Begijnhof, o jardim secreto encantador no meio de Amsterdam

O jardim fundado na idade média é conhecido, principalmente, por ter sido lar de gerações de mulheres que viviam reclusas da sociedade e atuavam em obras de caridade. No entanto, o ponto turístico reserva alguns outros segredos históricos.

O jardim de Begijnhof foi mencionado em um documento oficial pela primeira vez em 1389, mas estima-se que a vila que o circunda tenha sido erguido muito antes. Estima-se que a primeira casa foi erguida no local em 1346. Por isso, é possível conhecer as casas mais antigas da cidade.

Reprodução/Wikimedia Commons

Houten Huis

Ali, é possível encontrar casas que foram construídas no século 16. A estrela do local é a Houten Huis, de número 34. É a casa mais antiga de Amsterdam. Além disso, ela é a única em toda cidade que tem uma fachada totalmente de madeira, junto de outra casa localizada no centro histórico da cidade. A fachada de madeira é uma raridade por lá, já que em 1521 elas foram proibidas.

Reprodução/Pinterest

Igreja Engelse Kerk

Uma das construções mais históricas de Amsterdam é a Igreja Engelse Kerk, que também está em Begijnhof, que já abrigou católicos e protestantes. Foi construída no século 15, mas parte dela precisou ser reconstruída depois de ser danificada por um incêndio.

Reprodução/Mundo Vasto Mundo

Além dessa igreja, vale buscar pela pequena capela que está escondida entre as casas 29 e 30. Lá, as atividades religiosas eram feitas de forma sigilosa no período em que o catolicismo era proibido em Amsterdam. O local vai parecer como uma casa qualquer, já que não se podia ter qualquer sinalização católica no local.

Reprodução/Atlas Obscura

Jardim das Beguinas

As figuras que levam o turista a Begijnhof, certamente, são as mulheres que faziam parte de uma irmandade católica, mas que se identificavam como mulheres laicas que buscavam ajudar outras pessoas. As Beguinas, como eram conhecidas, eram viúvas e solteiras que se mudaram para o local e tinham como intuito ajudar a própria comunidade e o próximo. Elas teriam se mudado para lá no século 14.

Reprodução/Turista Profissional

Silêncio

As Beguinas não vivem mais no local. Há registros de que a última delas faleceu no local no início dos anos 1970. No entanto, as casas ainda são residenciais e há outras mulheres que moram no local. Por isso, é importante que o turista seja respeitoso e mantenha o silêncio para manter a aura de paz do local, tanto para outros visitantes como para as pessoas que residem ali.

Pinterest/solosophie

Não tenha medo de entrar

A porta que leva para o jardim secreto está na estrutura de uma casa comum, o que pode deixar alguns turistas de primeira viagem receosos para entrar. Alguns turistas contam que algumas pessoas ficam paradas do outro lado da rua ou fazem filas para observar outras pessoas ao entrar. Assim, todos se certificam de que é permitido entrar no jardim, que fica logo após um pequeno “túnel” dentro da passagem.

Reprodução/Conexão Amsterdam

Como chegar a Begijnhof?

A portinha que leva para o jardim secreto fica na Beginjhof nº 30, perto da Praça Spui, por onde é possível chegar facilmente usando o transporte público. Basta pegar as linhas 1, 2 e 5 do bonde (lá chamado de trams). O acesso fica ao lado da livraria American Book Center. A visitação ao jardim é gratuita e pode ser feita todos os dias, das 9h às 17h.

Pinterest/Wanderlustingk