O que fazer e o que não fazer em sua estadia no Qatar

Sede da Copa do Mundo de Futebol em 2022, o país muçulmano está sob os holofotes do mundo inteiro, mas é preciso ter noção dos costumes locais para não desrespeitar a população local.

Fãs de futebol do mundo inteiro se planejam para ir ao Qatar durante a Copa do Mundo

O evento acontece entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. Bruna Bardavid, guia de turismo e fundadora do canal multiplataforma Conexão Qatar, no entanto, alerta que o país é repleto de tradições e costumes diferentes dos do Brasil. Para garantir uma estadia harmoniosa, é preciso ter alguns cuidados.

TC Online/Reprodução

“O Qatar é um país muçulmano. É muito comum, por exemplo, o turista chegar sem saber se deve ou não usar determinado tipo de roupa ou querer fotografar tudo e todos à sua volta, sem critérios e sem saber que pode estar cometendo um ato desrespeitoso”, explica Bruna, que mora em Doha há cinco anos. Confira as dicas.

Divulgação

Cumprimente sem causar constrangimento

Bruna explica que é importante sempre cumprimentar as pessoas ao se referir a elas, pois é um sinal de educação. O ideal para cumprimentar alguém é colocar a mão no peito e fazer um gesto com a cabeça. A guia de turismo indica que pessoas do gênero oposto não podem ser cumprimentadas com toque.

Divulgação/ MSC Cruzeiros

Informação a estranhos

Se perdeu ou precisa saber qual é o restaurante mais próximo? Tudo bem se dirigir aos locais na rua para pedir informações, mas tenha cautela. “Seja respeitoso e se dirija às pessoas do mesmo gênero que você. Algumas mulheres são muito reservadas”, diz Bruna.

Matador Network/Reprodução

Atente-se ao uso das mãos

Quando estenderem algo a você ou quando for necessário alcançar algum objeto, é importante que a mão direita seja utilizada. Bruna explica que, no país, a mão esquerda é usada para fazer a higiene pessoal.

Luccas Belliboni/Pexels

Afeto em público

Há uma etiqueta de comportamento para casais em espaços públicos. “Não demonstre afeto em público, como beijos e abraços mais calorosos. Não tem problema andar de mãos dadas”, ensina Bruna.

Urban Capture/Reprodução

Código de vestimenta

Por ser um país conservador, Bruna afirma que as roupas precisam ser menos chamativas. “Demonstre respeito à cultura e tradição usando roupas discretas e longas, sem muitos decotes ou transparências”, diz.

RODNAE Productions/Pexels

Cuidado com as fotos

Muitos turistas ficam empolgados e saem tirando fotos de tudo o que virem pela frente. No entanto, é importante ter cuidado para não fotografar pessoas sem permissão, especialmente mulheres e pessoas idosas. “Alguns lugares não permitem que se usem câmeras fotográficas profissionais ou filmadoras, mas, no geral, o Qatar tem lugares lindos e instagramáveis para serem fotografados”, afirma Bruna

Travel Safe Abroad/Reprodução

Não fique embriagado em público

A prática pode ser até comum no Brasil em noitadas e fins de semana, mas no Qatar é crime. “Beber na rua não é permitido e pode render até seis meses de prisão ou uma multa bem salgada, que pode chegar ao equivalente a R$ 14 mil”, informa a guia de turismo. Ela acrescenta que há restrições de álcool no país. Essas bebidas só são vendidas em hotéis internacionais e alguns restaurantes.

Chris Clark/Pexels

Não tenha medo de barganhar

Essa dica vale para quem pretende comprar souvenirs para guardar em casa ou dar de presente. “Barganhe especialmente se comprar nos mercados Souq Waqif e Souq do Ouro. Faz parte da cultura deles”, ensina.

TripAdvisor/Reprodução

“Observando os detalhes, é possível curtir integralmente a experiência de conhecer e vivenciar o Qatar, que é incrível e inesquecível”, conclui a guia de turismo.

Voe Simples/Reprodução