A modelo internacional Paloma Wojahn indica pontos turísticos imperdíveis para sua próxima visita ao México
Acervo pessoal
A modelo internacional Paloma Wojahn indica pontos turísticos imperdíveis para sua próxima visita ao México


Durante o período de medidas restritivas para turistas em todo mundo, o México foi um dos únicos países que permitiram a entrada de turistas durante a pandemia. Considerado um dos refúgios de luxo dos brasileiros , a busca por passagens aéreas para o México aumentaram cerca de 218% no meio deste ano.

Há pouco mais de um ano, a modelo internacional Paloma Wojahn, natural de Novo Machado, no Rio Grande do Sul, se rendeu aos charmes mexicanos e se mudou para o país. Lá, teve a chance de conhecer diversos pontos turísticos. “O México me surpreendeu positivamente. Vim para passar uma temporada e me apaixonei. Estou aqui há um ano e ficarei alguns a mais, com certeza”, diz a modelo.


De acordo com Paloma, as pessoas não têm ideia do que é a realidade no México. “É um local muito receptivo e que te permite conhecer praias, cidades, museus, culturas e pessoas maravilhosas”, conta. Para os turistas brasileiros que têm o México na lista de desejos, Paloma indica alguns pontos turísticos e destinos imperdíveis no país.


Pirâmides de Chichén Itzá


Uma das sete maravilhas do mundo, a Pirâmide de Chichén Itzá, localizada na Península de Yucatán, é um templo maia que foi construído no século 6 depois de Cristo e ampliado entre os séculos 7 e 11. Paloma afirma que o monumento é um dos locais obrigatórios para se colocar no roteiro.

As pirâmides ficam a 3 horas de distância de Cancún e a 2 horas da Playa del Carmen, dentro da zona arqueológica de Chichen Itza. A construção é considerada um dos complexos arqueológicos mais famosos e icônicos do mundo.

Museus


O México também é um dos grandes palcos artísticos da América Latina e do mundo. Paloma indica três hotéis que farão os fãs de arte se admirarem. O primeiro é o Museu Nacional de Antropologia, que fica dentro do Parque de Chapultepec, na Cidade do México.

Focado em arqueologia e etnografia, o local possui um acervo muito completo sobre as civilizações pré-hispânicas do continente, como maias, astecas, toltecas e teotihuacanas. Recomenda-se tirar um dia inteiro para conhecer o museu.

Também na Cidade do México, o Museu Soumaya guarda mais de 60 mil peças de artes plásticas e decorativas, além de documentos históricos e itens religiosos que existem desde o século 15. O foco da curadoria é totalmente voltada para a produção artística e cultura produzida no México.

Por fim, a modelo indica o Museu Frida Kahlo, que apresenta o edifício onde a artista mexicana nasceu e viveu com o também artista Diego Rivera. A instituição também é conhecida como Casa Azul devido à cor das paredes externas. Além de Kahlo e Rivera, também estão expostas obras de outros artistas, além de fotografias, objetos pessoais e artefatos pré-hispânicos.

Pueblos mágicos


Para turistas que querem conhecer a essência do México, Paloma diz que é imprescindível participar do programa turístico pueblos mágicos (em português, povos mágicos), criado pela Secretaria de Turismo mexicana.

A iniciativa busca oferecer experiências turísticas em diversos povoados tradicionais do país que preservam a riqueza histórica local, apresentando aos visitantes as belezas naturais, artesanato, gastronomia, tradições folclóricas e a hospitalidade das vilas e dos cidadãos locais. “Alguns exemplos são Tepoztlán, Mitla, Tequila e Puebla. Vale muito a pena conhecer”, indica.


Praias e ilhas


Não tem como visitar o México e deixar as belíssimas praias de fora. O destino é muito buscado por quem adora ficar com o pé na areia, cheiro de mar e quer se cercar de vistas lindas. As águas cristalinas de Cancún são aclamadas pelos turistas brasileiros, incluindo os famosos

Além delas, Paloma indica que amantes de praia visitem a Riviera Maya, no nordeste da Península de Iucatã; a Ilha das Mulheres, com diversos resorts e atrações para quem gosta de desbravar recifes e corais em mergulhos; e as praias e ruínas de Tulum, que possuem diversas ruínas, penhascos e um mar turquesa.

A modelo também indica a Ilha de Cozumel, que abriga um cenário paradisíaco e, nas profundezas do oceano, o Museu Subaquático de Arte, um dos  pontos turísticos submersos mais famosos do mundo . “Ela é ótima para fazer snorkel e mergulho, junto a recifes e uma vida marinha abundante”, diz Paloma.

“Também recomendo Cabo San Lucas, que tem uma energia incrível. Ainda há cenotes esplêndidos no estado do Yucatán [onde estão localizadas as Pirâmides de Chichén Itzá] e Quintana Roo”, acrescenta.

Fique atento às medidas de segurança do México

Apesar de não terem fechado as fronteiras para brasileiros, Paloma afirma que o México tem adotado estratégias para evitar a propagação do vírus. A vacinação, aliás, está bem avançada no país. A modelo explica que o país tem adotado medidas para tornar a viagem segura tanto para os turistas como para os mexicanos.

“Para viagem como turista, brasileiros não precisam de visto e podem ficar no país por até seis meses. Mas é preciso comprovar local de hospedagem, passagens e condições para estar em solo mexicano por esse período”, orienta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!