Até a década passada, visitar Chernobyl, na Ucrânia, era algo praticamente inimaginável por causa dos restos de radiação no local, palco de uma das maiores tragédias nucleares da história.

Leia também: Esqueça os livros! Região da Romênia te leva para um conto de fadas na vida real

Visitar Chernobyl não é mais um sonho distante - mas requer que você cumpra uma série de regras bastante rigorosas
shutterstock
Visitar Chernobyl não é mais um sonho distante - mas requer que você cumpra uma série de regras bastante rigorosas

Porém, passados 33 anos do acidente nuclear, boa parte das áreas ao redor da cidade de Pripyat (onde ficava a usina nuclear de Chernobyl) já podem ser visitadas.

Mas visitar Chernobyl não é apenas uma questão de querer - também é preciso obedecer a uma série de precauções de saúde e segurança impostas sobre quem deseja visitar a "Zona de Exclusão" da cidade ucraniana.

Leia também: Histórias de um viajante: saiba como foi visitar a Crimeia após um conflito

Os procedimentos para visitar Chernobyl

As medidas de segurança para visitar Chernobyl vão do código de vestimenta ao tempo de permanência na área
shutterstock
As medidas de segurança para visitar Chernobyl vão do código de vestimenta ao tempo de permanência na área

Segundo o tabloide britânico The Mirror , a Zona de Exclusão começou a ser liberada para turistas já em 2011, mas só pode ser visitada por um curto período de tempo e seguindo algumas medidas de segurança .

Além disso, é preciso ir para a área acompanhado de um guia turístico que conheça o local. Isso porque, como os prédios estão abandonados desde o acidente nuclear , a estrutura de boa parte deles está seriamente danificada.

Os guias poderão te levar pelas rotas mais seguras, longe de edifícios perigosos e de áreas com alto índice de radiação - algo que pode ser possível especialmente em locais com itens que foram deixados para trás pelos habitantes.

Fora essas precauções básicas, o governo ucraniano instaurou uma série de  medidas de segurança mais específicas e detalhadas, que vão desde as roupas que você pode usar até o que evitar em Pripyat.

Por exemplo, fotografias e filmagens são estritamente proibidas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros (fora das áreas permitidas). Comer e beber ao ar livre, ou ingerir qualquer coisa encontrada ou produzida na região também é proibido.

Roupas que cubram todo o corpo - incluindo chapéus, gorros ou bonés - são o básico do código de vestimenta. Segundo o site oficial da Agência Estatal Ucraniana para Gerenciamento de Zonas de Exclusão, isso é uma forma de protegê-lo dos raios de radiação alpha e beta.

Leia também: Hotel na Ucrânia tem quartos inspirados em "Cinquenta Tons de Cinza"; veja fotos

Você só poderá visitar Chernobyl se seguir todas as instruções mencionadas aqui, além daquelas especificadas na lista do governo ucraniano - então lembre-se de decorá-las e colocá-las em prática.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!