Uma das 7 maravilhas do mundo moderno e destino icônico para muitos turistas, Machu Picchu é uma das primeiras imagens que vêm à cabeça da maioria das pessoas quando se fala de o que fazer no Peru. E, embora ela seja uma ótima atração, não é só isso que o país tem a oferecer.
Leia também: Quer saber o que fazer nos países das 7 maravilhas do mundo moderno? Veja dicas
Com um território dividido entre praias, montanhas e a Floresta Amazônica - tudo repleto de muita história e cultura - o país promete surpreender os turistas com muitas opções de o que fazer no Peru . Atrações exóticas, como a recém-descoberta Vinicuanca, ou Montanha Arco-Íris, e as ruínas de Choqueirao, considerada uma irmã de Machu Picchu, são dois bons exemplos de riqueza que vão além dos roteiros mais tradicionais. E esse é só o começo.
O que fazer no Peru além de Machu Picchu
Veja todos os detalhes das opções e pontos turísticos que você deve incluir em seu roteiro pelo Peru:
- Visitar a Montanha Arco-Íris
- Aproveitar a cidade de Cusco
- Desgustar a culinária típica
- Curtir a vida noturna
- Vislumbrar a Lagoa Humantay
- Explorar as ruínas de Choquequirao
- Descobrir o Vale Sagrado
- Fazer passeios de caiaque
- Caminhar por trilhas
- Observar a fauna de perto
1. Visitar a Montanha Arco-Íris
Essa formação rochosa de tirar o fôlego estava coberta de gelo até muito pouco tempo atrás, segundo o diretor da agência de turismo de experiência Climb Viagens, Silvio Martins.
Descoberta pelos moradores locais em 2010, ela logo ganhou força no meio turístico, com seu padrão de cores único e vista incrível. "Está todo mundo se encantando com ela", fala Silvio.
O acesso, porém, requer um pouco de esforço. Além do trecho de estrada que leva até as proximidades da montanha, ainda é preciso uma caminhada razoável de 14 km para chegar até o topo dessa montanha de 5,2 mil metros de altitude - então vá preparado para encarar a subida.
2. Aproveitar a cidade de Cusco
Saindo das montanhas remotas em direção à civilização, a antiga capital do Império Inca continua a ser uma opção indispensável para quem está a fim de experimentar um pouco da história peruana.
Atualmente, ela é muito procurada por causa dos restos arqueológicos incas, como as ruínas de Tambomachay, Puka Pukara, Saqsayhuamán e Qenquo, e também pela conservada arquitetura colonial espanhola. Mas não é apenas história que você vai encontrar lá, como lembra Silvio.
Esta cidade de aproximadamente 510 mil habitantes também tem uma movimentada vida noturna, com bares, clubes e restaurantes. Neles, você poderá desfrutar um pouco da culinária típica do país que foi eleito cinco vezes consecutivas como o melhor destino gastronômico do mundo.
3. Degustar a culinária típica do Peru
E quando se fala em gastronomia peruana, não se pode deixar de lado o ceviche, prato nacional do país, que Lima ajudou a espalhar por outras colônias espanholas ao longo do tempo. O prato é feito com frutos do mar, normalmente peixe cru, regados com molho cítrico e especiarias como o chili, cebola e ají, uma variedade de molho picante.
Além dele, pratos com milho e batata são outros pontos fortes da culinária peruana . O Peru cultiva mais de 55 variedades do primeiro, e cerca de 3 mil tipos diferentes do segundo, como lembra o diretor da Climb.
E se você quiser degustar um pouco de tudo na sua viagem, o site oficial de Turismo do Peru recomenda algumas das principais rotas culinárias que os turistas vão encontrar por lá.
Para os fãs de frutos do mar, a Costa Norte é o destino. Quem quiser descobrir um pouco da cozinha tradicional sem se aventurar pelo interior do país pode recorrer à culinária Novoandina, famosa na região metropolitana de Lima.
Caso contrário, você pode recorrer direto à cozinha Andina típica da serra peruana, marcada por sopas, carnes e doces à base de milho, leite e frutas. Por fim, para quem estiver no leste do país, vale experimentar a cozinha Amazônica, rica em frutas e carnes dos mais variados tipos.
4. Curtir a vida noturna das cidades
Ainda nas atrações gastronômicas e de entretenimento, vale dar um destaque para a vida noturna peruana, seja em Cusco ou em Lima, dois grandes pontos que quem gosta de curtir deve incluir no roteiro de o que fazer no Peru. De restaurantes e bares a festivais e eventos, essas cidades vão te surpreender.
5. Vislumbrar a Lagoa Humantay
Na Região de Cusco fica uma bela lagoa nas montanhas: a Lagoa Humantay, localizada no pico de mesmo nome. A 4,2 mil metros do nível do mar (pouco mais de 1,2 km antes do cume da montanha) e distante dos hotéis, o local é de difícil acesso, mas tudo isso será compensado com um cenário digno de filme.
Tanto que, dentre 416 usuários de todo o mundo no TripAdvisor que deixaram sua avaliação sobre o destino, o consenso era de que a visita à Lagoa Humantay era excelente - com 83% das pessoas dando a nota máxima à atração.
Se você está a fim de uma paisagem inesquecível, e não se importa de encarar um pouco de desafio para alcançá-la, a visita a essa lagoa no meio das montanhas é uma boa ideia.
6. Explorar as ruínas de Choquequirao
Também na Região de Cusco fica esse sítio arqueológico com traços muito semelhantes aos de Machu Picchu , apesar de contar com escavações bem mais recentes.
Segundo Silvio, uma das principais atrações dessas ruínas são os terraços do lado oposto à entrada. "Eles foram feitos com pedras pequenas que contém a montanha e servem para plantio", diz o especialista. Eles ainda são decorados com 21 ilustrações de lhamas, representando, segundo Silvio, a ligação entre o mundo espiritual e o material para os incas.
7. Descobrir o Vale Sagrado
O Vale Sagrado está entre os mais famosos destinos do Peru. Segundo o Peru Travel, ele era o principal centro de cultivo do Império Inca e é o berço do melhor milho peruano.
Este vale é acessível pela cidade de Cusco e fica entre os povoados de Pisaq e Ollantaytambo. Uma atração exótica por lá para quem curte construções revolucionárias e procura o que fazer no Peru é o Skylodge Adventure Suites , um hotel que consiste de cápsulas de vidro construídas nas paredes das montanhas - vale à pena dar uma passada para conferir.
8. Fazer passeios de caiaque
Além de trilhas histórico-culturais, o Peru oferece também outras experiências para os turistas que querem curtir a natureza, como os passeios de caiaque pelos rios e lagos do país.
Segundo o site oficial de turismo peruano, alguns dos pontos disponíveis para uma aventura de caiaque são o Lago Sandoval, o Lago Titicaca, a baía de Paracas e a Albufera de Medio Mundo, uma lagoa próxima ao mar.
9. Caminhar pelas trilhas
O trekking também é uma atividade forte no turismo peruano. Segundo o Peru Travel, quase toda a serra peruana pode ser percorrida em trilhas a pé, mas apenas algumas delas são considerados "comerciais" - o restante fica para aqueles com espírito aventureiro.
Alguns dos principais caminhos são os de Machu Picchu, de Huancaya, de Quebrada Santa Cruz Llaganuco, o de Choquequirao, do Vale do Colca e a volta pela Cordilheira de Huayhuash, que percorre 180 km indo e voltando para Chiquián.
10. Observar a fauna de perto
Por fim, a fauna peruana também vai te encantar. De acordo com o site do Peru Travel, o encanto está nas espécies endêmicas, que desenvolveram traços e hábitos únicos para se adaptarem ao clima difícil e ao território acidentado do país.
Quem for fã da natureza poderá passar os dias observando aves (como o Condor-dos-Andes), cetáceos (como o boto-cor-de-rosa), mamíferos marinhos (como as lontras), mamíferos terrestres únicos (como lhamas e alpacas) - e até mesmo borboletas.
Leia também: Tendências! 4 destinos internacionais premiados e bem avaliados pelos turistas
São muitas as opções de atividades para quem busca o que fazer no Peru . Queira você se aventurar ou curtir um bom jantar nas metrópoles peruanas, basta fazer as malas e embarcar nessa jornada para uma experiência única a menos de 3,5 mil km de São Paulo.