Com locais como cordilheira na fronteira da Eslováquia com a Polônia, passando por cidades como Madri e Lyon, foi divulgada a lista dos melhores destinos da Europa em 2019, segundo ao guia Lonely Planet.
Leia também: Esqueça os livros! Região da Romênia te leva para um conto de fadas na vida real
A liderança do ranking - que já é feito há sete anos - ficou com as montanhas Tatras, na Eslováquia, local que combina picos nevados com belas cascatas. Em segundo lugar aparece Madri, na Espanha. Completa o top 3 de melhores destinos da Europa a Rota da Costa Ártica, na Islândia.
Segundo Tom Hall, o vice-presidente de Experiências da Lonely Planet, o objetivo da lista é justamente guiar os turistas interessados em fazer um tour pela Europa e ajudá-los a descobrir o continente europeu mais de perto.
"De passeios culturais urbanos a paisagens impressionantes, animados destinos gastronômicos e os melhores lugares para fugir da multidão, há uma variedade enorme de experiências a serem aproveitadas em toda a Europa neste verão", observa.
Os 10 melhores destinos da Europa para visitar em 2019
Agora, sem mais demoras, é hora de descobrir os detalhes dos 10 principais pontos turísticos da Europa para quem vai viajar para lá durante o verão do hemisfério norte.
1. Montanhas Tatras, Eslováquia
As Montanhas Tatras são uma cordilheira que "separa" a Eslováquia da Polônia. Seus picos nevados e sinuosos, junto com suas cascatas, vilarejos pacatos e vida selvagem cativante deram a este ponto o primeiro lugar na lista. Alguns destaques são o lago glacial Strbské Pleso e o Gerlach, pico mais alto do país.
2. Madrid, Espanha
A capital espanhola tem ressurgido na rota turística europeia. Com uma agitada vida noturna, novas ciclovias e calçadas mais largas para os pedestres, é possível passear pela cidade de forma sustentável e rápida. Vale também uma visita à Calle de Ponzano que, com seus bares e restaurantes, se tornou uma das mais descoladas ruas do mundo.
3. Rota da Costa Ártica, Islândia
A Costa Ártica da Islândia é o destino ideal para aqueles que não se importam com um pouquinho de frio e uma experiência litorânea diferente daquela encontrada nas praias brasileiras ou, no caso da Europa, nas praias do Mediterrâneo. A rota passa entre 21 vilas e 4 ilhas onde você poderá apreciar cataratas e geleiras, bem como praticar esportes de inverno e observar a fauna local.
4. Herzegovina, Bósnia e Herzegovina
A região da Herzegovina, que corresponde a parte da Bósnia e Herzegovina, reúne trilhas por cidades medievais, como Pocitejl, túneis cavernosos como os de Vjetrenica e vilarejos remotos como Lukomir.
5. Bari, Itália
O encantador litoral sul italiano pode ser apreciado sob uma nova perspectiva em Bari, uma cidade revigorada com um belo centro histórico e restaurantes familiares substituindo lojas que haviam fechado ao longo dos anos. Pontos icônicos como o Teatro Piccinni e prédios antigos que foram condenados à demolição também foram revitalizados e reabertos.
6. Shetland, Escócia
Este arquipélago escocês é o ponto mais ao norte do Reino Unido. Ele é o lar de lontras e orcas, além de ruínas da Idade do Ferro e de bares e restaurantes que servem o icônico fish and chips britânico.
7. Lyon, França
Em julho deste ano, a cidade de Lyon, na França, sediará a final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Mas a cidade não está na lista apenas por causa do esporte: em suas ruas, você poderá experimentar o melhor da gastronomia e da cultura - tudo isso numa cidade que foi reconhecida pela União Europeia por seus esforços para difundir um turismo acessível e sustentável.
8. Liechtenstein
O Liechtenstein é o único país da lista - e talvez um dos únicos do mundo - que pode ser aproveitado em um único final de semana, através da trilha de Lichtenstein. A rota de 75 km de extensão, criada para celebrar os 300 anos da nação, passa por todas as 11 municipalidades do país e pelo seu interior repleto de picos e pastos.
9. Vevey, Suíça
A cidade de Vevey, na Suíça, fica às margens do Lago Genebra, no qual os turistas podem nadar. Uma atração exclusiva em julho de 2019, será o Fête des Vignerons, um festival de vinhos que dura por três semanas, mas que só acontece uma vez a cada 20 anos.
10. Istria, Croácia
Por fim, a região da Istria, na Croácia, é um dos pontos turísticos indispensáveis para quem gosta de roteiros históricos. O anfiteatro de Pula e os mosaicos de Porec, por exemplo, foram catalogados pela Unesco como patrimônios da humanidade. Além de atrações assim, você também poderá esbanjar de praias, tours gastronômicos e festivais de música (que são fortes especialmente no verão).
Leia também: 13 destinos nacionais para fazer uma "viagem pela Europa" sem sair do Brasil
Se você não sabe por onde começar a sua busca pelos melhores destinos da Europa
para visitar em 2019, vale levar em conta os itens dessa lista, ver qual deles mais te agrada e programar a sua viagem sem olhar para trás.