Praga: museus, castelos e monumentos na capital da República Tcheca

Praça da Cidade Antiga

Principal ponto de encontro de Praga, a praça é rodeada por edifícios importantes, além de restaurantes, lojas, bares e barraquinhas pelas ruas. É nela que está localizada a fonte gótica da prefeitura, construída em 1364, as igrejas de São Nicolas e Nossa Senhora de Tyn.

Unsplash

Relógio Astronômico

O Relógio Astronômico de Praga foi erguido em 1410, um dos mais antigos da Europa. De hora em hora, é possível assistir a um pequeno espetáculo produzido pelo monumento. Ele registra a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e feriados cristãos.

Unsplash

Ponte Carlos

A ponte Carlos une as duas partes da cidade separadas pelo rio Vltava. Erguida em 1357, apresenta 30 réplicas de estátuas de santos católicos. A mais famosa delas é a de São João Nepomuceno, que traz sorte para quem esfregar a placa com o nome do santo.

Unsplash

Castelo de Praga

O Castelo de Praga já abrigou imperadores romanos e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca. O prédio foi feito em estilo gótico e possui diversas construções imponentes, como a Catedral de São Vito.

Unsplash

Kampa

Ao final da ponte Carlos, encontra-se uma ilha denominada Kampa. Se trata de um local tranquilo, com muitas árvores, gramados para piqueniques, diversas esculturas, cafés e restaurantes.

Unsplash

Torre da Pólvora

A Torre da Pólvora é uma construção grandiosa, importante para a história de Praga. No passado, constituía um dos 13 portões que guardavam a cidade. Seu nome é justificado pois o espaço era utilizado para depositar a substância explosiva.

Unsplash

Busto de Franz Kafka

Nascido em Praga ao final do século 19, Franz Kafka, um dos maiores escritores da literatura mundial recebeu uma homenagem na cidade. A escultura foi construída pelo artista David Cerny em 2014. Tem 11 m de altura, pesa 39 toneladas e é composto por 42 camadas em movimento.

Unsplash

A Casa Dançante

No centro de Praga, a construção impressiona pelo formato pouco tradicional. O munumento foi erguido em 1996, imitando o movimento de dança. Em homengem aos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers, foi apelidada de “Fred & Ginger".

Unsplash

Museu Nacional

O Museu Nacional está localizado na praça Venceslau, que costuma receber festas na cidade, além de ter sido palco de manifestações políticas. O museu foi idealizado por Josef Schulz entre os anos de 1885 e 1891.

Unsplash

Estátua de Sigmund Freud

A estátua é uma das obras mais realistas do artista David Cerny. Exposta em uma rua movimentada de Praga, ela já foi responsável por assustar inúmeras pessoas, por conta de seu realismo.

Unsplash