Tamanho do texto

Portugal tem atrações para diferentes tipos de viagem e é um destino que combina família, amigos e casais, com praias para relaxar ou se aventurar

Atraindo cada vez mais brasileiros, Portugal tem um litoral extenso e diverso. Além disso, é um destino conhecido por sua versatilidade: consegue atrair desde os mais aventureiros em busca de ondas gigantes até famílias e viajantes que buscam momentos relaxantes.

Ondas quebrando
Divulgação/Visit Portugal
Uma das praias mais agitadas de Portugal, Nazaré é famosa por suas ondas gigantes, e atrai surfistas e atletas


Antes de escolher quais  praias de Portugal combinam mais com o seu perfil, é preciso definir a prioridade da viagem . "Se quer praticar esportes, como o surfe, é preciso pesquisar praias com as condições adequadas. Se for viajar com crianças, recomendamos checar a infraestrutura do local com antecedência", explica Alexandre Massei, gerente do buscador de viagens Momondo.

Além de reconhecer a prioridade do seu passeio para encontrar a praia perfeita, outros cuidados são necessários quando se vai conhecer as praias de Portugal.

Um deles é escolher a melhor época para se fazer a viagem. "A época ideal para visitar as praias de Portugal é durante o verão europeu, entre junho e agosto, período em que as águas estão mais quentes", aponta Andréa Kubo, gerente de produtos Europa da Abreu no Brasil.

Andréa também recomenda usar sempre protetor solar e itens como óculos e chapéu. Além disso, a gerente de produtos ressalta que a temperatura das águas de Portugal é mais fria se comparada ao Brasil.

Bandeira tremeluzindo
shutterstock
Algumas praias de Portugal contam com a bandeira azul, símbolo de que possuem infraestrutura e são bem cuidadas

Outro cuidado importante aos viajantes é apontado por Bernardo Cardoso, diretor do turismo de Portugal no Brasil. "Deve-se evitar praias não vigiadas, que podem não oferecer todas as condições de segurança necessárias para desfrutar em pleno de uns dias de lazer", afirma.

"Sugerimos a opção pelas praias recompensadas com bandeira azul, que é uma garantia de que as zonas balneares têm vigilância e boas infraestruturas de apoio e lazer", completa o diretor.

Praias de Portugal #1: para quem está em busca de calmaria e relaxamento

Praia com mar tranquilo
Arquivo pessoal/Giovanna Abbá
A praia da Dona Ana, na região de Algarve, é conhecida pela tranquilidade e pelo clima familiar

Apesar de Portugal ser mais conhecido pelo mar agitado e pela prática do surfe, há recantos de tranquilidade do norte ao sul do país. "Existem praias com boas condições para familias com crianças em todas as regiões", afirma Cardoso.

  • Algarve
Praia e casas ao fundo
Arquivo pessoal/Giovanna Abbá
Praia do Carvoeiro, na cidade de Algarve, uma das praias de Portugal mais adequadas para um passeio em família

Quando se fala de praias de Portugal, Algarve é a região mais famosa, com várias praias próprias para uma viagem relaxante em família. "Com águas cristalinas e mar tranquilo, elas são ideais para passeios de barco e a prática de stand up paddle. A região também conta com excelentes opções de resorts", aponta Andréa.

Samira Galli, que mora em Portugal há mais de seis meses, opina sobre a região: "Lá tem lugares tanto para a família quanto para quem quer ferveção. As praias são bem frequentadas no verão. As familias frequentam muito, devido ao fácil acesso de trens".

  • Costa Nova
Conjunto de casas
Arquivo pessoal/Samira Galli
Os conjuntos de casas da praia da Costa Nova atraem os turistas mais do que a própria praia em si

O que chama mais atenção na Costa Nova não é a praia em si , mas as casinhas tradicionais que ali se encontram, chamadas de palheiros. Antigos abrigos de pescadores, elas passaram a ser alugadas quando o destino começou a atrair banhistas e, hoje ,são a grande atração do destino. "As casinhas da Costa Nova são ícones turisticos", opina Samira.

Samira ainda alerta aos viajantes sobre as ventanias que costumam fazer parte das praias de Portugal, além da água fria. "Eu acho a água daqui muito gelada, mas os portugueses e os turistas nadam", conta. As pessoas costumam aproveitar para velejar, passear com os cachorros e as crianças, na região em questão.

  • Alentejo
Praia com ondas mais tranquilas
shutterstock
Alentejo é uma das regiões de Portugal mais tranquilas e familiares

A região de Alentejo é considerada um dos melhores destinos de Portugal para visitar durante a temporada de calor. Os turistas são atraídos até Alentejo não só pela praia em si, como também pela gastronomia local e pela beleza das paisagens. Tomar um vinho alentejano também é um bom meio de aproveitar o destino.

"Tem um mar transparente e sereno. Há a formação de pequenas piscinas de água salgada no mar, o que pode ser especialmente divertido para as crianças. No entanto, esta praia é de difícil acesso, sendo recomendado o uso de veículos 4x4", explica Massei.

Leia também: 10 lugares para conhecer em Portugal, eleito o melhor destino da Europa

Praias de Portugal #2: para os aventureiros de plantão

Onda e surfista
Divulgação/Turismo de Portugal
Surfista aproveitando ondas da praia de Peniche, uma das mais famosas do país

Portugal é um prato cheio para quem gosta de esportes radicais e está em busca da onda perfeita. Algumas praias do país têm ondas enormes e instáveis, que atiçam a curiosidade dos turistas que são mais aventureiros.

  • Nazaré
Onda gigante e surfista
Divulgação/Turismo de Portugal
Dentre as praias de Portugal, Nazaré é conhecida por suas ondas gigantes, própria para esportes radicais

Nazaré é uma das cidades portuguesas que se tornaram mais conhecidas por causa do surfe. É um destino que tem vários festivais ao longo do ano e se destaca por suas ondas gigantescas.  "A s ondas de Nazaré são mundialmente conhecidas, como cenário dos campeonatos mundiais na categoria de big waves", explica Cardoso.

Giovanna Abbá, que passou dez dias em Portugal em 2018 e conheceu várias praias do país, afirma que amou visitar Nazaré: "É surpreendente porque as ondas são grandes mesmo fora de época. É muito legal visitar o farol que tem lá com pranchas de surfistas que já competiram lá".

  • Peniche
Surfista em uma das ondas de Peniche
shutterstock
Peniche é uma das praias mais famosas de Portugal quando o assunto é surfe e outros tipos de esportes

Outra região de Portugal que se destaca pelos esportes radicais é Peniche, cenário de diversos campeonatos. Além do surfe, Peniche também atrai os turistas que almejam a prática de esportes como vela, windsurf, kitesurf, paddle, mergulho e parasailing.

Peniche está situada em uma península, então suas praias têm condições geográficas diferentes, o que garante boas ondas praticamente em todos os dias. A praia mais famosa é a Supertubos, que tem ondas tubulares perfeitas para os esportes. É ideal principalmente para quem está começando a aprender a surfar.

  • Ericeira
Ondas agitadas
shutterstock
As ondas de Ericeira são conhecidas entre os surfistas, que adoram aproveitar a agitação das águas dessa região

Leia também: Portugal leva título de melhor destino do mundo pelo segundo ano consecutivo

Considerada a primeira reserva de surfe da Europa e a segunda do mundo inteiro, Ericeira, que fica a 40 minutos de Lisboa, também é uma das regiões mais escolhidas pelos amantes de aventura. Assim como as outras praias de Portugal mais voltadas aos aventureiros, suas águas agitadas são mais adequadas para a prática de esportes.