Harry Styles, Beyoncé, Jay-Z e Adele estão entre famosos que apoveitaram o refúgio de Anguilla
Reprodução/montagem
Harry Styles, Beyoncé, Jay-Z e Adele estão entre famosos que apoveitaram o refúgio de Anguilla

Pé na areia branquinha, mergulho em mares turquesas, culinária regional rica e a possibilidade de passar o dia desfrutando de drinks à beira da praia ou em ilhas maravilhosas. Esses são só alguns atributos do que é possível fazer em Anguilla, que é considerada como a melhor e mais bela ilha do Caribe .

Anguilla é ideal para quem quer se distanciar da rotina e busca por privacidade, o que faz do local o destino preferido de muitos famosos internacionais e nacionais. Entre os nomes que já buscaram pelos encantos do local estão Harry Styles, Beyoncé, Jay-Z, Justin Bieber, Adele, Paris Hilton, Paul McCartney, Harrison Ford e LeBron James. Entre os brasileiros, Fernanda Vasconcellos, Caio Castro, Cássio Reis e Camila Coelho são algumas estrelas que marcaram presença.

Anguilla faz parte do território britânico e é vizinha de outras ilhas paradisíacas muito badaladas, como a ilha de São Martinho e as Ilhas Virgens Britânicas. Estima-se que a região conta com uma população menor do que 15 mil habitantes, o que só evidencia o porquê o local é sinônimo de refúgio, anonimato e calmaria.

A região e as ilhas que estão em seu território são pequenas e é possível conhecer o destino inteiro em poucos dias. Com 91 quilômetros quadrados, ela pode ser percorrida inteiramente de carro em 45 minutos. Pelo território plano, é comum que turistas aluguem bicicletas para explorar o local com facilidade e da melhor forma: sentindo o vento no rosto e apreciando cada tesouro anguilano sem pressa.

A ilha é dividida entre as alas West End, que proporciona um pouco mais de agito, e East End, cujas belezas são voltadas para quem realmente quer ficar imerso em total quietude. As praias são, definitivamente, as principais atrações de Anguilla. Quem já teve a oportunidade de passar por lá aponta que a beleza da região é sem igual e proporciona uma “parada no tempo” ao visitante.

As baías e as praias são sempre marcadas pelas águas bem azuis e pela areia fofinha e branca, por vezes acompanhada também da vegetação bem verde. A temperatura ambiente e das águas são agradáveis durante o ano todo; a média do clima por lá é de 28ºC a 32ºC.

Em determinados períodos do ano, a ilha recebe festivais de música e de culinária que se tornam grandes atrativos e incrementam ainda mais as possibilidades do que fazer em Anguilla . O mais famoso deles é o Festival del Mar, que acontece anualmente em Island Harbor, nos fins de semana de Páscoa. Torneios de natação e pesca, competições culinárias, shows, degustação de frutos do mar e corrida de barco a vela (o esporte local) estão entre as atrações do período.

Por falar em culinária, esse é um dos pontos mais fortes de Anguilla. A ilha caribenha é repleta de restaurantes sofisticados, além de ser dona de muitos pratos interessantes para serem degustados. Os mais marcantes deles é a típica sopa do Miss Mabel, que é um guisado de cabrito, e o churrasco de costelas do Ken.

Como chegar em Anguilla?

Os principais voos diretos para Anguilla saem de Miami e da Cidade do Panamá. Desde abril deste ano, a American Airlines opera voos diários com saída do Aeroporto Internacional de Miami com chegada pelo Aeroporto Internacional Clayton J. Lloyd (AXA), perto de The Valley, capital de Anguilla.

Também é possível chegar pelo aeroporto de Sint Maarten (lado holandesa das Ilhas de São Martinho, diferente de Saint-Martin, que corresponde ao lado francês) e pegar um barco à Anguilla. O trajeto do barco tem previsão de chegada de 20 minutos à ilha.

Com saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, os preços das passagens aéreas, ida e volta, podem custar a partir de R$ 9,5 mil* e até passar dos R$ 20 mil. Fechar a viagem com bastante antecedência pode ajudar o turista a encontrar preços mais baixos.

O que fazer em Anguilla?


West End

Considerado o lado mais efervescente da ilha, é na West End onde estão os principais hotéis e resorts cinco estrelas, os restaurantes mais populares e algumas das mais belas praias de Anguilla. As principais praias da região são Barnes Bay, Cove Bay, Maundays Bay, Meads Bay, Rendezvous Bay e Long Bay. Todas elas formam um arco de areia luminoso e macio, acompanhado pelo belo mar azul. O principal cartão-postal de West End é o esplendoroso arco de pedras que se ergue acima do nível do mar.

East End

Este lado de Anguilla é marcado pelo clima ainda mais calmo, tranquilo e relaxante. Não à toa, a principal atração da região é uma praia praticamente deserta chamada Shoal Bay. Ali, os guarda-sóis azuis, as montanhas e os coqueiros tombados ajudam a compor a atmosfera paradisíaca da beira mar. O clima de isolamento garante muita privacidade. A região conta ainda com muitas opções de spa, algumas acomodações, bares e restaurantes.

The Valley

Localizada no centro de Anguilla, a capital abriga bancos e prédios governamentais, reserva traços da arquitetura colonial inglesa e preserva construções históricas datadas do século 19. A ilha conta com uma grande variedade de construções de igreja, sendo a principal delas a St. Gerard's Catholic Church (pela estrutura em três arcos pontiagudos e a fachada de pedras).

Há algumas praias na região, como a Crocus Bay Beach, que tem águas claras e tem trechos do mar cercados por paredões rochosos, e a Little Bay, que é bem pequena e conhecida por ser uma das mais quietas de toda a ilha.

Atividades aquáticas

A abundância de mar e o clima sempre tropical convida os turistas a realizarem diversas práticas aquáticas e subaquáticas. Mergulhos no mar, snorkeling, observação de animais marítimos e stand up são apenas algumas das possibilidades do que pode ser feito em Anguilla; sem falar nos passeios de barco e escuna. É possível incluir essas aventuras no pacote ou buscar por elas em agências de turismo.

Nos territórios de Cove Bay e Long Bay, no meio do mar, o turista pode se aventurar também no Anguilla Watersports, parque aquático que oferece estrutura e diversas opções de esportes radicais marítimos para praticar.

Assistir corridas de barco a vela

Na primavera e no verão são realizadas diversas corridas, mas é no fim de semana do Festival del Mar que acontece a final da Semana de Corrida de Barcos. O nome dos espectadores desses eventos é Landracers, que se reúnem na costa da praia para torcer para o time preferido.

As corridas de barco a vela são uma tradição e passatempo enraizados na região desde o início do século 20. Além de ter um forte contexto histórico que remete ao retorno dos trabalhadores, que buscavam emprego em outras ilhas em um momento crítico da economia anguilana e apostavam as corridas ao regressar, é um esporte que causa muita emoção e adrenalina (tanto ao espectador como ao participante).

Island Harbor

Localizada no extremo leste, é uma vila de pescadores bastante pitoresca e charmosa. O local conta com um belo píer de pesca rodeado de conchas e repleto de barquinhos coloridos, um dos locais mais instagramáveis de toda ilha. Island Harbor é conhecida também por ser a sede do tradicional Festival del Mar.

Scilly Cay

De Island Harbor, é possível pegar um bote para Scilly Cay, uma bela ilha privada conhecida principalmente por ser o eixo gastronômico de Anguilla. Por lá, é possível desfrutar dos pratos típicos da melhor qualidade à base de frutos do mar, como lagosta grelhada, lagostim e caranguejo. A região também é conhecida por oferecer o característico ponche de rum.

Entre no grupo do Telegram do Portal iG !

*Preços consultados em 20 de maio de 2022 considerando as datas de 19 a 26 de junho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!