O termo bike friendly se refere a destinos que são amigáveis para os ciclistas pedalarem
A capital dinamarquesa não é considerada a "cidade das bicicletas", à toa. Na cidade, que abarca mais de 400 km de ciclovias, existem mais bicicletas do que habitantes. Além disso, cerca de 60% da população utiliza o meio de transporte para se deslocar para o trabalho ou escola.
A capital da Holanda também é um dos melhores lugares do mundo para pedalar. O número de bikes na cidade ultrapassa o total de habitantes. Com aproximadamente 830 mil pessoas, Amsterdã tem 881 bicicletas.
Um dos maiores problemas da cidade é justamente a mobilidade urbana. Com a grande quantidade de carros, os moradores precisam enfrentar grandes engarrafamentos ou transportes públicos com superlotação. Uma das saídas encontradas pelo governo foi aumentar o número de ciclovias presentes na capital.
Na cidade, a bicicleta se une ao ônibus e ao metrô e funciona como transporte público. Dessa forma, qualquer cidadão pode realizar um registro, semelhante ao passe livre e alugar uma bicicleta em uma das estações destinadas para tal.
A Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e se destaca pelo empenho para melhorar a condição dos ciclistas. Grande parte das ruas do centro tiveram o limite de velocidade dos carros reduzida para 30 km/h. No mais, ciclovias e estacionamentos estão espalhados pela região.
Com cerca de 460 km de ciclovias, a capital paulista tem a maior quilometragem cicloviária da América Latina. A cidade também tem um sistema de compartilhamento de bikes e passeios turísticos específicos para os ciclistas.
Outra cidade propícia para se deslocar sobre duas rodas é Montreal. São 650 km de ciclovias, mapas disponibilizados de graça para os ciclistas, um sistema público de aluguel e estacionamentos dispostos em todo o destino.