Brasil terá voos diretos para Salta e Bariloche a partir de julho

Os destinos da Argentina ficarão mais acessíveis a turistas; Aerolíneas Argentinas também tem reforçado rotas ligando Rio e São Paulo a Buenos Aires

Turistas deslizam sobre a neve em Cerro Catedral, montanha em Bariloche que tem a maior estação de esqui da Argentina
Foto: Divulgação
Turistas deslizam sobre a neve em Cerro Catedral, montanha em Bariloche que tem a maior estação de esqui da Argentina

Destino preferencial dos brasileiros na região, a Argentina quer recuperar o tempo perdido durante a pandemia, quando permaneceu com as fronteiras fechadas por mais de um ano e meio. Para promover a circulação de turistas pelo interior do país, a Aerolíneas Argentinas reforçará sua malha aérea, com novos voos diretos ligando o Brasil às cidades de Bariloche , na Patagônia, e Salta, no norte.

Além disso, a companhia tem reforçado suas rotas para Buenos Aires, em operações baseadas no simpático Aeroparque Jorge Newbery, o aeroporto que fica na região de Palermo, numa localização bem mais central que o de Ezeiza. São sete voos diretos do Rio de Janeiro para a capital argentina e 24 partindo de São Paulo. A empresa também volto a voar em abril para Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

Tradicional destino de neve dos turistas brasileiros, a cidade de Bariloche está ansiosa por ter de volta seu público internacional mais frequente, depois de dois invernos marcados pela ausência total ou parcial de visitantes - em 2020, as pistas de esqui não abriram, e, em 2021, apenas argentinos puderam viajar pelo interior do país.

Para facilitar a chegada de brasileiros, foi estabelecida uma rota temporária entre São Paulo e a cidade, na província de Río Negro, na Patagônia. Entre julho e setembro, a companhia aérea argentina terá quatro voos semanais e sem escalas. No sentido São Paulo-Bariloche, a decolagem será às 8h30m, com aterrissagem às 13h15m, horário local. Já o voo da volta partirá às 16h40m de lá e pousará às 20h50m em Guarulhos.

Paralelamente, a CVC também anunciou que terá uma rota aérea especial entre São Paulo e Bariloche, de 2 de julho a 13 de agosto. Os voos fretados, em aviões da Latam, acontecerão sempre aos sábados.

Quem visitar a cidade encontrará seu principal atrativo modernizado para o inverno. O Cerro Catedral, que tem a maior estação de esqui do país, ganhará novas pistas , além de mais um teleférico quádruplo no topo e um novo sistema de fabricação de neve. Tudo isso deve aumentar a área esquiável da montanha em até 25%.

Em sua participação durante a feira de turismo WTM Latin America, que aconteceu ao longo da semana em São Paulo, o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlón, disse que espera recuperar a marca do inverno de 2019. A cidade recebeu a visita de 40 mil brasileiros ao longo daquela temporada de neve, a última antes da pandemia.

Já no Norte do país, outra cidade espera um aumento significativo no número de viajantes brasileiros. Também a partir de julho, a Aerolíneas Argentinas começa a operar três voos semanais entre São Paulo e Salta, com escala para San Miguel de Tucumán, outra importante cidade histórica do norte argentino.

A cidade é a principal porta de entrada na árida e bela região norte do país. Vale a pena percorrer seu centro histórico, onde estão a Plaza 9 de Julio, a Catedral Basílica de Salta, o Museo de Arqueología de Alta Montaña (com três múmias incas) e o Museo Güemes. Para se ter uma vista ampla da cidade, embarque no Teleférico San Bernardo, que leva ao topo da colina de mesmo nome.

Salta também é base para explorar as belezas naturais da região, através da Rota Nacional Nº 68, uma das estradas mais cênicas do mundo. Por ela se chega à reserva natural Quebrada de las Conchas, um grande vale em tons avermelhados e alaranjados com as mais diversas formas rochosas. E também aos grandes paredões da Garganta del Diablo, ao Anfiteatro, uma enorme concha acústica natural, e ao mirante Tres Cruces, com visual panorâmico para os Valles Calchaquíes.

Um roteiro pela região deve incluir também as pitorescas cidades de Cachí; onde se encontra lindas peças do artesanato local; Cafayate, uma renomada produtora de vinho; Campo Quijano, também conhecida como "Portal dos Andes"; e San Antonio de los Cobres, onde se pega o famoso Tren a las Nubes, a 4.200 metros acima do nível do mar.

De Salta, costuma-se também partir para a província vizinha de Jujuy, ainda mais ao norte, na fronteira com a Bolívia e com o Chile. Além de visitar as Salinas Grandes, um dos maiores desertos de sal do mundo, onde se pode dormir em glampings, a região tem Purmamarca, o vilarejo que dá acesso ao famoso Cerro de los Siete Colores. O sítio arqueológico de Pucará de Tilcara fica no mesmo caminho ao norte que levará a Humahuaca, cidade listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco na categoria Paisagem Cultural desde 2003. Sem falar, claro, em San Salvador de Jujuy, capital da província, uma cidade cheia de história.