonito.

“Eles têm negócios de vinhos por lá e é tão bonito. A gente viu de perto esse negócio das uvas, algo bem especial. Eu fiquei chocada como uma uva é redondinha quando está crescendo. Eu não tinha noção que elas cresciam assim, subindo pelas armações. É tudo uma coisa muito técnica, bem milenar.”

A apresentadora não costuma beber muita bebida alcóolica, mas não deixou de saborear os melhores rótulos oferecidos pela família de Renato. “O Douro foi maravilhoso. Nós ficamos na casa da família dele, que era bem estilo europeu, no meio das vinhas. Eu bebo moderadamente, mas não deixei de visitar os lugares de produção de vinho, que foi algo muito incrível. Você aprende tudo sobre vinho, o que tornou a viagem bem interessante”, descreve.

Apesar de não ter conseguido aproveitar muito, Luciana garante que quer voltar a Portugal para conhecer outros lugares que ficaram somente na imaginação. Ela salienta que a queda do euro e o baixo custo de vida do país também a incentivam para comprar passagens para ficar um pouco mais de tempo por lá.

“Eu queria muito ir para a região das praias e já estou até vendo isso. Achei que Portugal ainda está, perto do resto da Europa, mais em conta. Quando saí de lá, fui para Londres aí quase morri [com os preços], mas Londres é quase outro mundo. Eu achei que Portugal ainda está acessível em relação a custo-benefício. Eu adoraria voltar para lá, gostei muito. Uma experiência muito feliz”, finaliza.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!