Tamanho do texto

Lista conta com destinos para todos os gostos, de lugares com natureza exuberante a destinos urbanos clássicos; veja o que fazer em cada lugar

Com locais como cordilheira na fronteira da Eslováquia com a Polônia, passando por cidades como Madri e Lyon, foi divulgada a lista dos melhores destinos da Europa em 2019, segundo ao guia Lonely Planet. 

Leia também: Esqueça os livros! Região da Romênia te leva para um conto de fadas na vida real

Turista caminhando por uma trilha de pedra nas Montanhas Tatras
shutterstock
Os melhores destinos da Europa para 2019 vão te proporcionar contato com diferentes culturas e com a natureza


A liderança do ranking - que já é feito há sete anos - ficou com as montanhas Tatras, na Eslováquia, local que combina picos nevados com belas cascatas. Em segundo lugar aparece Madri, na Espanha. Completa o top 3 de melhores destinos da Europa a Rota da Costa Ártica, na Islândia. 

Segundo Tom Hall, o vice-presidente de Experiências da Lonely Planet, o objetivo da lista é justamente guiar os turistas interessados em fazer um tour pela Europa  e ajudá-los a descobrir o continente europeu mais de perto.

"De passeios culturais urbanos a paisagens impressionantes, animados destinos gastronômicos e os melhores lugares para fugir da multidão, há uma variedade enorme de experiências a serem aproveitadas em toda a Europa neste verão", observa.

Os 10 melhores destinos da Europa para visitar em 2019

Agora, sem mais demoras, é hora de descobrir os detalhes dos 10 principais pontos turísticos da Europa para quem vai viajar para lá durante o verão do hemisfério norte. 

1. Montanhas Tatras, Eslováquia

Montanhas Tatras, Eslováquia
Getty Images
No primeiro lugar, alguns destaques são o lago glacial Strbské Pleso e o Gerlach, pico mais alto da Eslováquia

As Montanhas Tatras são uma cordilheira que "separa" a Eslováquia da Polônia. Seus picos nevados e sinuosos, junto com suas cascatas, vilarejos pacatos e vida selvagem cativante deram a este ponto o primeiro lugar na lista. Alguns destaques são o lago glacial Strbské Pleso e o Gerlach, pico mais alto do país.

2. Madrid, Espanha

Madrid%2C Espanha
Rodrigo Garrido/shutterstock
Em Madrid, na Espanha, é possível passear pela cidade de forma sustentável e rápida

A capital espanhola tem ressurgido na rota turística europeia. Com uma agitada vida noturna, novas ciclovias e calçadas mais largas para os pedestres, é possível passear pela cidade de forma sustentável e rápida. Vale também uma visita à Calle de Ponzano que, com seus bares e restaurantes, se tornou uma das mais descoladas ruas do mundo.

3. Rota da Costa Ártica, Islândia

Rota da Costa Ártica, Islândia
Getty Images
A Costa Ártica da Islândia, em terceiro lugar, é o destino ideal para quem curte as temperaturas mais baixas

A Costa Ártica da Islândia é o destino ideal para aqueles que não se importam com um pouquinho de frio e uma experiência litorânea diferente daquela encontrada nas praias brasileiras ou, no caso da Europa, nas praias do Mediterrâneo. A rota passa entre 21 vilas e 4 ilhas onde você poderá apreciar cataratas e geleiras, bem como praticar esportes de inverno e observar a fauna local.

4. Herzegovina, Bósnia e Herzegovina

Herzegovina, Bósnia e Herzegovina
Getty Images
A região da Herzegovina reúne trilhas por cidades medievais e está em 4º lugar na lista de melhores destinos da Europa

A região da Herzegovina, que corresponde a parte da Bósnia e Herzegovina, reúne trilhas por cidades medievais, como Pocitejl, túneis cavernosos como os de Vjetrenica e vilarejos remotos como Lukomir.

5. Bari, Itália

Bari%2C Itália
StockPhotos
Bari, na Itália, é uma cidade revigorada com um belo centro histórico e restaurantes familiares

O encantador litoral sul italiano pode ser apreciado sob uma nova perspectiva em Bari, uma cidade revigorada com um belo centro histórico e restaurantes familiares substituindo lojas que haviam fechado ao longo dos anos. Pontos icônicos como o Teatro Piccinni e prédios antigos que foram condenados à demolição também foram revitalizados e reabertos.

6. Shetland, Escócia

Shetland, Escócia
Getty Images
Este arquipélago escocês é o ponto mais ao norte do Reino Unido e aparece em 6º lugar na lista

Este arquipélago escocês é o ponto mais ao norte do Reino Unido. Ele é o lar de lontras e orcas, além de ruínas da Idade do Ferro e de bares e restaurantes que servem o icônico fish and chips britânico.

7. Lyon, França

Lyon, França
shutterstock
Lyon, na França, foi reconhecida pela União Europeia por seus esforços para difundir um turismo acessível e sustentável

Em julho deste ano, a cidade de Lyon, na França, sediará a final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Mas a cidade não está na lista apenas por causa do esporte: em suas ruas, você poderá experimentar o melhor da gastronomia e da cultura - tudo isso numa cidade que foi reconhecida pela União Europeia por seus esforços para difundir um turismo acessível e sustentável.

8. Liechtenstein

Liechtenstein
shutterstock
Liechtenstein também está na lista de melhores lugares para conhecer na Europa em 2019

O Liechtenstein é o único país da lista - e talvez um dos únicos do mundo - que pode ser aproveitado em um único final de semana, através da trilha de Lichtenstein. A rota de 75 km de extensão, criada para celebrar os 300 anos da nação, passa por todas as 11 municipalidades do país e pelo seu interior repleto de picos e pastos.

9. Vevey, Suíça

Vevey, Suíça
StockPhoto
A cidade de Vevey, na Suíça, fica às margens do Lago Genebra e está em 9º lugar no ranking

A cidade de Vevey, na Suíça, fica às margens do Lago Genebra, no qual os turistas podem nadar. Uma atração exclusiva em julho de 2019, será o Fête des Vignerons, um festival de vinhos que dura por três semanas, mas que só acontece uma vez a cada 20 anos.

10. Istria, Croácia

Istria, Croácia
shutterstock
A região da Istria, na Croácia, é um dos pontos turísticos indispensáveis para quem gosta de roteiros históricos

Por fim, a região da Istria, na Croácia, é um dos pontos turísticos indispensáveis para quem gosta de roteiros históricos. O anfiteatro de Pula e os mosaicos de Porec, por exemplo, foram catalogados pela Unesco como patrimônios da humanidade. Além de atrações assim, você também poderá esbanjar de praias, tours gastronômicos e festivais de música (que são fortes especialmente no verão).

Leia também: 13 destinos nacionais para fazer uma "viagem pela Europa" sem sair do Brasil

Se você não sabe por onde começar a sua busca pelos melhores destinos da Europa para visitar em 2019, vale levar em conta os itens dessa lista, ver qual deles mais te agrada e programar a sua viagem sem olhar para trás.