Fazer uma viagem pela Europa é o sonho de muita gente, mas, com a crise que aperta o bolso do brasileiro e o fato de que, por lá, é preciso usar moedas mais caras do que o real, isso nem sempre é possível. Ainda assim, por mais que não seja exatamente a mesma coisa, alguns destinos nacionais têm tantas semelhanças com países como a Suíça, a Holanda e a Alemanha que são capazes de fazer o turista sentir como se estivesse passeando pelo velho continente.
Leia também: Confira quais são os 10 melhores destinos turísticos no Brasil
Cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves (RS), Domingos Martins (ES), Penedo (RJ), Blumenau (SC) e Campos do Jordão (SP) são alguns exemplos de cidades que contam com arquitetura, gastronomia, música, festas e outros fortes traços europeus que se mantém desde a época da colonização e, com essas características podem fazer o turista sentir que está fazendo uma viagem pela Europa sem sair do Brasil.
Veja destinos para fazer uma "viagem pela Europa" sem sair do Brasil
1. Gramado, RS
Além de ser um dos destinos mais visitados do País, essa cidade carrega um bocado de características europeias, como o clima e a arquitetura que atraem muitos turistas para o destino. Segundo informações do Hotel Urbano, startup de venda de pacotes turísticos, essa cidade do Rio Grande do Sul tem mais de 30 pontos turísticos eé ideal para quem tem vontade se sentir na Europa mesmo estando em terras nacionais.
2. Canela, RS
Outro destino popular no Sul do país é Canela. A cidade também é repleta de opções de lazer e costuma agradar tanto os turistas que procuram relaxar durante a viagem quanto os que gostam de ter contato com a natureza. O destino é ideal para quem ama uma boa e variada gastronomia, já que, por lá, é possível encontrar desde o tradicional churrasco até o saboroso fondue - prato de origem suíça.
Leia também: As férias de julho estão chegando! Veja destinos para aproveitar em família
3. Campos do Jordão, SP
Considerado a Suíça brasileira, esse destino turístico está a 1,6 mil metros de altitude, característica que o torna o mais alto município brasileiro. Por causa do frio, que dá um charme a mais na cidade, o local costuma ficar lotado de turistas no inverno, mas, mesmo que esteja mais cheio de visitantes durante essa época, é importante ressaltar que o fluxo é alto durante o ano todo. No verão, a temperatura costuma ser mais amena e os passeios que proporcionam contato natureza se tornam mais agradáveis para aqueles que sentem mais frio.
4. Domingos Martins, ES
Localizado a apenas 42 km da capital do estado, Vitória, esse município está entre os mais procurados da região serrana do País. Como foi colonizado por imigrantes alemães e italianos, o destino combina arquitetura típica alemã com astpectos naturais e tem um charme único.
5. Penedo, RJ
Por ter recebido grande influência de imigrantes finlandeses, que foram responsáveis por colonizar a região, Penedo, hoje, é conhecida como “Pequena Finlândia”. O ecoturismo é algo muito forte nessa região e, por lá, o turista pode fazer trilhas, admirar a visita em locais com o Pico do Penedinho, visitar cachoeiras como a Cachoeira de Deus e Três Quedas, e passear pelo o Parque Nacional do Itatiaia.
6. Petrópolis, RJ
Para quem quer fazer uma viagem pela Europa sem sair do Brasil, Petrópolis é uma boa opção, já que o friozinho da serra e as construções do período imperial ajudam a ambientar o turista. O destino fica a apenas 65 km da Cidade Maravilhosa e chama atenção por conservar locais pelos quais Dom Pedro II costumava passear quando ficava na região.
Leia também: Saiba quais são os 6 destinos na Europa ideias para os turistas
7. Blumenau, SC
Conhecida por ser uma região hospitaleira, Blumenau recebe anualmente a segunda maior Oktoberfest - festa típica Alemã - do mundo e, por isso, é considerada a capital brasileira da cerveja. Além da festança regada a cerveja, a cidade tem parte de sua arquitetura inspirada na Alemanha, algo que ajuda a fazer com que o turista sinta que está fazendo uma viagem pela Europa.
8. Joinville, SC
Para quem quer um testino com mais cara de campo, a dica é visitar Joinvile. Os destaques da região são as paisagens, que lembram locais da Alemanha e da Noruega e, por lá, é possível fazer passeios por fazendas que produzem delícias como melado e ainda tomar um café colonial em uma delas.
9. Visconde de Mauá, RJ
Esta região - que tem belas paisagens naturais preservadas - conta com três vilas de boa estrutura turística: Vila de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. Visconde de Mauá faz fronteira com o Parque Nacional do Itatiaia e está localizada no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira.
10. Holambra, SP
Mais uma dica para o turista que quer sentir como se estivesse fazendo uma viagem pela Europa é visitar Holambra, no interior de São Paulo. O local, cujas ruas são decoradas com os famosos tamancos símbolo da cultura holandesa, é muito comparado com o país. São diversas as opções de atrações turísticas e, entre elas, estão: o Moinho Povos Unidos - que tem 38 metros de altura - e a Expoflora - maior exposição de flores da América Latina (realizada anualmente em setembro).
Leia também: Confira 10 pousadas no interior de São Paulo para curtir o feriado
11. Monte Verde, MG
Como os imigrantes da Letônia, país do Leste Europeu, colonizaram a região, Monte Verde ainda carrega diversos traços desse país - tanto no visual quanto nas tradições. O destino costuma ter um clima frio e pousadas charmosas que geralmente agradam a quem gosta de fazer viagens alternativas, além de ser considerado um local romântico ideal para uma viagem a dois.
12. Nova Petrópolis, RS
Como foi colonizada por alemães, Nova Petrópolis está entre os destinos em que é possível se sentir em uma viagem pela Europa, mas dentro do Brasil. Situado na Serra Gaúcha, o local possui uma arquitetura diferenciada que pode ser admirada em passeios durante o dia, e, segundo o Hotel Urbano, é um destino econômico.
Leia também: Ande por telhados e vá a locais abandonados: um tour inusitado pela Europa
13. Bento Gonçalves, RS
Para os amantes de vinho, este é o destino ideal, já que, por lá, é possível passear por algumas das maiores vinícolas do País. As tradições italianas vinda dos imigrantes se mantêm em Bento Gonçalves e, por isso, o local está na lista de destinos para quem quer fazer uma viagem pela Europa dentro do Brasil. Além disso, a cidade está a 600 metros acima do nível do mar, algo que garante uma bela vista da Serra Gaúcha.