Tamanho do texto

Lima foi a capital esportiva da América Latina em 2019 e, para promover a final da Libertadores, o governo montou um roteiro cheio de atrativos

Depois de sediar os Jogos Pan-americanos/Parapan-americanos de 2019, Lima voltará a receber um evento esportivo com a final da Copa Libertadores da América, entre River Plate e Flamengo, no próximo dia 23 de novembro.

Leia também: O que fazer no Peru? Descubra o país além de Machu Picchu

lima arrow-options
shutterstock
Lima é uma cidade mística e cheia de atrativos turísticos

Aos torcedores do time carioca que estão com viagem marcada para a capital do Peru, a Promperú (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo) montou um roteiro de 48 horas para curtir Lima em seus principais pontos.

Confira abaixo o roteiro básico do que fazer na cidade em dois dias:

Dia 01

Experimente a gastronomia local

cebiche arrow-options
Getty Images
O cebiche, ou ceviche, é uma receita peruana secular e apreciada em todo o país

O Peru foi reconhecido como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo sete vezes consecutivas pelo World Travel Awards (o "Oscar" do Turismo). Sair da cidade sem experimentar a culinária local seria como uma viagem perdida.

Por esse motivo, a Promperú indica que os turistas aproveitem um cebiche - ou ceviche (peixe cru marinado em suco de limão, lima ou outro cítrico), uma causa peruana (batata prensada, pimenta amarela moída e suco de limão) ou uma batata à Huancaína (creme de batata com ovo duro, azeitona, milho e alface), acompanhado por um pisco sour (coquetel de pisco e limão).  

Se você gosta de carne, a indicação é experimentar o lomo saltado (tiras marinadas de filé com cebola, tomate, batata frita e outros ingredientese) para a sobremesa, alguns picarones (donut de abóbora e batata-doce) ou um suspiro limeño (manjar branco, gema batida e merengue de vinho do porto).

Visite um sítio arqueológico

lima arrow-options
shutterstock
O sítio arqueológico Huaca Pucllana é um dos mais preservados de Lima

Lima é uma cidade milenar que possui mais de 100 sítios arqueológicos , sendo em sua maioria, da cultura Lima (100- 650 dC). No bairro de Miraflores, o viajante pode conhecer um dos sítios mais bem conservados, a Huaca Pucllana, que conta com um pequeno museu do sítio histórico e um prestigiado restaurante ao lado.

Outra opção próxima, no bairro financeiro de San Isidro, é a Huaca Huallamarca, que também conta com um museu e uma bela vista do alto.

Compre lembrancinhas

artesanato arrow-options
shutterstock
O mercado de artesanato é uma ótima ideia para quem quer comprar lembrancinhas

Quem não gosta de passar numa feirinha de artesanato e levar lembranças para quem ficou em casa? Se você tem quem presentear, passe no mercado de artesanato , em Miraflores, localizado nos últimos quarteirões da Avenida Petit Thouars. Além das lembranças, dá para aproveitar o Parque Kennedy que fica próximo do mercado.

Veja o pôr do sol no Malecón

malecón arrow-options
Divulgação/ Promperú
Em Malecón é possível ver o pôr do sol e até voar de parapente

“Para a hora do pôr do sol, a melhor pedida é visitar o Malecón de Miraflores”, indica uma nota da Promperú.

As paradas obrigatórias deste passeio são o Parque del Amor, que se destaca pela escultura de dois amantes se beijando, além de frases de amantes e apaixonados escritos em paredes e muretas; o Parque Raymondi, onde é possível voar de parapente por 15 minutos e o shopping Larcomar, onde dá pra tomar um café (ou uma cerveja) enquanto aprecia o sol se esconder no mar.

Visite o Circuito Mágico das Águas

lima arrow-options
shutterstock
O Circuito Mágico das Águas acontece no Parque de la Reserva

Não deixe de conhecer o maior complexo de fontes de água do mundo em um parque público. O circuito do Parque de la Reserva está no Guinness Book e recebe turistas de terça a domingo - a partir das 19h15 - para interagirem com as luzes das fontes, lanternas e jatos de água.

Dia 02

Aproveite o café da manhã peruano

café da manhã arrow-options
shutterstock
O tradicional "desayuno" é uma atração turística a parte

O autêntico desayuno peruano precisa ser apreciado pelos viajantes. No menu do café da manhã está  um Pão com Chicharrón de Porco (carne de porco frita) ou uma Butifarra (pão com alface, cebola e linguiça de porco), acompanhado por um Tamale de milho (espécie de pamonha).

Para beber, suco de frutas, Chicha Morada (suco de milho roxo) e um bom café peruano proveniente das regiões da selva, são os acompanhamentos ideais.

Final da Libertadores

libertadores arrow-options
Reprodução
A taça da Copa Libertadores da América

Esse é o recado que todos querem ler. A partida única e decisiva da Copa Libertadores acontecerá no Estádio Monumental de Lima, no bairro de Ate Vitarte, as 17h (horário de Brasília).

Para quem estiver em Miraflores, o bairro mais turístico de Lima, é importante tomar cuidado com o horário. De um bairro a outro são aproximadamente 17 quilômetros de distância e o trajeto pode levar mais de uma hora de carro. Portanto, programe-se e saia cedo.

Visite o bairro de Barranco 

lima arrow-options
shutterstock
A 'Ponte dos Suspiros' é um marco no bairro de Barranco, em Lima

Se seu time vencer a Libertadores, os bairros de Miraflores e Barranco são ótimos para celebrar e comer uma boa comida peruana. Mas se ele perder, por lá também existem vários bares para “afogar as mágoas”.

Leia também: 6 destinos mais baratos para celebrar o Ano Novo de 2020

O bairro mais boêmio de Lima é Barranco que tem casas antigas republicanas reformadas e transformadas em galerias de arte e a Ponte dos Suspiros - que promete realizar os desejos dos turistas e visitantes que a cruzam completamente sem respirar. Talvez você deva passar lá antes do jogo e pedir uma ajudinha.